O espaço "Valença, Artes e Ofícios", situado na Loja de Turismo de Valença, recebe a exposição "São Teotónio – Primeiro Santo Português" até 28 de fevereiro.
Imagens históricas, representativas da figura de São Teotónio, dão corpo a esta exposição a par de um quadro, com a figura do santo, oferecido pelo Mosteiro de Saint Petersberg, da Áustria, da capa da Real Confraria de São Teotónio e da figura / esboço escultórico que deu origem à atual estátua de São Teotónio, desenhado pelo artista José Rodrigues. A exposição conta com espólio cedido pela Confraria de São Teotónio de Ganfei, do Mosteiro de Saint Petersberg da Áustria, da Real Confraria de São Teotónio e do antiquário valenciano João Teixeira.
Esta exposição enquadra-se nas comemorações do Feriado Municipal que Valença que se celebra a 18 de fevereiro e evoca o mais ilustre dos valencianos, São Teotónio, o primeiro santo português.
A inauguração da exposição contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, do Presidente da Junta de Freguesia de Ganfei, Armando Fernandes, do Padre José Maria do Vale, de José Santos da Confraria de São Teotónio, de Ganfei e do antiquário João Teixeira.
A sala “Valença, Artes e Ofícios”, da Loja de Turismo, não é apenas um espaço de exposições, é uma celebração da identidade local, convidando todos a descobrir a alma da nossa comunidade através dos seus talentos e tradições.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.