Logo
Regional

Valença testou meios de Socorro na Fortaleza

26 Novembro, 2024 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Decorreu, esta segunda-feira, na Fortaleza de Valença, o exercício LIVEX FortEX-2024, um simulacro de resposta a uma ocorrência de incêndio em Centro Histórico.

Meia centena de operacionais e dezasseis veículos foram mobilizados pelo Comando da Proteção Civil do Alto Minho, que incluiu os Bombeiros Voluntários de Valença, a Proteção Civil Municipal, as forças locais de segurança e as congéneres do Alto Minho. Um simulacro que contou, ainda, com a presença de técnicos observadores do Canadá, da Alemanha, da Ucrânia, da Sérvia, da Bósnia Herzegovina, de Montenegro, da Macedónia, da Croácia, da Holanda, de Portugal e de Espanha.

O ponto de acesso à rede de galerias técnicas da Fortaleza, em frente à Porta do Açougue, na Rua da Oliveira, foi um dos pontos centrais das operações, com a simulação de uma vítima nos túneis técnicos. Seguiu-se a simulação de uma explosão no edifício dos Serviços Técnicos Municipais, na Rua Mouzinho de Albuquerque, com evacuação dos ocupantes e de uma vítima e intervenção de meios.

Os meios de prontidão e socorro às vítimas prestaram a primeira assistência no Largo de Santa Maria dos Anjos. O comando das operações e concentração de meios esteve localizado no Largo das Portas do Sol, numa das entradas da Fortaleza.

No briefing final, o Vereador da Proteção Civil, Arlindo de Sousa, que também acompanhou todo o exercício, agradeceu a disponibilidade de todos os presentes para testar a capacidade de intervenção, nos vários cenários, no centro histórico de Valença e garantir a melhor operacionalidade e segurança em hipotéticos cenários reais.

O responsável distrital da Proteção civil, Vítor Paulo, deixou a mensagem de que é necessário testar os meios, em todos os cenários possíveis, para verificar meios e garantir as melhores respostas.

O Comandante Distrital da Proteção Civil, Marco Domingues, referiu que a Fortaleza de Valença tem condicionantes muito específicas e é necessário testar todas as situações hipotéticas e todos os meios de prontidão e socorro.

O exercício FortEX-2024 permitiu treinar as operações de socorro e testar as diferentes valências ao nível da resposta operacional, tendo em vista a melhoria da capacidade de resposta conjunta e integrada dos diversos meios em situações de incêndios em Centro Históricos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Bolo Rei

O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.

Regional 24 Dezembro, 2025

F-16M da Força Aérea sobrevoam Viana do Castelo para desejar Feliz Natal

Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.

Nacional 24 Dezembro, 2025

GNR regista mais de seis mil infrações na Operação Natal e Ano Novo 2025/2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.