O Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe esta sexta-feira, Sanfins Medieval – XIº Encontro Galaico Minhoto.
Degustação de cordeiro assado no forno a lenha com arroz do pingo, empanadas galegas e caldos do couto marcam os sabores desta jornada de cultura e gastronomia raiana no secular Mosteiro de Sanfins.
As atividades começam às 15h00, com a iniciativa Pintura no Claustro que pretende proporcionar aos pintores interessados a oportunidade de passar para a tela a monumentalidade de Sanfins, com um atelier de pintura no recinto. A igreja do mosteiro irá acolher, também, uma exposição de trabalhos dos alunos da Universidade Sénior de Valença .
Para as 19h00 está programada uma visita guiada ao Mosteiro e aos pontos mais emblemáticos da Quinta de Sanfins, orientada pelo historiador Narciso Serra.
Para as 20h00 está programado o Canto na Capela, onde as vozes do grupo Luar do Minho vão testar a acústica ímpar da igreja do antigo mosteiro.
Segue-se a ceia às 20h30 na envolvente à igreja do mosteiro. A participação na ceia implica uma pré-inscrição, para os telefones (+351) 251 823 068 ou 965 405 545
Serenata com fados e músicas da raia estará a cargo do grupo Luar do Minho e amigos que apresentará o seu espetáculo a partir das 22h00. A noite terminará com a célebre Queimada Galega com todos os seus rituais do conjuro.
Programa:
15h00 Pintura no Claustro
19h00 Visita Guiada ao Mosteiro e cerca da quinta
20h00 Canto na Capela
20h30 Degustação de empanadas, cordeiro e caldos do couto
22h00 Serenata Luar do Minho e amigos acompanhado de Queimada Galega
Este singular evento junta as comunidades das duas margens do rio Minho num dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular, o Mosteiro Românico de Sanfins.
A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da União de Freguesia de Gondomil e Sanfins.

O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.