O novo ano escolar de Valença arranca a 16 de setembro, em todos os graus de ensino, em plena normalidade e com apoios e valências reforçadas que pretendem proporcionar aos alunos as melhores condições de aprendizagem. Transportes escolares até ao 12º ano, livros de fichas escolares, até ao 7º ano inclusive são gratuitos. Este investimento por parte da autarquia na Educação representa mais de 4 milhões de euros.
O novo ano escolar de Valença arranca a 16 de setembro, em todos os graus de ensino, em plena normalidade e com apoios e valências reforçadas que pretendem proporcionar aos alunos as melhores condições de aprendizagem.
No arranque deste ano letivo Valença contará com 1 820 alunos, desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário, um aumento de 9% face aos 1 666 que contava, à mesma data, no ano anterior. As 15 turmas do pré-escolar correspondem a 342 crianças. No 1º Ciclo serão 27 turmas com 549 alunos. No 2º Ciclo 311 alunos e no 3º Ciclo, 391 alunos. O ensino secundário contará com 227 alunos distribuídos pelo ensino regular e profissional.
O Município de Valença reforçou, este ano, ainda mais, a área da Educação com valências da responsabilidade municipal que vão desde a Rede de Transportes Escolares, Refeições, Prolongamento e Alargamento de Horário e Atividades de Enriquecimento Curricular, Bolsas de Estudo, Fichas e Material Escolar e mais Recursos Humanos.
A Câmara Municipal suportará os custos dos transportes escolares a todos os alunos desde os jardins de infância até ao 12º ano, desde que residam a mais de 1,5 kms do estabelecimento de ensino.
As cantinas vão continuar com gestão direta da Câmara Municipal e acompanhadas por uma nutricionista. Nesta área, o Município aposta no reforço da qualidade e da quantidade das refeições, e na redução dos desperdícios alimentares. Os pais ou encarregados de educação podem consultar os menus que serão servidos aos alunos no site do município em https://cm-valenca.pt/cantinas-escolares.
Também os livros de fichas escolares, até ao 7º ano inclusive, e reforçará os apoios de material escolar aos alunos integrados nos escalões A, B e C, até ao 12º ano.
O ano letivo 2024/25 continuará a contar com as Atividades de Enriquecimento Curricular, a cargo do Município, nomeadamente Atividades Lúdico Expressivas, Domínios de Tecnologia de Informação e Comunicação e Atividade Física e Desportiva, para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, entre as 16h30 e as 17h30.
O prolongamento de horário, nos jardins-de-infância, decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das Animadoras Sócio-Culturais e Assistentes Operacionais e contará com atividades de animação e apoio à família, bem como atividade física de Judo.
O alargamento de horário no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico continuará a apoiar as famílias permitindo a entrada dos alunos às 07h30 e a possibilidade de permanecerem no estabelecimento de ensino até às 18h30.
Para José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara municipal, “𝘢 𝘦𝘥𝘶𝘤𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘦́ 𝘶𝘮 𝘱𝘪𝘭𝘢𝘳 𝘧𝘶𝘯𝘥𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘢𝘭 𝘥𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘯𝘷𝘰𝘭𝘷𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘴𝘰𝘤𝘪𝘢𝘭, 𝘢𝘴𝘴𝘶𝘮𝘪𝘯𝘥𝘰-𝘴𝘦 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘶𝘮𝘢 𝘱𝘳𝘪𝘰𝘳𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘦𝘹𝘦𝘤𝘶𝘵𝘪𝘷𝘰. 𝘕𝘦𝘴𝘴𝘦 𝘴𝘦𝘯𝘵𝘪𝘥𝘰 𝘰 𝘔𝘶𝘯𝘪𝘤𝘪́𝘱𝘪𝘰 𝘪𝘯𝘷𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘥𝘦 4 𝘮𝘪𝘭𝘩𝘰̃𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘦𝘶𝘳𝘰𝘴, 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘴𝘦𝘵𝘰𝘳, 𝘤𝘰𝘮 𝘰 𝘰𝘣𝘫𝘦𝘵𝘪𝘷𝘰 𝘥𝘦 𝘤𝘳𝘪𝘢𝘳 𝘢𝘴 𝘮𝘦𝘭𝘩𝘰𝘳𝘦𝘴 𝘤𝘰𝘯𝘥𝘪𝘤̧𝘰̃𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘢𝘱𝘳𝘦𝘯𝘥𝘪𝘻𝘢𝘨𝘦𝘮 𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘴 𝘰𝘴 𝘢𝘭𝘶𝘯𝘰𝘴 𝘦 𝘥𝘦 𝘮𝘢𝘪𝘰𝘳 𝘤𝘰𝘯𝘧𝘰𝘳𝘵𝘰 𝘢̀𝘴 𝘴𝘶𝘢𝘴 𝘧𝘢𝘮𝘪́𝘭𝘪𝘢𝘴. 𝘖 𝘮𝘶𝘯𝘪𝘤𝘪́𝘱𝘪𝘰 𝘵𝘦𝘮 𝘪𝘯𝘷𝘦𝘴𝘵𝘪𝘥𝘰, 𝘢𝘪𝘯𝘥𝘢, 𝘯𝘢 𝘳𝘦𝘲𝘶𝘢𝘭𝘪𝘧𝘪𝘤𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘤𝘰𝘭𝘢𝘳, 𝘵𝘦𝘯𝘥𝘰 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘤𝘪𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘥𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘢𝘪𝘯𝘥𝘢 𝘩𝘢́ 𝘮𝘶𝘪𝘵𝘰 𝘢 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘮𝘢𝘵𝘦́𝘳𝘪𝘢. 𝘈𝘱𝘳𝘰𝘷𝘦𝘪𝘵𝘰 𝘢 𝘰𝘱𝘰𝘳𝘵𝘶𝘯𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘫𝘢𝘳 𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘴 𝘰𝘴 𝘢𝘭𝘶𝘯𝘰𝘴 𝘦 𝘦𝘯𝘤𝘢𝘳𝘳𝘦𝘨𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘦𝘥𝘶𝘤𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰, 𝘢𝘰 𝘤𝘰𝘳𝘱𝘰 𝘥𝘰𝘤𝘦𝘯𝘵𝘦, 𝘢𝘰𝘴 𝘧𝘶𝘯𝘤𝘪𝘰𝘯𝘢́𝘳𝘪𝘰𝘴 𝘦 𝘢 𝘥𝘪𝘳𝘦𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘰 𝘈𝘨𝘳𝘶𝘱𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘌𝘴𝘤𝘰𝘭𝘢𝘴 𝘔𝘶𝘳𝘢𝘭𝘩𝘢𝘴 𝘥𝘰 𝘔𝘪𝘯𝘩𝘰 𝘶𝘮 𝘦𝘹𝘤𝘦𝘭𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘢𝘯𝘰 𝘭𝘦𝘵𝘪𝘷𝘰”.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.