Logo
Regional

Valença requalifica “Casa das Varandas” e perspetiva futuro “Museu da Rádio”

31 Julho, 2024 | 16:00
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O Município de Valença está a requalificar o emblemático edifício da Casa das Varandas, na Fortaleza. A intervenção tem o valor de aproximadamente 40 mil euros.

Localizado na Rua da Trindade, em pleno centro histórico valenciano, a empreitada pretende “dar uma nova vida” ao imóvel de quatro pisos. Segundo uma nota da autarquia, está ainda em perspetiva a “criação do futuro Museu da Rádio de Valença com a transferência de todo o espólio que, atualmente, ocupa uma das salas do Arquivo Municipal. A par desta intervenção a Câmara Municipal já tem esboçado o projeto museológico para este edifício”.

A Casa das Varandas data do século XVI, sendo a configuração e estrutura atual do edifício do século XIX. A casa foi adquirida pela Câmara Municipal à Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Lisboa em 1972. Desde a sua aquisição e já na tutela da Câmara Municipal acolheu a Biblioteca Municipal José Augusto Vieira, o Arquivo Municipal, os Serviços da Ação Social, entre outros serviços municipais. Nos últimos anos não tinha uma ocupação de relevo permanente.

Futuro Museu da Rádio de Valença

A coleção Savá, de Rádios de Valença, está atualmente em exposição permanente numa das salas do Arquivo Municipal, com acesso pela Rua Mouzinho de Albuquerque. Patente ao público estão 134 rádios de uma coleção total de 483 rádios que compõem a Coleção Savá, de Sansão Vaz, à guarda da Câmara Municipal de Valença.

Esta exposição mergulha o visitante no imaginário da rádio antiga, das válvulas, dos botões cromados, do som da radiofonia, de design´s retro, das velhas grafonolas. Da Holanda à Alemanha, do Canadá aos Estados Unidos da América, do Japão ao Brasil e tantos outros, é possível encontrar aparelhos que colocaram o mundo a comunicar em tantas línguas e lugares.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.