Valença recebeu pelo segundo ano consecutivo, na Universidade de Coimbra, o título de "Autarquia Familiarmente Responsável".
O título foi atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e foi recebido pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, que considerou um orgulho para Valença voltar a receber a bandeira verde, concedida por este observatório.
Ana Paula Xavier destacou que esta conquista é fruto de muito trabalho e dedicação de todos os serviços municipais, mas também de todos parceiros, pelo concelho, que deram o seu contributo na implementação destas políticas municipais amigas das famílias.
Esta é a segunda vez que Valença consegue alcançar esta distinção, num programa implementado por este observatório, a nível nacional e que vai já na décima sexta edição.
Em destaque estão os apoios na área da educação, como por exemplo as Bolsas de Estudo e o apoio social escolar, as atividades de ocupação de tempos livres e os transportes escolares. Na área da habitação destaca-se a implementação de programas como o 1º direito, o arrendamento acessível, o Porta 65, as acessibilidades 360 e a recuperação de habitação degradada. Referência especial, também, para o apoio às famílias que vai desde a alimentação e o vestuário através da Loja Social, do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, do apoio psicológico, da animação cultural e da criação de mais espaços de lazer, bem como o IMI Familiar e devolução de percentagem do IRS.
A área dos idosos tem merecido uma especial atenção e continua a ser uma área prioritária também, e pretende-se continuar a investir, através de respostas inovadoras e inclusivas. As medidas dirigidas aos imigrantes, também, têm merecido especial atenção sobretudo com a criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Valença.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.