O Conselho Municipal da Educação reuniu-se no auditório dos Paços do Concelho de Valença. A reunião foi presidida pelo Vereador da Educação, Arlindo Sousa e contou com a presença dos diversos conselheiros do órgão, tendo debatido e aprovado todos os pontos propostos.
O vereador começou por traçar o perfil da educação, no concelho, que atualmente conta com 1822 alunos, entre o pré-escolar e o 12º ano. Valença conta com mais 156 alunos face ao ano anterior, sendo 414 alunos estrangeiros, representando 23% do total. Nas áreas da educação, Valença conta com 128 trabalhadores municipais, distribuídos pelos diversos estabelecimentos de ensino.
As AEC’S contam atualmente com 523 alunos e são orientadas por 26 professores, proporcionando um conjunto de atividades de enriquecimento curricular, uma hora por dia.
As cantinas escolares de Valença servem diariamente 1309 refeições. Nesta área, a autarquia tem feito um grande esforço e investimento de modo a melhorar a qualidade do serviço prestado aos alunos. A autarquia vai alargar, também, o Programa Municipal de Alimentação Saudável a todos os estabelecimentos de ensino, incentivando as crianças a comer fruta e sopa. Para garantir toda a logística Valença conta atualmente com 5 cozinhas e 11 refeitórios que cobrem todo o concelho.
A rede de transportes escolares abrange 600 alunos através dos serviços regulares de carreira e dos serviços regulares especializados. Este é um serviço que se alarga, ainda, no apoio às visitas de estudo e ao transporte do desporto escolar.
O Vereador da Educação destacou, ainda, o alargamento dos horários, de recolha e entrega dos alunos, nas escolas que passaram a estar abertas entre as 7h30 e as 18h30. Esta medida já abrange 59 alunos e pretende apoiar as famílias que, por motivos profissionais, tinham dificuldade de deixar os seus filhos nos estabelecimentos de ensino.
O encerramento da reunião esteve a cargo do Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, que agradeceu a presença e aportes de todos os conselheiros, tendo destacado a importância deste órgão consultivo para ouvir todas as entidades e melhor podermos agir em prol da nossa comunidade. O Presidente da Câmara destacou, também, a vontade da autarquia avançar com a requalificação das salas de aula da escola sede do Agrupamento Muralhas do Minho.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” regressa este Natal ao centro histórico de Viana do Castelo e chega este ano com uma novidade: além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá também uma edição na véspera de Ano Novo.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou, no último sábado, 44 anos de atividade, numa cerimónia que destacou o papel essencial de dadores de sangue, voluntários e instituições beneméritas no apoio à melhoria dos serviços hospitalares.
Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.
O Dia Mundial do Fado celebra-se esta quinta-feira com uma homenagem especial à voz maior do fado português: Amália Rodrigues. A data fica marcada pela estreia nacional da exposição “AH AMÁLIA – Living Experience”, que tem início em Viana do Castelo no âmbito do projeto itinerante Ah Amália On Tour.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.