A Câmara Municipal de Valença continua a reforçar os apoios financeiros às 11 Juntas de Freguesia do concelho, este ano, com a transferência superior a 1 milhão e 400 mil euros.
O Acordo de Apoio ao Investimento nas Freguesias para o Ano de 2025 foi assinado ontem, 3 de fevereiro, entre o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, e os presidentes das juntas de freguesia.
1 milhão e 436 mil euros é a verba que a Câmara Municipal tem previsto investir, nas freguesias valencianas, em 2025, mantendo a tendência de aumento das transferências, dos últimos anos.
Deste valor 354 mil euros correspondem aos apoios a conceder no âmbito da delegação de competências, 650 mil euros correspondem aos contratos programas com as juntas de freguesia, 181 mil euros financiam os operacionais colocados pela Câmara Municipal ao serviço das freguesias e 250 mil euros pretendem corresponder a investimentos prioritários e estruturantes identificados nas freguesias.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira referiu que “queremos uma gestão de proximidade capacitando as nossas freguesias com os meios necessários para dar resposta aos anseios e necessidades mais prementes dos valencianos”.
As transferências para as Juntas de Freguesia enquadram-se na política municipal de descentralização administrativa e de gestão de proximidade que a Câmara Municipal tem vindo a implementar.
Esta política de descentralização pretende satisfazer as necessidades das freguesias, com o reforço de recursos financeiros, materiais e humanos que permitam uma maior capacitação, com meios para a ação e que contribuam para o desenvolvimento integrado, solidário e sustentável desejado para todo o concelho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.