Logo
Regional

Valença: Transportes escolares gratuitos desde Jardins de Infância ao Ensino Secundário

10 Setembro, 2024 | 21:30
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O novo ano escolar de Valença arranca a 16 de setembro, em todos os graus de ensino, em plena normalidade e com apoios e valências reforçadas que pretendem proporcionar aos alunos as melhores condições de aprendizagem. Transportes escolares até ao 12º ano, livros de fichas escolares, até ao 7º ano inclusive são gratuitos. Este investimento por parte da autarquia na Educação representa mais de 4 milhões de euros.

O novo ano escolar de Valença arranca a 16 de setembro, em todos os graus de ensino, em plena normalidade e com apoios e valências reforçadas que pretendem proporcionar aos alunos as melhores condições de aprendizagem.

No arranque deste ano letivo Valença contará com 1 820 alunos, desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário, um aumento de 9% face aos 1 666 que contava, à mesma data, no ano anterior. As 15 turmas do pré-escolar correspondem a 342 crianças. No 1º Ciclo serão 27 turmas com 549 alunos. No 2º Ciclo 311 alunos e no 3º Ciclo, 391 alunos. O ensino secundário contará com 227 alunos distribuídos pelo ensino regular e profissional.

O Município de Valença reforçou, este ano, ainda mais, a área da Educação com valências da responsabilidade municipal que vão desde a Rede de Transportes Escolares, Refeições, Prolongamento e Alargamento de Horário e Atividades de Enriquecimento Curricular, Bolsas de Estudo, Fichas e Material Escolar e mais Recursos Humanos.

A Câmara Municipal suportará os custos dos transportes escolares a todos os alunos desde os jardins de infância até ao 12º ano, desde que residam a mais de 1,5 kms do estabelecimento de ensino.

As cantinas vão continuar com gestão direta da Câmara Municipal e acompanhadas por uma nutricionista. Nesta área, o Município aposta no reforço da qualidade e da quantidade das refeições, e na redução dos desperdícios alimentares. Os pais ou encarregados de educação podem consultar os menus que serão servidos aos alunos no site do município em https://cm-valenca.pt/cantinas-escolares.

Também os livros de fichas escolares, até ao 7º ano inclusive, e reforçará os apoios de material escolar aos alunos integrados nos escalões A, B e C, até ao 12º ano.

O ano letivo 2024/25 continuará a contar com as Atividades de Enriquecimento Curricular, a cargo do Município, nomeadamente Atividades Lúdico Expressivas, Domínios de Tecnologia de Informação e Comunicação e Atividade Física e Desportiva, para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, entre as 16h30 e as 17h30.

O prolongamento de horário, nos jardins-de-infância, decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das Animadoras Sócio-Culturais e Assistentes Operacionais e contará com atividades de animação e apoio à família, bem como atividade física de Judo.

O alargamento de horário no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico continuará a apoiar as famílias permitindo a entrada dos alunos às 07h30 e a possibilidade de permanecerem no estabelecimento de ensino até às 18h30.

Para José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara municipal, “𝘢 𝘦𝘥𝘶𝘤𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘦́ 𝘶𝘮 𝘱𝘪𝘭𝘢𝘳 𝘧𝘶𝘯𝘥𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘢𝘭 𝘥𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘯𝘷𝘰𝘭𝘷𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘴𝘰𝘤𝘪𝘢𝘭, 𝘢𝘴𝘴𝘶𝘮𝘪𝘯𝘥𝘰-𝘴𝘦 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘶𝘮𝘢 𝘱𝘳𝘪𝘰𝘳𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘦𝘹𝘦𝘤𝘶𝘵𝘪𝘷𝘰. 𝘕𝘦𝘴𝘴𝘦 𝘴𝘦𝘯𝘵𝘪𝘥𝘰 𝘰 𝘔𝘶𝘯𝘪𝘤𝘪́𝘱𝘪𝘰 𝘪𝘯𝘷𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘥𝘦 4 𝘮𝘪𝘭𝘩𝘰̃𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘦𝘶𝘳𝘰𝘴, 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘴𝘦𝘵𝘰𝘳, 𝘤𝘰𝘮 𝘰 𝘰𝘣𝘫𝘦𝘵𝘪𝘷𝘰 𝘥𝘦 𝘤𝘳𝘪𝘢𝘳 𝘢𝘴 𝘮𝘦𝘭𝘩𝘰𝘳𝘦𝘴 𝘤𝘰𝘯𝘥𝘪𝘤̧𝘰̃𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘢𝘱𝘳𝘦𝘯𝘥𝘪𝘻𝘢𝘨𝘦𝘮 𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘴 𝘰𝘴 𝘢𝘭𝘶𝘯𝘰𝘴 𝘦 𝘥𝘦 𝘮𝘢𝘪𝘰𝘳 𝘤𝘰𝘯𝘧𝘰𝘳𝘵𝘰 𝘢̀𝘴 𝘴𝘶𝘢𝘴 𝘧𝘢𝘮𝘪́𝘭𝘪𝘢𝘴. 𝘖 𝘮𝘶𝘯𝘪𝘤𝘪́𝘱𝘪𝘰 𝘵𝘦𝘮 𝘪𝘯𝘷𝘦𝘴𝘵𝘪𝘥𝘰, 𝘢𝘪𝘯𝘥𝘢, 𝘯𝘢 𝘳𝘦𝘲𝘶𝘢𝘭𝘪𝘧𝘪𝘤𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘤𝘰𝘭𝘢𝘳, 𝘵𝘦𝘯𝘥𝘰 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘤𝘪𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘥𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘢𝘪𝘯𝘥𝘢 𝘩𝘢́ 𝘮𝘶𝘪𝘵𝘰 𝘢 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘮𝘢𝘵𝘦́𝘳𝘪𝘢. 𝘈𝘱𝘳𝘰𝘷𝘦𝘪𝘵𝘰 𝘢 𝘰𝘱𝘰𝘳𝘵𝘶𝘯𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘫𝘢𝘳 𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘴 𝘰𝘴 𝘢𝘭𝘶𝘯𝘰𝘴 𝘦 𝘦𝘯𝘤𝘢𝘳𝘳𝘦𝘨𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘦𝘥𝘶𝘤𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰, 𝘢𝘰 𝘤𝘰𝘳𝘱𝘰 𝘥𝘰𝘤𝘦𝘯𝘵𝘦, 𝘢𝘰𝘴 𝘧𝘶𝘯𝘤𝘪𝘰𝘯𝘢́𝘳𝘪𝘰𝘴 𝘦 𝘢 𝘥𝘪𝘳𝘦𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘰 𝘈𝘨𝘳𝘶𝘱𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘌𝘴𝘤𝘰𝘭𝘢𝘴 𝘔𝘶𝘳𝘢𝘭𝘩𝘢𝘴 𝘥𝘰 𝘔𝘪𝘯𝘩𝘰 𝘶𝘮 𝘦𝘹𝘤𝘦𝘭𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘢𝘯𝘰 𝘭𝘦𝘵𝘪𝘷𝘰”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Dezembro, 2025

Dezembro marca o fecho de um ano intenso em Viana do Castelo

Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.

Regional 31 Dezembro, 2025

Cidade Desportiva, habitação e cultura marcam novembro de 2025 em Viana do Castelo

O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.

Regional 31 Dezembro, 2025

Centro Cultural de Viana do Castelo pronto para Passagem de Ano mais aguardada da região

Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.

Regional 31 Dezembro, 2025

Outubro de 2025 marcado por reeleição de Luís Nobre como presidente da Câmara de Viana do Castelo

Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.

Regional 31 Dezembro, 2025

Madeira dos passadiços da ecovia do Vez dá nova vida a abrigos para gatos em Arcos de Valdevez

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.

Regional 31 Dezembro, 2025

Arranque do Novo Mercado e do TuViana marcam setembro de 2025 em Viana do Castelo

Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.

Nacional 31 Dezembro, 2025

Pensionistas recebem aumento de 2,8% já em janeiro

Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.