Anho no forno, com arroz do pingo, preparado nos antigos fornos a lenha, é o convite do Festival Gastronómico Sabores do Anho, este fim de semana, de 31 de agosto e 1 de setembro, na freguesia de Gondomil.
Anho no Forno, com arroz do pingo, é um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia tradicional valenciana, rei das festas grandes e protagonista dos encontros familiares. Este prato de sabor genuíno, com a marca da tradição das seculares cozinhas fartas dos agricultores de Gondomil que se afirma como uma das grandes maravilhas gastronómicas de Portugal.
À mesa, o Anho no Forno apresenta-se tostado, tenro e suculento, no típico alguidar oval de barro minhoto. Na base, o arroz pingado incorpora os sabores do anho proporcionados pelos sucos que vão pingando durante a cozedura, proporcionando um arroz divinal.
Como pratos alternativos, os comensais poderão, ainda, saborear o anho à vinagreta ou os rojões à minhota. Acompanham os vinhos brancos e tintos da região. Na sobremesa a oferta é grande mas o destaque vai para as célebres sopas secas à moda de Gondomil.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, é o espaço de acolhimento deste festival gastronómico. Durante dois dias é possível saborear este manjar e desfrutar de um amplo programa de animação.
Programa:
31 de agosto
11h00 – Arruada dos Bombos São Cristóvão
12h00 – Abertura dos Sabores do Anho – almoço
19h00 – Abertura dos Sabores do Anho – jantar
22h30 – Concerto Grupo 6tás9
00h00 – Dj Pedro Borges
1 de Setembro
12h00 – Abertura dos Sabores do Anho – almoço
15h30 – Concerto de Tiago Maroto
20h00 – Encerramento
As refeições podem ser saboreadas no sábado 31 de agosto, ao almoço, a partir das 12h00 e ao jantar, a partir das 19h00 e no domingo 1 de setembro ao almoço, também, a partir das 12h00.
A iniciativa é da Junta da União de Freguesias de Sanfins e Gondomil e da Associação Cultural de Gondomil e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.