O Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe esta sexta-feira, Sanfins Medieval – XIº Encontro Galaico Minhoto.
Degustação de cordeiro assado no forno a lenha com arroz do pingo, empanadas galegas e caldos do couto marcam os sabores desta jornada de cultura e gastronomia raiana no secular Mosteiro de Sanfins.
As atividades começam às 15h00, com a iniciativa Pintura no Claustro que pretende proporcionar aos pintores interessados a oportunidade de passar para a tela a monumentalidade de Sanfins, com um atelier de pintura no recinto. A igreja do mosteiro irá acolher, também, uma exposição de trabalhos dos alunos da Universidade Sénior de Valença .
Para as 19h00 está programada uma visita guiada ao Mosteiro e aos pontos mais emblemáticos da Quinta de Sanfins, orientada pelo historiador Narciso Serra.
Para as 20h00 está programado o Canto na Capela, onde as vozes do grupo Luar do Minho vão testar a acústica ímpar da igreja do antigo mosteiro.
Segue-se a ceia às 20h30 na envolvente à igreja do mosteiro. A participação na ceia implica uma pré-inscrição, para os telefones (+351) 251 823 068 ou 965 405 545
Serenata com fados e músicas da raia estará a cargo do grupo Luar do Minho e amigos que apresentará o seu espetáculo a partir das 22h00. A noite terminará com a célebre Queimada Galega com todos os seus rituais do conjuro.
Programa:
15h00 Pintura no Claustro
19h00 Visita Guiada ao Mosteiro e cerca da quinta
20h00 Canto na Capela
20h30 Degustação de empanadas, cordeiro e caldos do couto
22h00 Serenata Luar do Minho e amigos acompanhado de Queimada Galega
Este singular evento junta as comunidades das duas margens do rio Minho num dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular, o Mosteiro Românico de Sanfins.
A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da União de Freguesia de Gondomil e Sanfins.

A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.