O Município de Valença está a requalificar o emblemático edifício da Casa das Varandas, na Fortaleza. A intervenção tem o valor de aproximadamente 40 mil euros.
Localizado na Rua da Trindade, em pleno centro histórico valenciano, a empreitada pretende “dar uma nova vida” ao imóvel de quatro pisos. Segundo uma nota da autarquia, está ainda em perspetiva a “criação do futuro Museu da Rádio de Valença com a transferência de todo o espólio que, atualmente, ocupa uma das salas do Arquivo Municipal. A par desta intervenção a Câmara Municipal já tem esboçado o projeto museológico para este edifício”.
A Casa das Varandas data do século XVI, sendo a configuração e estrutura atual do edifício do século XIX. A casa foi adquirida pela Câmara Municipal à Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Lisboa em 1972. Desde a sua aquisição e já na tutela da Câmara Municipal acolheu a Biblioteca Municipal José Augusto Vieira, o Arquivo Municipal, os Serviços da Ação Social, entre outros serviços municipais. Nos últimos anos não tinha uma ocupação de relevo permanente.
A coleção Savá, de Rádios de Valença, está atualmente em exposição permanente numa das salas do Arquivo Municipal, com acesso pela Rua Mouzinho de Albuquerque. Patente ao público estão 134 rádios de uma coleção total de 483 rádios que compõem a Coleção Savá, de Sansão Vaz, à guarda da Câmara Municipal de Valença.
Esta exposição mergulha o visitante no imaginário da rádio antiga, das válvulas, dos botões cromados, do som da radiofonia, de design´s retro, das velhas grafonolas. Da Holanda à Alemanha, do Canadá aos Estados Unidos da América, do Japão ao Brasil e tantos outros, é possível encontrar aparelhos que colocaram o mundo a comunicar em tantas línguas e lugares.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.