O novo ano escolar de Valença arranca a 16 de setembro, em todos os graus de ensino, em plena normalidade e com apoios e valências reforçadas que pretendem proporcionar aos alunos as melhores condições de aprendizagem. Transportes escolares até ao 12º ano, livros de fichas escolares, até ao 7º ano inclusive são gratuitos. Este investimento por parte da autarquia na Educação representa mais de 4 milhões de euros.
O novo ano escolar de Valença arranca a 16 de setembro, em todos os graus de ensino, em plena normalidade e com apoios e valências reforçadas que pretendem proporcionar aos alunos as melhores condições de aprendizagem.
No arranque deste ano letivo Valença contará com 1 820 alunos, desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário, um aumento de 9% face aos 1 666 que contava, à mesma data, no ano anterior. As 15 turmas do pré-escolar correspondem a 342 crianças. No 1º Ciclo serão 27 turmas com 549 alunos. No 2º Ciclo 311 alunos e no 3º Ciclo, 391 alunos. O ensino secundário contará com 227 alunos distribuídos pelo ensino regular e profissional.
O Município de Valença reforçou, este ano, ainda mais, a área da Educação com valências da responsabilidade municipal que vão desde a Rede de Transportes Escolares, Refeições, Prolongamento e Alargamento de Horário e Atividades de Enriquecimento Curricular, Bolsas de Estudo, Fichas e Material Escolar e mais Recursos Humanos.
A Câmara Municipal suportará os custos dos transportes escolares a todos os alunos desde os jardins de infância até ao 12º ano, desde que residam a mais de 1,5 kms do estabelecimento de ensino.
As cantinas vão continuar com gestão direta da Câmara Municipal e acompanhadas por uma nutricionista. Nesta área, o Município aposta no reforço da qualidade e da quantidade das refeições, e na redução dos desperdícios alimentares. Os pais ou encarregados de educação podem consultar os menus que serão servidos aos alunos no site do município em https://cm-valenca.pt/cantinas-escolares.
Também os livros de fichas escolares, até ao 7º ano inclusive, e reforçará os apoios de material escolar aos alunos integrados nos escalões A, B e C, até ao 12º ano.
O ano letivo 2024/25 continuará a contar com as Atividades de Enriquecimento Curricular, a cargo do Município, nomeadamente Atividades Lúdico Expressivas, Domínios de Tecnologia de Informação e Comunicação e Atividade Física e Desportiva, para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, entre as 16h30 e as 17h30.
O prolongamento de horário, nos jardins-de-infância, decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das Animadoras Sócio-Culturais e Assistentes Operacionais e contará com atividades de animação e apoio à família, bem como atividade física de Judo.
O alargamento de horário no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico continuará a apoiar as famílias permitindo a entrada dos alunos às 07h30 e a possibilidade de permanecerem no estabelecimento de ensino até às 18h30.
Para José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara municipal, “𝘢 𝘦𝘥𝘶𝘤𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘦́ 𝘶𝘮 𝘱𝘪𝘭𝘢𝘳 𝘧𝘶𝘯𝘥𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘢𝘭 𝘥𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘯𝘷𝘰𝘭𝘷𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘴𝘰𝘤𝘪𝘢𝘭, 𝘢𝘴𝘴𝘶𝘮𝘪𝘯𝘥𝘰-𝘴𝘦 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘶𝘮𝘢 𝘱𝘳𝘪𝘰𝘳𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘦𝘹𝘦𝘤𝘶𝘵𝘪𝘷𝘰. 𝘕𝘦𝘴𝘴𝘦 𝘴𝘦𝘯𝘵𝘪𝘥𝘰 𝘰 𝘔𝘶𝘯𝘪𝘤𝘪́𝘱𝘪𝘰 𝘪𝘯𝘷𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘥𝘦 4 𝘮𝘪𝘭𝘩𝘰̃𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘦𝘶𝘳𝘰𝘴, 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘴𝘦𝘵𝘰𝘳, 𝘤𝘰𝘮 𝘰 𝘰𝘣𝘫𝘦𝘵𝘪𝘷𝘰 𝘥𝘦 𝘤𝘳𝘪𝘢𝘳 𝘢𝘴 𝘮𝘦𝘭𝘩𝘰𝘳𝘦𝘴 𝘤𝘰𝘯𝘥𝘪𝘤̧𝘰̃𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘢𝘱𝘳𝘦𝘯𝘥𝘪𝘻𝘢𝘨𝘦𝘮 𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘴 𝘰𝘴 𝘢𝘭𝘶𝘯𝘰𝘴 𝘦 𝘥𝘦 𝘮𝘢𝘪𝘰𝘳 𝘤𝘰𝘯𝘧𝘰𝘳𝘵𝘰 𝘢̀𝘴 𝘴𝘶𝘢𝘴 𝘧𝘢𝘮𝘪́𝘭𝘪𝘢𝘴. 𝘖 𝘮𝘶𝘯𝘪𝘤𝘪́𝘱𝘪𝘰 𝘵𝘦𝘮 𝘪𝘯𝘷𝘦𝘴𝘵𝘪𝘥𝘰, 𝘢𝘪𝘯𝘥𝘢, 𝘯𝘢 𝘳𝘦𝘲𝘶𝘢𝘭𝘪𝘧𝘪𝘤𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘤𝘰𝘭𝘢𝘳, 𝘵𝘦𝘯𝘥𝘰 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘤𝘪𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘥𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘢𝘪𝘯𝘥𝘢 𝘩𝘢́ 𝘮𝘶𝘪𝘵𝘰 𝘢 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘮𝘢𝘵𝘦́𝘳𝘪𝘢. 𝘈𝘱𝘳𝘰𝘷𝘦𝘪𝘵𝘰 𝘢 𝘰𝘱𝘰𝘳𝘵𝘶𝘯𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘫𝘢𝘳 𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘴 𝘰𝘴 𝘢𝘭𝘶𝘯𝘰𝘴 𝘦 𝘦𝘯𝘤𝘢𝘳𝘳𝘦𝘨𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘦𝘥𝘶𝘤𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰, 𝘢𝘰 𝘤𝘰𝘳𝘱𝘰 𝘥𝘰𝘤𝘦𝘯𝘵𝘦, 𝘢𝘰𝘴 𝘧𝘶𝘯𝘤𝘪𝘰𝘯𝘢́𝘳𝘪𝘰𝘴 𝘦 𝘢 𝘥𝘪𝘳𝘦𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘰 𝘈𝘨𝘳𝘶𝘱𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘌𝘴𝘤𝘰𝘭𝘢𝘴 𝘔𝘶𝘳𝘢𝘭𝘩𝘢𝘴 𝘥𝘰 𝘔𝘪𝘯𝘩𝘰 𝘶𝘮 𝘦𝘹𝘤𝘦𝘭𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘢𝘯𝘰 𝘭𝘦𝘵𝘪𝘷𝘰”.
Este domingo, realizaram-se as partidas dos Oitavos-de-final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Das 5 equipas do concelho de Viana do Castelo presentes nesta fase, apenas 4 seguem para a próxima eliminatória. Castelense, Cardielense, Lanheses e Deucriste SC, ganharam os seu jogos e estão apurados para os Quartos-de-final da competição.
O FC Porto, vencedor das três últimas edições da Taça de Portugal em futebol, foi hoje afastado dos oitavos de final da competição, ao perder por 2-1 no terreno do Moreirense, somando a terceira derrota consecutiva.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é caraterizada pela obstrução e/ou bloqueio persistente das vias aéreas. Esta obstrução pode ocorrer através de um enfisema, de bronquite crónica ou de ambos causando dificuldade respiratória. A obstrução brônquica pode ser irreversível ou parcialmente reversível através de tratamento.Andreia Gomes - Diretora Técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida
Um acidente, esta manhã, na localidade de Ganfei, em Valença, entre um ligeiro de passageiros e um motociclo provocou a morte a um jovem de 21 anos.
Em jogo da 9.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado este sábado no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana derrotou (3-2) o Sporting de Espinho com parciais de 26-24, 19-25, 25-23, 15-25 e 15-11.
A Juventude Viana deslocou-se, este sábado, a Riba d`Ave para defrontar a equipa local, em jogo correspondente à 7ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A formação de Viana do Castelo realizou uma boa partida e alcançou a segunda vitória consecutiva na competição.
Arrancou, este sábado, a nona jornada da Liga Feminina Placard, com a realização de três encontros. No Pavilhão José Natário, o Santa Luzia foi surpreendido pelo Maia. A equipa de Viana do Castelo perdeu por 2-3.