Anho no forno, com arroz do pingo, preparado nos antigos fornos a lenha, é o convite do Festival Gastronómico Sabores do Anho, este fim de semana, de 31 de agosto e 1 de setembro, na freguesia de Gondomil.
Anho no Forno, com arroz do pingo, é um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia tradicional valenciana, rei das festas grandes e protagonista dos encontros familiares. Este prato de sabor genuíno, com a marca da tradição das seculares cozinhas fartas dos agricultores de Gondomil que se afirma como uma das grandes maravilhas gastronómicas de Portugal.
À mesa, o Anho no Forno apresenta-se tostado, tenro e suculento, no típico alguidar oval de barro minhoto. Na base, o arroz pingado incorpora os sabores do anho proporcionados pelos sucos que vão pingando durante a cozedura, proporcionando um arroz divinal.
Como pratos alternativos, os comensais poderão, ainda, saborear o anho à vinagreta ou os rojões à minhota. Acompanham os vinhos brancos e tintos da região. Na sobremesa a oferta é grande mas o destaque vai para as célebres sopas secas à moda de Gondomil.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, é o espaço de acolhimento deste festival gastronómico. Durante dois dias é possível saborear este manjar e desfrutar de um amplo programa de animação.
Programa:
31 de agosto
11h00 – Arruada dos Bombos São Cristóvão
12h00 – Abertura dos Sabores do Anho – almoço
19h00 – Abertura dos Sabores do Anho – jantar
22h30 – Concerto Grupo 6tás9
00h00 – Dj Pedro Borges
1 de Setembro
12h00 – Abertura dos Sabores do Anho – almoço
15h30 – Concerto de Tiago Maroto
20h00 – Encerramento
As refeições podem ser saboreadas no sábado 31 de agosto, ao almoço, a partir das 12h00 e ao jantar, a partir das 19h00 e no domingo 1 de setembro ao almoço, também, a partir das 12h00.
A iniciativa é da Junta da União de Freguesias de Sanfins e Gondomil e da Associação Cultural de Gondomil e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença.
Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.
A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.
O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.