O Conselho Municipal da Educação reuniu-se no auditório dos Paços do Concelho de Valença. A reunião foi presidida pelo Vereador da Educação, Arlindo Sousa e contou com a presença dos diversos conselheiros do órgão, tendo debatido e aprovado todos os pontos propostos.
O vereador começou por traçar o perfil da educação, no concelho, que atualmente conta com 1822 alunos, entre o pré-escolar e o 12º ano. Valença conta com mais 156 alunos face ao ano anterior, sendo 414 alunos estrangeiros, representando 23% do total. Nas áreas da educação, Valença conta com 128 trabalhadores municipais, distribuídos pelos diversos estabelecimentos de ensino.
As AEC’S contam atualmente com 523 alunos e são orientadas por 26 professores, proporcionando um conjunto de atividades de enriquecimento curricular, uma hora por dia.
As cantinas escolares de Valença servem diariamente 1309 refeições. Nesta área, a autarquia tem feito um grande esforço e investimento de modo a melhorar a qualidade do serviço prestado aos alunos. A autarquia vai alargar, também, o Programa Municipal de Alimentação Saudável a todos os estabelecimentos de ensino, incentivando as crianças a comer fruta e sopa. Para garantir toda a logística Valença conta atualmente com 5 cozinhas e 11 refeitórios que cobrem todo o concelho.
A rede de transportes escolares abrange 600 alunos através dos serviços regulares de carreira e dos serviços regulares especializados. Este é um serviço que se alarga, ainda, no apoio às visitas de estudo e ao transporte do desporto escolar.
O Vereador da Educação destacou, ainda, o alargamento dos horários, de recolha e entrega dos alunos, nas escolas que passaram a estar abertas entre as 7h30 e as 18h30. Esta medida já abrange 59 alunos e pretende apoiar as famílias que, por motivos profissionais, tinham dificuldade de deixar os seus filhos nos estabelecimentos de ensino.
O encerramento da reunião esteve a cargo do Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, que agradeceu a presença e aportes de todos os conselheiros, tendo destacado a importância deste órgão consultivo para ouvir todas as entidades e melhor podermos agir em prol da nossa comunidade. O Presidente da Câmara destacou, também, a vontade da autarquia avançar com a requalificação das salas de aula da escola sede do Agrupamento Muralhas do Minho.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.