O Município de Valença já está a receber o segundo circuito de arte pública. Esta edição é dedicada à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril" e os trabalhos de execução das instalações artísticas prolongam-se até 19 de abril, em três pontos da cidade.
Valença assinala, assim, no espaço público a efeméride dos 50 anos do 25 de Abril trabalhando a temática da liberdade, os ícones do 25 de Abril e as preocupações da liberdade hoje.
Depois do sucesso da primeira edição, em que o circuito esteve focado em temas da atualidade e identitários da memória da cidade de Valença, este ano celebra a Revolução dos Cravos.
Os artistas Jorge Charrua, Vasco Maio e Patrícia Mariano são os artistas convidados da edição de 2024.
Jorge Charrua é um fundidor de linguagens intemporais da história da pintura com os tempos da contemporaneidade.
Os trabalhos de Vasco Maio refletem a procura de impressões ancestrais que se perpetuam, tecidos que se unem e formas que se fractalizam.
Patrícia Mariano situa o seu trabalho entre a realidade e os sonhos e pode ser descrito como um realismo imaginado.
As instalações vão ser executadas na Rua 25 de Abril, Centro Coordenador de Transportes e Escola sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
Da equipa de preparação deste segundo Circuito de Arte Pública Urbana de Valença faz parte o artista valenciano João Fortuna.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e os artistas representam a organização FomE.
Foto: Mário Negrão
A requalificação da rede viária municipal decorre em vários pontos do concelho de Monção. Na terça-feira, terminaram os trabalhos na "Rua do Souto à Rua das Figueiras, em Cambeses", valorizando-se a rede de abastecimento de água ao domicílio e a circulação de trânsito em toda a extensão do trajeto.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Núcleo de Investigação Criminal (NIC), recuperou uma bicicleta furtada e constituiu arguido um homem de 42 anos pelo crime de furto, no concelho de Viana do Castelo.
A artista e estilista Isabel Lima inaugurou uma exposição na Galeria Riviera, na Praça da República, que promete transportar o público para o Universo simbólico e cultural de Viana do Castelo. Com um trabalho que homenageia as tradições da sua terra natal, a exposição apresenta uma série de criações inéditas, nas quais a moda, a arte e a religiosidade se entrelaçam de forma sublime.
Cerca de 350 cerveirenses e amigos juntaram-se na capital portuguesa para comemorar mais um aniversário da Casa Cerveirense em Lisboa. Momento de confraternização e de partilha, testemunhado pelo Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, António Quintas.
O 44.º aniversário da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), assinalado esta quinta-feira, ficará marcado pela inauguração do Espaço Francisco Trabulo dedicado à Artes.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, marcaram presença na apresentação do Diagnóstico Social do Concelho de Viana do Castelo, que identificou como áreas prioritárias Saúde e Qualidade de Vida, Famílias e Comunidade, Infância e Juventude e Setor Social e Inovação e inclui um Plano de Desenvolvimento Social a ser implementado entre 2025 e 2027.
O ciclista vianense Iúri Leitão, foi agraciado, juntamente com Rui Oliveira e com os campeões paralímpicos Cristina Gonçalves e Miguel Monteiro, com o troféu Quinas de Ouro, uma das mais altas distinções da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que celebra anualmente os maiores talentos e feitos no desporto em Portugal.