Logo
Regional

Valença vai inovar comércio e serviços com Bairro Digital

7 Setembro, 2023 | 17:02
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A candidatura apresentada por Valença aos Bairros Digitais, para inovar no comércio e serviços da Fortaleza, foi aprovada com um financiamento de cerca de 700.000.00 euros.

Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira ”esta é uma boa notícia e uma excelente oportunidade para Valença, para a modernização do comércio e turismo local e para a criação de novas dinâmicas e novos negócios”.

O Bairro Comercial Digital (BCD) de Valença contempla a instalação de sistemas de
conectividade Wi-Fi, a instalação de Centros de Informação Digital (mupis, a aquisição e instalação de mobiliário urbano, a instalação de sinalética para promoção de uma
identidade visual comum, o desenvolvimento de websites e aplicações para dispositivos
móveis, o desenvolvimento de sistemas de gestão de tráfego (online e offline) e
prestação de informação aos comerciantes, a integração de sistemas de controlo de
tráfego e afluência, instalação e integração de sistemas de experiência de realidade
aumentada, adoção de soluções de gestão de stocks digitais, digitalização de estruturas
de estacionamento com sistema de pagamento digital, entre outras situações.

O BCD pretende recriar uma zona comercial de excelência, marcada por um
património histórico e cultural com características únicas, através de um projeto de integração tecnológica capaz de atrair mais visitantes à cidade, impulsionando uma maior participação dos cidadãos valencianos nas vivências da Fortaleza e contribuir para uma economia de proximidade.

A aprovação deste projeto foi possível por estar circunscrito, geograficamente, a um
espaço contíguo dentro da Fortaleza, caracterizado pela sua natureza comercial, onde
estão presentes os principais serviços públicos. O património histórico representa
elementos característicos únicos, que permitem a criação de uma zona de excelência,
com uma elevada atractividade de consumidores (visitantes e turistas) nacionais e estrangeiros, contribuindo para qualificar e dinamizar todo o comércio valenciano.

Este projeto foi apresentado e será implementado pelo Município de Valença em parceria com a CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho e é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Será desenvolvido durante 28 meses, com conclusão prevista para inícios de 2026.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.