A candidatura apresentada por Valença aos Bairros Digitais, para inovar no comércio e serviços da Fortaleza, foi aprovada com um financiamento de cerca de 700.000.00 euros.
Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira ”esta é uma boa notícia e uma excelente oportunidade para Valença, para a modernização do comércio e turismo local e para a criação de novas dinâmicas e novos negócios”.
O Bairro Comercial Digital (BCD) de Valença contempla a instalação de sistemas de
conectividade Wi-Fi, a instalação de Centros de Informação Digital (mupis, a aquisição e instalação de mobiliário urbano, a instalação de sinalética para promoção de uma
identidade visual comum, o desenvolvimento de websites e aplicações para dispositivos
móveis, o desenvolvimento de sistemas de gestão de tráfego (online e offline) e
prestação de informação aos comerciantes, a integração de sistemas de controlo de
tráfego e afluência, instalação e integração de sistemas de experiência de realidade
aumentada, adoção de soluções de gestão de stocks digitais, digitalização de estruturas
de estacionamento com sistema de pagamento digital, entre outras situações.
O BCD pretende recriar uma zona comercial de excelência, marcada por um
património histórico e cultural com características únicas, através de um projeto de integração tecnológica capaz de atrair mais visitantes à cidade, impulsionando uma maior participação dos cidadãos valencianos nas vivências da Fortaleza e contribuir para uma economia de proximidade.
A aprovação deste projeto foi possível por estar circunscrito, geograficamente, a um
espaço contíguo dentro da Fortaleza, caracterizado pela sua natureza comercial, onde
estão presentes os principais serviços públicos. O património histórico representa
elementos característicos únicos, que permitem a criação de uma zona de excelência,
com uma elevada atractividade de consumidores (visitantes e turistas) nacionais e estrangeiros, contribuindo para qualificar e dinamizar todo o comércio valenciano.
Este projeto foi apresentado e será implementado pelo Município de Valença em parceria com a CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho e é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Será desenvolvido durante 28 meses, com conclusão prevista para inícios de 2026.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.