Anho no forno, com arroz do pingo, preparado nos antigos fornos a lenha, é o convite do Festival Gastronómico Sabores do Anho, este fim de semana, de 31 de agosto e 1 de setembro, na freguesia de Gondomil.
Anho no Forno, com arroz do pingo, é um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia tradicional valenciana, rei das festas grandes e protagonista dos encontros familiares. Este prato de sabor genuíno, com a marca da tradição das seculares cozinhas fartas dos agricultores de Gondomil que se afirma como uma das grandes maravilhas gastronómicas de Portugal.
À mesa, o Anho no Forno apresenta-se tostado, tenro e suculento, no típico alguidar oval de barro minhoto. Na base, o arroz pingado incorpora os sabores do anho proporcionados pelos sucos que vão pingando durante a cozedura, proporcionando um arroz divinal.
Como pratos alternativos, os comensais poderão, ainda, saborear o anho à vinagreta ou os rojões à minhota. Acompanham os vinhos brancos e tintos da região. Na sobremesa a oferta é grande mas o destaque vai para as célebres sopas secas à moda de Gondomil.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, é o espaço de acolhimento deste festival gastronómico. Durante dois dias é possível saborear este manjar e desfrutar de um amplo programa de animação.
Programa:
31 de agosto
11h00 – Arruada dos Bombos São Cristóvão
12h00 – Abertura dos Sabores do Anho – almoço
19h00 – Abertura dos Sabores do Anho – jantar
22h30 – Concerto Grupo 6tás9
00h00 – Dj Pedro Borges
1 de Setembro
12h00 – Abertura dos Sabores do Anho – almoço
15h30 – Concerto de Tiago Maroto
20h00 – Encerramento
As refeições podem ser saboreadas no sábado 31 de agosto, ao almoço, a partir das 12h00 e ao jantar, a partir das 19h00 e no domingo 1 de setembro ao almoço, também, a partir das 12h00.
A iniciativa é da Junta da União de Freguesias de Sanfins e Gondomil e da Associação Cultural de Gondomil e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).