Valença volta a contar com a sua Unidade Móvel de Saúde, que regressa ao terreno após um interregno prolongado motivado pela pandemia de Covid-19.
A Unidade Móvel já está a trabalhar no terreno e, nesta fase inicial, irá apoiar as equipas de enfermagem nas visitas domiciliárias, percorrendo as freguesias do concelho com especial atenção aos utentes mais vulneráveis.
O serviço funcionará às segundas-feiras, entre as 10h30 e as 12h30 e das 13h30 às 16h30, e às sextas-feiras, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.
O relançamento desta importante resposta só foi possível graças à parceria entre a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e a Câmara Municipal de Valença, que assegura a disponibilização de um motorista para garantir a operacionalidade da viatura.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “reforçar os cuidados de saúde de proximidade, apoiando sobretudo os mais dependentes e quem mais precisa, é uma mais-valia para garantirmos mais e melhores cuidados de saúde para todos os valencianos”.
A Unidade Móvel de Saúde de Valença pretende reforçar a rede de cuidados primários no concelho, com especial enfoque na prevenção, vigilância da saúde e apoio a pessoas idosas, isoladas ou com mobilidade reduzida, que enfrentam maiores dificuldades no acesso aos serviços convencionais. A iniciativa articula-se com os serviços de Ação Social do Município, nomeadamente com o Projeto Radar Social, promovendo uma resposta integrada e próxima.
Está já em estudo o alargamento das valências e do período de atuação desta unidade, com o objetivo de melhorar continuamente o acesso à saúde no território valenciano.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.