O Conselho Municipal da Educação reuniu-se no auditório dos Paços do Concelho de Valença. A reunião foi presidida pelo Vereador da Educação, Arlindo Sousa e contou com a presença dos diversos conselheiros do órgão, tendo debatido e aprovado todos os pontos propostos.
O vereador começou por traçar o perfil da educação, no concelho, que atualmente conta com 1822 alunos, entre o pré-escolar e o 12º ano. Valença conta com mais 156 alunos face ao ano anterior, sendo 414 alunos estrangeiros, representando 23% do total. Nas áreas da educação, Valença conta com 128 trabalhadores municipais, distribuídos pelos diversos estabelecimentos de ensino.
As AEC’S contam atualmente com 523 alunos e são orientadas por 26 professores, proporcionando um conjunto de atividades de enriquecimento curricular, uma hora por dia.
As cantinas escolares de Valença servem diariamente 1309 refeições. Nesta área, a autarquia tem feito um grande esforço e investimento de modo a melhorar a qualidade do serviço prestado aos alunos. A autarquia vai alargar, também, o Programa Municipal de Alimentação Saudável a todos os estabelecimentos de ensino, incentivando as crianças a comer fruta e sopa. Para garantir toda a logística Valença conta atualmente com 5 cozinhas e 11 refeitórios que cobrem todo o concelho.
A rede de transportes escolares abrange 600 alunos através dos serviços regulares de carreira e dos serviços regulares especializados. Este é um serviço que se alarga, ainda, no apoio às visitas de estudo e ao transporte do desporto escolar.
O Vereador da Educação destacou, ainda, o alargamento dos horários, de recolha e entrega dos alunos, nas escolas que passaram a estar abertas entre as 7h30 e as 18h30. Esta medida já abrange 59 alunos e pretende apoiar as famílias que, por motivos profissionais, tinham dificuldade de deixar os seus filhos nos estabelecimentos de ensino.
O encerramento da reunião esteve a cargo do Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, que agradeceu a presença e aportes de todos os conselheiros, tendo destacado a importância deste órgão consultivo para ouvir todas as entidades e melhor podermos agir em prol da nossa comunidade. O Presidente da Câmara destacou, também, a vontade da autarquia avançar com a requalificação das salas de aula da escola sede do Agrupamento Muralhas do Minho.
O Santa Luzia FC venceu o FC Águias de Santa Marta por 3-2, este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel, num encontro marcado por emoção até ao último minuto. A guarda redes Lelê marcou o golo da vitória das vianenses, a dois minutos do final da partida.
A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.