O Município de Valença está a requalificar o emblemático edifício da Casa das Varandas, na Fortaleza. A intervenção tem o valor de aproximadamente 40 mil euros.
Localizado na Rua da Trindade, em pleno centro histórico valenciano, a empreitada pretende “dar uma nova vida” ao imóvel de quatro pisos. Segundo uma nota da autarquia, está ainda em perspetiva a “criação do futuro Museu da Rádio de Valença com a transferência de todo o espólio que, atualmente, ocupa uma das salas do Arquivo Municipal. A par desta intervenção a Câmara Municipal já tem esboçado o projeto museológico para este edifício”.
A Casa das Varandas data do século XVI, sendo a configuração e estrutura atual do edifício do século XIX. A casa foi adquirida pela Câmara Municipal à Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Lisboa em 1972. Desde a sua aquisição e já na tutela da Câmara Municipal acolheu a Biblioteca Municipal José Augusto Vieira, o Arquivo Municipal, os Serviços da Ação Social, entre outros serviços municipais. Nos últimos anos não tinha uma ocupação de relevo permanente.
A coleção Savá, de Rádios de Valença, está atualmente em exposição permanente numa das salas do Arquivo Municipal, com acesso pela Rua Mouzinho de Albuquerque. Patente ao público estão 134 rádios de uma coleção total de 483 rádios que compõem a Coleção Savá, de Sansão Vaz, à guarda da Câmara Municipal de Valença.
Esta exposição mergulha o visitante no imaginário da rádio antiga, das válvulas, dos botões cromados, do som da radiofonia, de design´s retro, das velhas grafonolas. Da Holanda à Alemanha, do Canadá aos Estados Unidos da América, do Japão ao Brasil e tantos outros, é possível encontrar aparelhos que colocaram o mundo a comunicar em tantas línguas e lugares.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.