A Câmara Municipal de Valença aprovou o início do processo de classificação dos seis Fortins Térreos Abaluartados das Guerras da Restauração e dois cruzeiros do Caminho Português para Santiago de Compostela como Património de Interesse Municipal.
Forte de São Jorge, na freguesia da Silva, o Forte de São Luís Gonzaga, em São Pedro da Torre, o Forte do Tuído, em Gandra, o Forte de São Francisco na Balagota, em Gandra, o Forte de Belém, em Arão e o Forte da Gingleta em Verdoejo são os fortes que vão passar a integrar a classificação de Património de Interesse Municipal.
A abertura deste processo de classificação segue-se a um intenso trabalho de inventariação e acordo com os proprietários para intervenções de limpeza parcial e total dos recintos. Estas intervenções permitiram um levantamento topográfico e com o sistema Lidar que proporcionaram leituras detalhadas destas estruturas fortificadas térreas. Está prevista, também, a criação de uma zona de proteção, no âmbito do novo PDM – Plano Diretor Municipal.
Estas fortificações são testemunho da época das Guerras da Restauração e tiveram um papel fundamental na complementaridade da defesa e ataque da Praça-Forte de Valença e de toda a linha de fronteira.
Em reunião de Câmara, o executivo municipal aprovou, também, a abertura da classificação como Património de Interesse Municipal do Cruzeiro do Senhor dos Aflitos e do Cruzeiro do Senhor dos Caminhos, dois testemunhos e marcos simbólicos identitários do Caminho Português para Santiago de Compostela.
O Cruzeiro do Senhor dos Caminhos, em Fontoura, é um testemunho de proteção aos peregrinos mais singulares deste traçado jacobeu. O Cruzeiro do Senhor dos Aflitos, também em Fontoura, é uma das principais marcas jacobeias deste traçado secular com o cajado e a vieira representados na fuste do cruzeiro.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.