O Município de Valença já conta com três desfibriladores e 18 técnicos capacitados para operar estes equipamentos que pretendem reforçar a segurança dos cidadãos, assim como salvar vidas.
Um dos desfibriladores está localizado no Parque de Estacionamento da Coroada, na Fortaleza e pode dar apoio de emergência ao centro histórico.
Um segundo desfibrilador está localizado no Pavilhão Municipal e está apto a prestar socorro à zona escolar e desportiva de Valença.
A Câmara Municipal adquiriu recentemente um terceiro desfibrilador que foi instalado na viatura da Proteção Civil Municipal para prestar assistência móvel sempre que necessário.
Com estes três equipamentos Valença reforça a rede de emergência pronta ao cidadão, permitindo socorrer, de imediato, nas ocorrências.
O número de técnicos municipais para atuar, também, foi reforçado totalizando neste momento 18 operacionais, distribuídos por equipamentos e serviços municipais com acesso direto a estes equipamentos.
A mais recente ação de formação e capacitação destes técnicos decorreu nos Serviços Municipais da Proteção Civil a cargo de um formador da Cruz Vermelha Portuguesa certificado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Segundo a autarquia, “estes equipamentos, são medidas preventivas e pretendem reforçar as condições de segurança, estando localizados nas zonas de maior atividade e movimento de pessoas da cidade”.
O Desfibrilador Automático Externo permite atuar nas arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular nos pacientes.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).