No passado sábado a Fortaleza de Valença foi o palco escolhido para levar a cabo a produção do teatro musical “Selva de lata”, uma adaptação do musical de "O Rei Leão".
Interpretado pela Academia de Música da Fortaleza de Valença este espetáculo, que teve como pano de fundo a muralha da Fortaleza de Valença contou com 267 elementos em palco: 165 nos coros, 90 na orquestra sinfónica e 12 personagens no elenco.
Segundo a autarquia de Valença o espetáculo “foi um momento ímpar de promoção cultural, em Valença, reforçando a importância da sustentabilidade ambiental”.

“𝗦𝗲𝗹𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝗟𝗮𝘁𝗮” 𝗲𝗻𝗰𝗲𝗿𝗿𝗼𝘂 𝗼 𝗮𝗻𝗼 𝗟𝗲𝘁𝗶𝘃𝗼 𝗱𝗮 𝗔𝗰𝗮𝗱𝗲𝗺𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗠𝘂́𝘀𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗮 𝗙𝗼𝗿𝘁𝗮𝗹𝗲𝘇𝗮 𝗱𝗲 𝗩𝗮𝗹𝗲𝗻𝗰̧𝗮
A narrativa musical foi construída num cruzamento transdisciplinar que, através de um jogo teatral, se desenvolveu numa selva estranha, feita de lata, com árvores de sucata, cheia de perigos e de desafios, com personagens que se reinventaram nesse ambiente.
A direção e coordenação artística esteve a cargo de Ivone Ribeiro, a encenação de Sílvia Barbosa, a dramaturgia de Rui Mendonça, a cenografia é de Cláudia Ribeiro e Patrick Hubmann, os figurinos de Cláudia Ribeiro, a adaptação orquestral de Bernardo Lima e a direção musical de Fábio Oliveira.
A direção coral foi dirigida por Aloia Martinez, Maria João Domingues, Cíntia Pereira e Ivone Ribeiro e a técnica vocal de João Azevedo.
Reveja aqui a reportagem da Viana TV:
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.