Logo
Regional

Valença vai inovar comércio e serviços com Bairro Digital

7 Setembro, 2023 | 17:02
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A candidatura apresentada por Valença aos Bairros Digitais, para inovar no comércio e serviços da Fortaleza, foi aprovada com um financiamento de cerca de 700.000.00 euros.

Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira ”esta é uma boa notícia e uma excelente oportunidade para Valença, para a modernização do comércio e turismo local e para a criação de novas dinâmicas e novos negócios”.

O Bairro Comercial Digital (BCD) de Valença contempla a instalação de sistemas de
conectividade Wi-Fi, a instalação de Centros de Informação Digital (mupis, a aquisição e instalação de mobiliário urbano, a instalação de sinalética para promoção de uma
identidade visual comum, o desenvolvimento de websites e aplicações para dispositivos
móveis, o desenvolvimento de sistemas de gestão de tráfego (online e offline) e
prestação de informação aos comerciantes, a integração de sistemas de controlo de
tráfego e afluência, instalação e integração de sistemas de experiência de realidade
aumentada, adoção de soluções de gestão de stocks digitais, digitalização de estruturas
de estacionamento com sistema de pagamento digital, entre outras situações.

O BCD pretende recriar uma zona comercial de excelência, marcada por um
património histórico e cultural com características únicas, através de um projeto de integração tecnológica capaz de atrair mais visitantes à cidade, impulsionando uma maior participação dos cidadãos valencianos nas vivências da Fortaleza e contribuir para uma economia de proximidade.

A aprovação deste projeto foi possível por estar circunscrito, geograficamente, a um
espaço contíguo dentro da Fortaleza, caracterizado pela sua natureza comercial, onde
estão presentes os principais serviços públicos. O património histórico representa
elementos característicos únicos, que permitem a criação de uma zona de excelência,
com uma elevada atractividade de consumidores (visitantes e turistas) nacionais e estrangeiros, contribuindo para qualificar e dinamizar todo o comércio valenciano.

Este projeto foi apresentado e será implementado pelo Município de Valença em parceria com a CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho e é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Será desenvolvido durante 28 meses, com conclusão prevista para inícios de 2026.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Novembro, 2025

Carreço inaugura primeira placa do “último pôr do sol” de Portugal continental

Hoje, 18 de novembro, às 17h00, Carreço recebe a primeira placa informativa do “último pôr do sol de Portugal continental”, instalada junto ao farol de Montedor, numa iniciativa do projeto europeu Atlantic Sunset.

Internacional 18 Novembro, 2025

Luís Nobre destaca trabalho desenvolvido em prol da cooperação transfronteiriça

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, despediu-se da Presidência do Eixo Atlântico com um discurso onde enfatizou o trabalho realizado em prol da partilha de valores comuns, promovendo a integração, a transmissão de conhecimentos, de saberes e de experiências acumulados ao longo do tempo, o entendimento mútuo e o desenvolvimento conjunto.

Regional 18 Novembro, 2025

Viana do Castelo pede simplificação das expropriações para acelerar construção de casas

Viana do Castelo está a pressionar o Governo para agilizar os processos de expropriação de terrenos para fins habitacionais, de forma a dar resposta rápida à crescente procura de habitação no concelho.

Regional 18 Novembro, 2025

Valença assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com ações de sensibilização

Valença vai assinalar, esta quarta-feira, 19 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com iniciativas educativas que visam sensibilizar a comunidade para a prevenção da violência e a promoção da igualdade.

Regional 18 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe bandeira verde por políticas familiares

Viana do Castelo vai receber este ano, pela primeira vez, a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, reconhecimento atribuído a municípios que implementam políticas de apoio às famílias, anunciou o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

Regional 18 Novembro, 2025

Médicos decidem em Viana do Castelo aderir à greve geral de 11 de dezembro

No último dia do 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), realizado em Viana do Castelo, os participantes aprovaram por unanimidade uma moção de adesão à greve geral marcada para 11 de dezembro, em protesto contra o pacote laboral do Governo.

Regional 18 Novembro, 2025

Pampilhosa da Serra é o município mais barato para comprar casa em Portugal

Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, é o município onde os preços de habitação são mais acessíveis em Portugal. Segundo uma análise do idealista, marketplace imobiliário, os proprietários pedem, em média, apenas 494 euros por metro quadrado, o valor mais baixo do país.