O Conselho Municipal da Educação reuniu-se no auditório dos Paços do Concelho de Valença. A reunião foi presidida pelo Vereador da Educação, Arlindo Sousa e contou com a presença dos diversos conselheiros do órgão, tendo debatido e aprovado todos os pontos propostos.
O vereador começou por traçar o perfil da educação, no concelho, que atualmente conta com 1822 alunos, entre o pré-escolar e o 12º ano. Valença conta com mais 156 alunos face ao ano anterior, sendo 414 alunos estrangeiros, representando 23% do total. Nas áreas da educação, Valença conta com 128 trabalhadores municipais, distribuídos pelos diversos estabelecimentos de ensino.
As AEC’S contam atualmente com 523 alunos e são orientadas por 26 professores, proporcionando um conjunto de atividades de enriquecimento curricular, uma hora por dia.
As cantinas escolares de Valença servem diariamente 1309 refeições. Nesta área, a autarquia tem feito um grande esforço e investimento de modo a melhorar a qualidade do serviço prestado aos alunos. A autarquia vai alargar, também, o Programa Municipal de Alimentação Saudável a todos os estabelecimentos de ensino, incentivando as crianças a comer fruta e sopa. Para garantir toda a logística Valença conta atualmente com 5 cozinhas e 11 refeitórios que cobrem todo o concelho.
A rede de transportes escolares abrange 600 alunos através dos serviços regulares de carreira e dos serviços regulares especializados. Este é um serviço que se alarga, ainda, no apoio às visitas de estudo e ao transporte do desporto escolar.
O Vereador da Educação destacou, ainda, o alargamento dos horários, de recolha e entrega dos alunos, nas escolas que passaram a estar abertas entre as 7h30 e as 18h30. Esta medida já abrange 59 alunos e pretende apoiar as famílias que, por motivos profissionais, tinham dificuldade de deixar os seus filhos nos estabelecimentos de ensino.
O encerramento da reunião esteve a cargo do Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, que agradeceu a presença e aportes de todos os conselheiros, tendo destacado a importância deste órgão consultivo para ouvir todas as entidades e melhor podermos agir em prol da nossa comunidade. O Presidente da Câmara destacou, também, a vontade da autarquia avançar com a requalificação das salas de aula da escola sede do Agrupamento Muralhas do Minho.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.
O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.