O Município de Valença está a requalificar o emblemático edifício da Casa das Varandas, na Fortaleza. A intervenção tem o valor de aproximadamente 40 mil euros.
Localizado na Rua da Trindade, em pleno centro histórico valenciano, a empreitada pretende “dar uma nova vida” ao imóvel de quatro pisos. Segundo uma nota da autarquia, está ainda em perspetiva a “criação do futuro Museu da Rádio de Valença com a transferência de todo o espólio que, atualmente, ocupa uma das salas do Arquivo Municipal. A par desta intervenção a Câmara Municipal já tem esboçado o projeto museológico para este edifício”.
A Casa das Varandas data do século XVI, sendo a configuração e estrutura atual do edifício do século XIX. A casa foi adquirida pela Câmara Municipal à Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Lisboa em 1972. Desde a sua aquisição e já na tutela da Câmara Municipal acolheu a Biblioteca Municipal José Augusto Vieira, o Arquivo Municipal, os Serviços da Ação Social, entre outros serviços municipais. Nos últimos anos não tinha uma ocupação de relevo permanente.
A coleção Savá, de Rádios de Valença, está atualmente em exposição permanente numa das salas do Arquivo Municipal, com acesso pela Rua Mouzinho de Albuquerque. Patente ao público estão 134 rádios de uma coleção total de 483 rádios que compõem a Coleção Savá, de Sansão Vaz, à guarda da Câmara Municipal de Valença.
Esta exposição mergulha o visitante no imaginário da rádio antiga, das válvulas, dos botões cromados, do som da radiofonia, de design´s retro, das velhas grafonolas. Da Holanda à Alemanha, do Canadá aos Estados Unidos da América, do Japão ao Brasil e tantos outros, é possível encontrar aparelhos que colocaram o mundo a comunicar em tantas línguas e lugares.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.