Logo
Regional

Valença reforça desfibriladores pelos principais pontos da cidade

7 Outubro, 2023 | 14:50
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O Município de Valença já conta com três desfibriladores e 18 técnicos capacitados para operar estes equipamentos que pretendem reforçar a segurança dos cidadãos, assim como salvar vidas.

Um dos desfibriladores está localizado no Parque de Estacionamento da Coroada, na Fortaleza e pode dar apoio de emergência ao centro histórico.

Um segundo desfibrilador está localizado no Pavilhão Municipal e está apto a prestar socorro à zona escolar e desportiva de Valença.

A Câmara Municipal adquiriu recentemente um terceiro desfibrilador que foi instalado na viatura da Proteção Civil Municipal para prestar assistência móvel sempre que necessário.

Com estes três equipamentos Valença reforça a rede de emergência pronta ao cidadão, permitindo socorrer, de imediato, nas ocorrências.

O número de técnicos municipais para atuar, também, foi reforçado totalizando neste momento 18 operacionais, distribuídos por equipamentos e serviços municipais com acesso direto a estes equipamentos.

A mais recente ação de formação e capacitação destes técnicos decorreu nos Serviços Municipais da Proteção Civil a cargo de um formador da Cruz Vermelha Portuguesa certificado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Pode ser uma imagem de 9 pessoas, pessoas a estudar, mesa e texto

Segundo a autarquia, “estes equipamentos, são medidas preventivas e pretendem reforçar as condições de segurança, estando localizados nas zonas de maior atividade e movimento de pessoas da cidade”.

O Desfibrilador Automático Externo permite atuar nas arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular nos pacientes.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 31 Dezembro, 2024

Centro Cultural preparado para receber Passagem de Ano em Viana do Castelo

Bluay, autor do single “Faz bem”, com a participação especial de Julinho KSD, é o cabeça de cartaz da passagem de ano de Viana do Castelo, que decorrerá no Centro Cultural da capital do Alto Minho.

Desporto 31 Dezembro, 2024

Novo ano das caminhadas Walk With a Doc arranca a 4 de janeiro

No dia 4 de janeiro começa o novo ano das caminhadas Walk With a Doc e o tema de saúde vai ser a Saúde Visual.

Regional 31 Dezembro, 2024

Presidente do Politécnico de Viana do Castelo faz o balanço de 2024 e traça metas para o próximo ano

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) encerra 2024 com um balanço positivo, marcado por conquistas significativas que reafirmam o seu papel enquanto referência no ensino superior politécnico em Portugal. Com os olhos postos no futuro, a instituição prepara-se para enfrentar os desafios de 2025 com determinação e ambição.

Nacional 31 Dezembro, 2024

Faz 14 anos que Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo aumentou efetivo da Armada

O Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo, que foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, aumentou o efetivo dos navios da Armada em 30 de dezembro de 2010. Foi concebido como navio não combatente, e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade Nacional.

Desporto 31 Dezembro, 2024

AFVC: Desportivo de Monção termina 2024 na liderança da 1ª divisão distrital

Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 15ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (2-0) do Desportivo de Monção frente ao vizinho Melgacense.

Nacional 31 Dezembro, 2024

ASAE instaura mais de 60 processos e apreende 1,1 toneladas de alimentos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou nos últimos dias cinco processos-crime e 58 processos de contraordenação relacionados com alimentos, e apreendeu 1,1 toneladas de alimentos, nomeadamente carne, bacalhau, azeite e hortofrutícolas.

Regional 30 Dezembro, 2024

Viana do Castelo abre concurso público para criar bairro comercial digital

A Câmara de Viana do Castelo abriu o concurso público, por 721.516,35 euros, para criar um bairro comercial digital na zona histórica cidade, projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).