Logo
Regional

Valença: Transportes escolares gratuitos desde Jardins de Infância ao Ensino Secundário

10 Setembro, 2024 | 21:30
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O novo ano escolar de Valença arranca a 16 de setembro, em todos os graus de ensino, em plena normalidade e com apoios e valências reforçadas que pretendem proporcionar aos alunos as melhores condições de aprendizagem. Transportes escolares até ao 12º ano, livros de fichas escolares, até ao 7º ano inclusive são gratuitos. Este investimento por parte da autarquia na Educação representa mais de 4 milhões de euros.

O novo ano escolar de Valença arranca a 16 de setembro, em todos os graus de ensino, em plena normalidade e com apoios e valências reforçadas que pretendem proporcionar aos alunos as melhores condições de aprendizagem.

No arranque deste ano letivo Valença contará com 1 820 alunos, desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário, um aumento de 9% face aos 1 666 que contava, à mesma data, no ano anterior. As 15 turmas do pré-escolar correspondem a 342 crianças. No 1º Ciclo serão 27 turmas com 549 alunos. No 2º Ciclo 311 alunos e no 3º Ciclo, 391 alunos. O ensino secundário contará com 227 alunos distribuídos pelo ensino regular e profissional.

O Município de Valença reforçou, este ano, ainda mais, a área da Educação com valências da responsabilidade municipal que vão desde a Rede de Transportes Escolares, Refeições, Prolongamento e Alargamento de Horário e Atividades de Enriquecimento Curricular, Bolsas de Estudo, Fichas e Material Escolar e mais Recursos Humanos.

A Câmara Municipal suportará os custos dos transportes escolares a todos os alunos desde os jardins de infância até ao 12º ano, desde que residam a mais de 1,5 kms do estabelecimento de ensino.

As cantinas vão continuar com gestão direta da Câmara Municipal e acompanhadas por uma nutricionista. Nesta área, o Município aposta no reforço da qualidade e da quantidade das refeições, e na redução dos desperdícios alimentares. Os pais ou encarregados de educação podem consultar os menus que serão servidos aos alunos no site do município em https://cm-valenca.pt/cantinas-escolares.

Também os livros de fichas escolares, até ao 7º ano inclusive, e reforçará os apoios de material escolar aos alunos integrados nos escalões A, B e C, até ao 12º ano.

O ano letivo 2024/25 continuará a contar com as Atividades de Enriquecimento Curricular, a cargo do Município, nomeadamente Atividades Lúdico Expressivas, Domínios de Tecnologia de Informação e Comunicação e Atividade Física e Desportiva, para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, entre as 16h30 e as 17h30.

O prolongamento de horário, nos jardins-de-infância, decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das Animadoras Sócio-Culturais e Assistentes Operacionais e contará com atividades de animação e apoio à família, bem como atividade física de Judo.

O alargamento de horário no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico continuará a apoiar as famílias permitindo a entrada dos alunos às 07h30 e a possibilidade de permanecerem no estabelecimento de ensino até às 18h30.

Para José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara municipal, “𝘢 𝘦𝘥𝘶𝘤𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘦́ 𝘶𝘮 𝘱𝘪𝘭𝘢𝘳 𝘧𝘶𝘯𝘥𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘢𝘭 𝘥𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘯𝘷𝘰𝘭𝘷𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘴𝘰𝘤𝘪𝘢𝘭, 𝘢𝘴𝘴𝘶𝘮𝘪𝘯𝘥𝘰-𝘴𝘦 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘶𝘮𝘢 𝘱𝘳𝘪𝘰𝘳𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘦𝘹𝘦𝘤𝘶𝘵𝘪𝘷𝘰. 𝘕𝘦𝘴𝘴𝘦 𝘴𝘦𝘯𝘵𝘪𝘥𝘰 𝘰 𝘔𝘶𝘯𝘪𝘤𝘪́𝘱𝘪𝘰 𝘪𝘯𝘷𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘥𝘦 4 𝘮𝘪𝘭𝘩𝘰̃𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘦𝘶𝘳𝘰𝘴, 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘴𝘦𝘵𝘰𝘳, 𝘤𝘰𝘮 𝘰 𝘰𝘣𝘫𝘦𝘵𝘪𝘷𝘰 𝘥𝘦 𝘤𝘳𝘪𝘢𝘳 𝘢𝘴 𝘮𝘦𝘭𝘩𝘰𝘳𝘦𝘴 𝘤𝘰𝘯𝘥𝘪𝘤̧𝘰̃𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘢𝘱𝘳𝘦𝘯𝘥𝘪𝘻𝘢𝘨𝘦𝘮 𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘴 𝘰𝘴 𝘢𝘭𝘶𝘯𝘰𝘴 𝘦 𝘥𝘦 𝘮𝘢𝘪𝘰𝘳 𝘤𝘰𝘯𝘧𝘰𝘳𝘵𝘰 𝘢̀𝘴 𝘴𝘶𝘢𝘴 𝘧𝘢𝘮𝘪́𝘭𝘪𝘢𝘴. 𝘖 𝘮𝘶𝘯𝘪𝘤𝘪́𝘱𝘪𝘰 𝘵𝘦𝘮 𝘪𝘯𝘷𝘦𝘴𝘵𝘪𝘥𝘰, 𝘢𝘪𝘯𝘥𝘢, 𝘯𝘢 𝘳𝘦𝘲𝘶𝘢𝘭𝘪𝘧𝘪𝘤𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘤𝘰𝘭𝘢𝘳, 𝘵𝘦𝘯𝘥𝘰 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘤𝘪𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘥𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘢𝘪𝘯𝘥𝘢 𝘩𝘢́ 𝘮𝘶𝘪𝘵𝘰 𝘢 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘮𝘢𝘵𝘦́𝘳𝘪𝘢. 𝘈𝘱𝘳𝘰𝘷𝘦𝘪𝘵𝘰 𝘢 𝘰𝘱𝘰𝘳𝘵𝘶𝘯𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘫𝘢𝘳 𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘴 𝘰𝘴 𝘢𝘭𝘶𝘯𝘰𝘴 𝘦 𝘦𝘯𝘤𝘢𝘳𝘳𝘦𝘨𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘦𝘥𝘶𝘤𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰, 𝘢𝘰 𝘤𝘰𝘳𝘱𝘰 𝘥𝘰𝘤𝘦𝘯𝘵𝘦, 𝘢𝘰𝘴 𝘧𝘶𝘯𝘤𝘪𝘰𝘯𝘢́𝘳𝘪𝘰𝘴 𝘦 𝘢 𝘥𝘪𝘳𝘦𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘰 𝘈𝘨𝘳𝘶𝘱𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘌𝘴𝘤𝘰𝘭𝘢𝘴 𝘔𝘶𝘳𝘢𝘭𝘩𝘢𝘴 𝘥𝘰 𝘔𝘪𝘯𝘩𝘰 𝘶𝘮 𝘦𝘹𝘤𝘦𝘭𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘢𝘯𝘰 𝘭𝘦𝘵𝘪𝘷𝘰”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Dezembro, 2025

Távora goleia e reforça liderança da 2.ª Divisão Distrital da AFVC

O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.

Desporto 8 Dezembro, 2025

Iúri Leitão vence Madison nos 6 Dias de Roterdão em parceria com Yoeri Havik

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.

Regional 8 Dezembro, 2025

Valença promove retiro micológico “Entre Fungos e Monges” na Quinta do Mosteiro de Sanfins

A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.

Regional 8 Dezembro, 2025

Ponte de Lima avança com oito apartamentos de habitação colaborativa

A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.

Internacional 8 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana participa em workshop europeu sobre graus conjuntos

O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.

Regional 8 Dezembro, 2025

Construção do novo Mercado de Viana do Castelo terá acompanhamento arqueológico

A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.

Nacional 8 Dezembro, 2025

Viana do Castelo e todo o país parados na greve geral de quinta-feira

Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.