O Município de Valença vai avançar com a criação de um Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV). A criação deste Conselho foi aprovada na última reunião do Executivo Municipal.
Este novo órgão será consultivo e de apoio ao Executivo Municipal e assume-se como motor da reflexão, à escala concelhia, sobre as dinâmicas estratégicas mais relevantes do desenvolvimento econômico, territorial e social de Valença.
A implementação deste conselho pretende criar uma estrutura de aconselhamento estratégico e de apoio ao Executivo Municipal e que se dedique essencialmente à definição das opções estratégicas, para o Concelho de Valença, quer a curto, médio e longo prazo.
Na sua composição pretende agregar um conjunto de personalidades e entidades que possam trazer aportes temáticos, às áreas consideradas estratégicas para o concelho. O número de conselheiros será variável consoante a temática, voluntário e não remunerado.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “o objetivo é atrair, para este órgão consultivo, personalidades e entidades que possam aportar conhecimento e valor ao pensamento estratégico de Valença, com o objetivo geral de promover e impulsionar o desenvolvimento do concelho”.
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.