José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença, assinou esta terça-feira dia 24 de setembro, o auto de reconhecimento da fronteira do rio Minho, no Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira.
José Manuel Carpinteira assinou a ata conjuntamente com o Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, e a Alcaldesa de Tomiño, Sandra González, representantes dos dois concelhos galegos que têm o rio Minho, como elemento de fronteira natural com Valença.
A assinatura desta ata está prevista no Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, assinado a 29 de setembro de 1864, (e que este ano cumpre 160 anos de existência) que tem por objetivo ratificar o reconhecimento efetuado das respetivas secções de fronteira do rio Minho, em ambas as margens, pelos respetivos autarcas.
Assim sendo, os 13 concelhos raianos (cinco portugueses e oito galegos), que tem o rio Minho como elemento fronteira, juntaram-se neste encontro anual que legalmente confirma e valida a linha divisória de fronteira entre Portugal e Espanha.
A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.