Logo
Regional

Valença vai construir a “Fortaleza dos Pequeninos”

10 Outubro, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Valença vai avançar com a construção do parque infantil "Fortaleza dos Pequeninos", no recinto do Jardim das Amoreiras, na Fortaleza. A obra foi consignada em 4 de outubro e implicará um investimento de cerca de 70 mil euros.

Entre os equipamentos lúdicos programados, para o espaço, destaca-se a recriação de um castelo de três torres, com rede de escalada, escorrega, ponte de passagem, barra de bombeiros e muro de escalada. O espaço contará, ainda, com um baloiço duplo de troncos, um Cadeirão do Rei e uma mola de troncos e um monóculo.

O parque será todo resguardado com uma “muralha” de vedação, em madeira e com uma abertura, como pórtico de entrada. Um dos elementos que se destacará na vedação serão as guaritas, com cúpulas nos baluartes da muralha vedação ao recinto.

A “Fortaleza dos Pequeninos” pretende ser um espaço que inspire os mais jovens a divertirem-se num centro histórico, como é a Fortaleza, em elementos lúdicos que remetem para a história, a memória e o significado do conjunto da Fortaleza de Valença. Como recordação poderão, ainda, levar uma foto com as letras “Fortaleza dos Pequeninos” tendo a Fortaleza por pano de fundo.

50 anos depois Valença volta a ter um parque infantil no centro histórico, precisamente no mesmo local, o Jardim das Amoreiras.

Para o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira “Este equipamento pretende dar resposta a uma carência de espaços lúdicos infantis, no interior da fortaleza e esperamos que venha a ser um espaço que encante e fique na memória das famílias valencianas e dos turistas”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Novembro, 2025

Ponte da Barca inaugura mural comunitário contra a violência de género

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.

Regional 30 Novembro, 2025

Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima arranca com “Jardins de Sonho”

O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.

Desporto 30 Novembro, 2025

Campeonato de Portugal: SC Vianense regressa às vitórias diante do Ribeira Brava

Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.

Desporto 30 Novembro, 2025

Juventude Viana confirma superioridade e elimina Biblioteca da Taça de Portugal

A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.

Regional 30 Novembro, 2025

VianaFestas celebrar 10 anos de “Somos Todos Romaria” com workshop de filigrana

A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.

Regional 30 Novembro, 2025

Viana do Castelo destaca Presépios de Artesanato nesta época natalícia

A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.

Nacional 30 Novembro, 2025

Como proteger os cães do frio: dicas para cada perfil de patudo

Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?