A Câmara Municipal de Valença requalificou os 12 pontos de água, de apoio ao combate aos incêndios, do concelho.
A preparação e prontidão destes pontos de água é vital para a proteção dos aglomerados populacionais e floresta do concelho dado que são elementos essenciais para o abastecimento dos meios aéreos e terrestres.
A rede de pontos de água públicos de Valença é constituída por 12 estruturas; 4 em Gondomil; 3 em Sanfins; 1 em Boivão; 1 em Taião; 1 em Cerdal; 1 em Ganfei; 1 em Verdoejo. Esta rede conta, ainda, com o apoio de um ponto de água privado em São Pedro da Torre.
Intervenções de manutenção na estrutura dos tanques, pintura com as tradicionais faixas vermelhas e brancas, desmatação das áreas envolventes e requalificação da sinalética florestal identificativa são algumas das obras que se destacam.
Sete destes pontos estão a ser recuperados no âmbito do projeto “Condomínios de Aldeia” financiado pelo Fundo Ambiental, através do PRR. As demais intervenções foram assumidas pela Câmara Municipal.
Estas intervenções enquadram-se no amplo trabalho que a Câmara Municipal desenvolve, ao longo do ano, na prevenção dos fogos florestais. Um trabalho que é realizado em colaboração com os Bombeiros Voluntários, GNR / SEPNA, Juntas de Freguesia, comissões de baldios e demais agentes locais e regionais.
Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
A vida e o legado de Armando Alves, figura emblemática de Merufe, serão celebrados este domingo, dia 15 de fevereiro, às 15h30, no Cine Teatro João Verde, com o espetáculo “Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.
Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) natural de Viana do Castelo foi peça determinante num caso que está a marcar a atualidade nacional e que ganhou destaque no Dia Europeu do 112.
Vila Nova de Cerveira recebeu nos dias 6 e 7 de fevereiro a segunda ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.
Viana do Castelo recebe, entre 19 e 27 de fevereiro, a 17ª edição dos “Contornos da Palavra”, projeto cultural promovido pela Câmara Municipal através da Biblioteca Municipal. A iniciativa envolve 56 escolas, sendo 51 públicas e 5 privadas, e cerca de 11 mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário, incluindo professores e encarregados de educação.
O município de Viana do Castelo reforça o compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar da população sénior com a nova valência do projeto “Vencer a Idade com Saúde”: o “Caminhar em Família”.