O Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe esta sexta-feira, Sanfins Medieval – XIº Encontro Galaico Minhoto.
Degustação de cordeiro assado no forno a lenha com arroz do pingo, empanadas galegas e caldos do couto marcam os sabores desta jornada de cultura e gastronomia raiana no secular Mosteiro de Sanfins.
As atividades começam às 15h00, com a iniciativa Pintura no Claustro que pretende proporcionar aos pintores interessados a oportunidade de passar para a tela a monumentalidade de Sanfins, com um atelier de pintura no recinto. A igreja do mosteiro irá acolher, também, uma exposição de trabalhos dos alunos da Universidade Sénior de Valença .
Para as 19h00 está programada uma visita guiada ao Mosteiro e aos pontos mais emblemáticos da Quinta de Sanfins, orientada pelo historiador Narciso Serra.
Para as 20h00 está programado o Canto na Capela, onde as vozes do grupo Luar do Minho vão testar a acústica ímpar da igreja do antigo mosteiro.
Segue-se a ceia às 20h30 na envolvente à igreja do mosteiro. A participação na ceia implica uma pré-inscrição, para os telefones (+351) 251 823 068 ou 965 405 545
Serenata com fados e músicas da raia estará a cargo do grupo Luar do Minho e amigos que apresentará o seu espetáculo a partir das 22h00. A noite terminará com a célebre Queimada Galega com todos os seus rituais do conjuro.
Programa:
15h00 Pintura no Claustro
19h00 Visita Guiada ao Mosteiro e cerca da quinta
20h00 Canto na Capela
20h30 Degustação de empanadas, cordeiro e caldos do couto
22h00 Serenata Luar do Minho e amigos acompanhado de Queimada Galega
Este singular evento junta as comunidades das duas margens do rio Minho num dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular, o Mosteiro Românico de Sanfins.
A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da União de Freguesia de Gondomil e Sanfins.

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, por unanimidade, o Projeto de Regulamento de Alojamento Local (AL), documento que pretende estabelecer regras de equilíbrio entre a atividade turística e a habitação permanente na cidade, especialmente na Zona de Pressão Urbanística (ZPU), com destaque para o Centro Histórico.
A histórica Nau Victoria, famosa por ter completado a primeira circum-navegação do mundo, vai prolongar a sua estadia em Viana do Castelo devido às condições meteorológicas adversas.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para receber o espírito natalício com uma programação que promete encantar residentes e visitantes de todas as idades. De 29 de novembro a 11 de janeiro, a vila minhota volta a vestir-se de luzes, cores e fantasia, convidando todos a mergulhar num verdadeiro conto de Natal.
Paredes de Coura prepara-se para um fim de semana gastronómico, dias 15 e 16 de novembro, com destaque para o tradicional “Cozido à Moda de Coura”. O prato, símbolo da culinária local, poderá ser degustado em oito restaurantes do concelho: Barbaças, Romântica, Albergaria, Miquelina, Xisto, Os Mouras, Merendas e Renascer.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, a alteração ao regulamento do serviço público de transportes urbanos, que passa a incluir um passe único de 20 euros por mês para circular em todas as linhas do sistema TUViana. A nova medida integra ainda descontos e isenções para determinados grupos de passageiros.
A 14 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Diabetes, o lema lançado pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) no triénio 2024-26 é “Diabetes e Bem Estar”. O foco é a promoção do Bem Estar da Pessoa com Diabetes em todas as suas vertentes por forma a melhorar a qualidade de vida das mesmas. A campanha deste ano foca-se, especificamente, na “Diabetes e o ambiente de trabalho”.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) comemorou esta segunda-feira 45 anos de atividade com uma sessão solene que reuniu estudantes, docentes, alumni e parceiros institucionais.