Valença recebeu pelo segundo ano consecutivo, na Universidade de Coimbra, o título de "Autarquia Familiarmente Responsável".
O título foi atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e foi recebido pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, que considerou um orgulho para Valença voltar a receber a bandeira verde, concedida por este observatório.
Ana Paula Xavier destacou que esta conquista é fruto de muito trabalho e dedicação de todos os serviços municipais, mas também de todos parceiros, pelo concelho, que deram o seu contributo na implementação destas políticas municipais amigas das famílias.
Esta é a segunda vez que Valença consegue alcançar esta distinção, num programa implementado por este observatório, a nível nacional e que vai já na décima sexta edição.
Em destaque estão os apoios na área da educação, como por exemplo as Bolsas de Estudo e o apoio social escolar, as atividades de ocupação de tempos livres e os transportes escolares. Na área da habitação destaca-se a implementação de programas como o 1º direito, o arrendamento acessível, o Porta 65, as acessibilidades 360 e a recuperação de habitação degradada. Referência especial, também, para o apoio às famílias que vai desde a alimentação e o vestuário através da Loja Social, do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, do apoio psicológico, da animação cultural e da criação de mais espaços de lazer, bem como o IMI Familiar e devolução de percentagem do IRS.
A área dos idosos tem merecido uma especial atenção e continua a ser uma área prioritária também, e pretende-se continuar a investir, através de respostas inovadoras e inclusivas. As medidas dirigidas aos imigrantes, também, têm merecido especial atenção sobretudo com a criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Valença.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.