O Município de Valença está a requalificar o emblemático edifício da Casa das Varandas, na Fortaleza. A intervenção tem o valor de aproximadamente 40 mil euros.
Localizado na Rua da Trindade, em pleno centro histórico valenciano, a empreitada pretende “dar uma nova vida” ao imóvel de quatro pisos. Segundo uma nota da autarquia, está ainda em perspetiva a “criação do futuro Museu da Rádio de Valença com a transferência de todo o espólio que, atualmente, ocupa uma das salas do Arquivo Municipal. A par desta intervenção a Câmara Municipal já tem esboçado o projeto museológico para este edifício”.
A Casa das Varandas data do século XVI, sendo a configuração e estrutura atual do edifício do século XIX. A casa foi adquirida pela Câmara Municipal à Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Lisboa em 1972. Desde a sua aquisição e já na tutela da Câmara Municipal acolheu a Biblioteca Municipal José Augusto Vieira, o Arquivo Municipal, os Serviços da Ação Social, entre outros serviços municipais. Nos últimos anos não tinha uma ocupação de relevo permanente.
A coleção Savá, de Rádios de Valença, está atualmente em exposição permanente numa das salas do Arquivo Municipal, com acesso pela Rua Mouzinho de Albuquerque. Patente ao público estão 134 rádios de uma coleção total de 483 rádios que compõem a Coleção Savá, de Sansão Vaz, à guarda da Câmara Municipal de Valença.
Esta exposição mergulha o visitante no imaginário da rádio antiga, das válvulas, dos botões cromados, do som da radiofonia, de design´s retro, das velhas grafonolas. Da Holanda à Alemanha, do Canadá aos Estados Unidos da América, do Japão ao Brasil e tantos outros, é possível encontrar aparelhos que colocaram o mundo a comunicar em tantas línguas e lugares.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.