A candidatura apresentada por Valença aos Bairros Digitais, para inovar no comércio e serviços da Fortaleza, foi aprovada com um financiamento de cerca de 700.000.00 euros.
Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira ”esta é uma boa notícia e uma excelente oportunidade para Valença, para a modernização do comércio e turismo local e para a criação de novas dinâmicas e novos negócios”.
O Bairro Comercial Digital (BCD) de Valença contempla a instalação de sistemas de
conectividade Wi-Fi, a instalação de Centros de Informação Digital (mupis, a aquisição e instalação de mobiliário urbano, a instalação de sinalética para promoção de uma
identidade visual comum, o desenvolvimento de websites e aplicações para dispositivos
móveis, o desenvolvimento de sistemas de gestão de tráfego (online e offline) e
prestação de informação aos comerciantes, a integração de sistemas de controlo de
tráfego e afluência, instalação e integração de sistemas de experiência de realidade
aumentada, adoção de soluções de gestão de stocks digitais, digitalização de estruturas
de estacionamento com sistema de pagamento digital, entre outras situações.
O BCD pretende recriar uma zona comercial de excelência, marcada por um
património histórico e cultural com características únicas, através de um projeto de integração tecnológica capaz de atrair mais visitantes à cidade, impulsionando uma maior participação dos cidadãos valencianos nas vivências da Fortaleza e contribuir para uma economia de proximidade.
A aprovação deste projeto foi possível por estar circunscrito, geograficamente, a um
espaço contíguo dentro da Fortaleza, caracterizado pela sua natureza comercial, onde
estão presentes os principais serviços públicos. O património histórico representa
elementos característicos únicos, que permitem a criação de uma zona de excelência,
com uma elevada atractividade de consumidores (visitantes e turistas) nacionais e estrangeiros, contribuindo para qualificar e dinamizar todo o comércio valenciano.
Este projeto foi apresentado e será implementado pelo Município de Valença em parceria com a CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho e é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Será desenvolvido durante 28 meses, com conclusão prevista para inícios de 2026.
No dia 29 de dezembro irá decorrer a inauguração da Fábrica de Memórias com a exposição “SOMOS NÓS, 1.º Encontro dos Saberes e Tradições”, localizado na antiga Escola Primária da Freguesia de Freixieiro de Soutelo em Viana do Castelo.
Rui Borges, até agora treinador do Vitória de Guimarães, sucede a João Pereira, que deixa o comando técnico do Sporting após três vitórias em oito jogos, anunciaram hoje os campeões nacionais de futebol.
O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.
Esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, das 21h às 22h30, a “Mamãs Sem Dúvidas” volta a promover o “EGO - Especial Grávida Online”, um evento gratuito e informativo dedicado às futuras mamãs, desta vez com uma edição dedicada aos cuidados a ter na gravidez e com o bebé durante o inverno.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.