Anho no forno, com arroz do pingo, preparado nos antigos fornos a lenha, é o convite do Festival Gastronómico Sabores do Anho, este fim de semana, de 31 de agosto e 1 de setembro, na freguesia de Gondomil.
Anho no Forno, com arroz do pingo, é um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia tradicional valenciana, rei das festas grandes e protagonista dos encontros familiares. Este prato de sabor genuíno, com a marca da tradição das seculares cozinhas fartas dos agricultores de Gondomil que se afirma como uma das grandes maravilhas gastronómicas de Portugal.
À mesa, o Anho no Forno apresenta-se tostado, tenro e suculento, no típico alguidar oval de barro minhoto. Na base, o arroz pingado incorpora os sabores do anho proporcionados pelos sucos que vão pingando durante a cozedura, proporcionando um arroz divinal.
Como pratos alternativos, os comensais poderão, ainda, saborear o anho à vinagreta ou os rojões à minhota. Acompanham os vinhos brancos e tintos da região. Na sobremesa a oferta é grande mas o destaque vai para as célebres sopas secas à moda de Gondomil.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, é o espaço de acolhimento deste festival gastronómico. Durante dois dias é possível saborear este manjar e desfrutar de um amplo programa de animação.
Programa:
31 de agosto
11h00 – Arruada dos Bombos São Cristóvão
12h00 – Abertura dos Sabores do Anho – almoço
19h00 – Abertura dos Sabores do Anho – jantar
22h30 – Concerto Grupo 6tás9
00h00 – Dj Pedro Borges
1 de Setembro
12h00 – Abertura dos Sabores do Anho – almoço
15h30 – Concerto de Tiago Maroto
20h00 – Encerramento
As refeições podem ser saboreadas no sábado 31 de agosto, ao almoço, a partir das 12h00 e ao jantar, a partir das 19h00 e no domingo 1 de setembro ao almoço, também, a partir das 12h00.
A iniciativa é da Junta da União de Freguesias de Sanfins e Gondomil e da Associação Cultural de Gondomil e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, no próximo dia 22 de janeiro, mais uma sessão do ciclo Sessões de Cinema Regulares, com a exibição de Aniki Bóbó, filme emblemático de Manoel de Oliveira e uma referência incontornável do cinema português.
A Juventude Viana vai disputar na Ilha do Pico nos Açores, os Oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins frente ao Candelária. Os jogos desta eliminatória estão agendados para 14 de fevereiro, mas podem ainda sofrer alterações.
Faz hoje exatamente 39 anos que a cidade de Viana do Castelo acordou coberta por um manto branco de neve, naquele que foi um dos episódios meteorológicos mais marcantes da história recente da região.