No âmbito do Dia Mundial da Árvore, a Câmara Municipal de Valença promoveu uma iniciativa que uniu sustentabilidade, património e comunidade, com a plantação de 30 laranjeiras nos socalcos da Quinta do Mosteiro de Sanfins e uma caminhada pelo Trilho do Mosteiro.
O evento, organizado em parceria com a Guarda Nacional Republicana (GNR), contou com a presença do Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, dos vereadores Ana Paula Xavier e Arlindo de Sousa, além da participação ativa de utentes da APPACDM Valença, membros da GNR, Bombeiros Voluntários de Valença, Equipas de Sapadores e Proteção Civil Municipal.
Esta ação teve como objetivo recuperar a memória visual e o uso tradicional dos socalcos. As laranjeiras, além de embelezarem o local, reforçam a ligação entre património histórico e natureza. Após a plantação, os participantes desfrutaram de uma caminhada pelo Trilho do Mosteiro de Sanfins, promovendo o convívio e a valorização do espaço.
A iniciativa insere-se na estratégia municipal de revitalização da Quinta do Mosteiro de Sanfins, que inclui um amplo projeto de limpeza e manutenção, atualmente a cargo das três equipas de sapadores florestais do município.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.