Decorreu, esta segunda-feira, na Fortaleza de Valença, o exercício LIVEX FortEX-2024, um simulacro de resposta a uma ocorrência de incêndio em Centro Histórico.
Meia centena de operacionais e dezasseis veículos foram mobilizados pelo Comando da Proteção Civil do Alto Minho, que incluiu os Bombeiros Voluntários de Valença, a Proteção Civil Municipal, as forças locais de segurança e as congéneres do Alto Minho. Um simulacro que contou, ainda, com a presença de técnicos observadores do Canadá, da Alemanha, da Ucrânia, da Sérvia, da Bósnia Herzegovina, de Montenegro, da Macedónia, da Croácia, da Holanda, de Portugal e de Espanha.
O ponto de acesso à rede de galerias técnicas da Fortaleza, em frente à Porta do Açougue, na Rua da Oliveira, foi um dos pontos centrais das operações, com a simulação de uma vítima nos túneis técnicos. Seguiu-se a simulação de uma explosão no edifício dos Serviços Técnicos Municipais, na Rua Mouzinho de Albuquerque, com evacuação dos ocupantes e de uma vítima e intervenção de meios.
Os meios de prontidão e socorro às vítimas prestaram a primeira assistência no Largo de Santa Maria dos Anjos. O comando das operações e concentração de meios esteve localizado no Largo das Portas do Sol, numa das entradas da Fortaleza.
No briefing final, o Vereador da Proteção Civil, Arlindo de Sousa, que também acompanhou todo o exercício, agradeceu a disponibilidade de todos os presentes para testar a capacidade de intervenção, nos vários cenários, no centro histórico de Valença e garantir a melhor operacionalidade e segurança em hipotéticos cenários reais.
O responsável distrital da Proteção civil, Vítor Paulo, deixou a mensagem de que é necessário testar os meios, em todos os cenários possíveis, para verificar meios e garantir as melhores respostas.
O Comandante Distrital da Proteção Civil, Marco Domingues, referiu que a Fortaleza de Valença tem condicionantes muito específicas e é necessário testar todas as situações hipotéticas e todos os meios de prontidão e socorro.
O exercício FortEX-2024 permitiu treinar as operações de socorro e testar as diferentes valências ao nível da resposta operacional, tendo em vista a melhoria da capacidade de resposta conjunta e integrada dos diversos meios em situações de incêndios em Centro Históricos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.
Entre 9 e 15 de setembro, decorreu a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, em parceria com a GNR e a PSP, com o objetivo de alertar para a importância do uso correto dos dispositivos de segurança – cinto, cadeirinhas e capacetes.