O Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe esta sexta-feira, Sanfins Medieval – XIº Encontro Galaico Minhoto.
Degustação de cordeiro assado no forno a lenha com arroz do pingo, empanadas galegas e caldos do couto marcam os sabores desta jornada de cultura e gastronomia raiana no secular Mosteiro de Sanfins.
As atividades começam às 15h00, com a iniciativa Pintura no Claustro que pretende proporcionar aos pintores interessados a oportunidade de passar para a tela a monumentalidade de Sanfins, com um atelier de pintura no recinto. A igreja do mosteiro irá acolher, também, uma exposição de trabalhos dos alunos da Universidade Sénior de Valença .
Para as 19h00 está programada uma visita guiada ao Mosteiro e aos pontos mais emblemáticos da Quinta de Sanfins, orientada pelo historiador Narciso Serra.
Para as 20h00 está programado o Canto na Capela, onde as vozes do grupo Luar do Minho vão testar a acústica ímpar da igreja do antigo mosteiro.
Segue-se a ceia às 20h30 na envolvente à igreja do mosteiro. A participação na ceia implica uma pré-inscrição, para os telefones (+351) 251 823 068 ou 965 405 545
Serenata com fados e músicas da raia estará a cargo do grupo Luar do Minho e amigos que apresentará o seu espetáculo a partir das 22h00. A noite terminará com a célebre Queimada Galega com todos os seus rituais do conjuro.
Programa:
15h00 Pintura no Claustro
19h00 Visita Guiada ao Mosteiro e cerca da quinta
20h00 Canto na Capela
20h30 Degustação de empanadas, cordeiro e caldos do couto
22h00 Serenata Luar do Minho e amigos acompanhado de Queimada Galega
Este singular evento junta as comunidades das duas margens do rio Minho num dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular, o Mosteiro Românico de Sanfins.
A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da União de Freguesia de Gondomil e Sanfins.

Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.