O Município de Valença já conta com três desfibriladores e 18 técnicos capacitados para operar estes equipamentos que pretendem reforçar a segurança dos cidadãos, assim como salvar vidas.
Um dos desfibriladores está localizado no Parque de Estacionamento da Coroada, na Fortaleza e pode dar apoio de emergência ao centro histórico.
Um segundo desfibrilador está localizado no Pavilhão Municipal e está apto a prestar socorro à zona escolar e desportiva de Valença.
A Câmara Municipal adquiriu recentemente um terceiro desfibrilador que foi instalado na viatura da Proteção Civil Municipal para prestar assistência móvel sempre que necessário.
Com estes três equipamentos Valença reforça a rede de emergência pronta ao cidadão, permitindo socorrer, de imediato, nas ocorrências.
O número de técnicos municipais para atuar, também, foi reforçado totalizando neste momento 18 operacionais, distribuídos por equipamentos e serviços municipais com acesso direto a estes equipamentos.
A mais recente ação de formação e capacitação destes técnicos decorreu nos Serviços Municipais da Proteção Civil a cargo de um formador da Cruz Vermelha Portuguesa certificado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Segundo a autarquia, “estes equipamentos, são medidas preventivas e pretendem reforçar as condições de segurança, estando localizados nas zonas de maior atividade e movimento de pessoas da cidade”.
O Desfibrilador Automático Externo permite atuar nas arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular nos pacientes.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.