Logo
Regional

Valença recebe, este fim de semana, a recriação histórica da vida de Cristo

19 Março, 2024 | 9:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Fortaleza de Valença vai ser palco, este fim de semana, 23 e 24 de março, da recriação histórica da vida de Cristo, “Via Crúcis” com 16 encenações teatrais de passagens da bíblia.

“Via Crúcis – Vida de Cristo” é uma recriação histórica que reflete uma das tradições mais antigas e com maior significado para o povo cristão, associado à quaresma. A vida e as vivências da época e o Mercado Nazareno, com área gastronómica, venda de produtos tradicionais e artesanato, bem como espaços de jogos, ofícios e diversão infantil completam a oferta da programação deste fim de semana.

No sábado, dia 23 de março, serão recriados o batismo, o milagre do pão, a chegada a Jerusalém, a prova do pão ázimo, a última ceia, a captura de Jesus, o julgamento, a Via Sacra e terminará com a crucificação.

No domingo, 24 de março, serão recriados a Imagem da Pietà (quadro vivo), o cortejo fúnebre e o enterro, o velório, a prova do pão ázimo, a ressurreição, a apresentação de lutas no acampamento romano e terminará com a aparição.

A Via Crúcis contará com os seguintes espaços temáticos: Mercado Nazareno, localizado no parque de estacionamento da Coroada, que contará com a presença de artesãos, mercadores de produtos tradicionais, bem como uma área gastronómica com tabernas; acampamento romano, localizado no Baluarte do Faro, que constará de duas tendas romanas onde se podem ver armamentos, combates entre soldados, uma biga romana (carro de combate) e vivências da época. Este local servirá de palco ao Julgamento e à flagelação; calvário, localizado no Baluarte do Faro, que contará com as três cruzes e será o palco da crucificação; o túmulo, localizado no Baluarte de São João, que será o palco da maior parte das encenações de domingo e a aldeia dos Jogos e Ofícios, localizada no Largo do Bom Jesus, na Coroada, contará com uma área de recriação de ofícios e vivências da época.

Haverá ainda uma tenda com uma demonstração de ofícios como a moagem manual de cereais, o curtimento da pele e a lavagem da lã. Uma fogueira com o pote de ferro, cercas de madeira com animais domésticos (galinhas, patos e uma cabrinha) e a cerca do burro completarão o quadro.

A aldeia contará também com jogos de equilíbrio e destreza, dois carrosséis para a diversão da pequenada, um baloiço de barco e um carrossel circular.

A programação na íntegra pode ser consultada aqui:

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.