A Fortaleza de Valença vai ser palco, este fim de semana, 23 e 24 de março, da recriação histórica da vida de Cristo, “Via Crúcis” com 16 encenações teatrais de passagens da bíblia.
“Via Crúcis – Vida de Cristo” é uma recriação histórica que reflete uma das tradições mais antigas e com maior significado para o povo cristão, associado à quaresma. A vida e as vivências da época e o Mercado Nazareno, com área gastronómica, venda de produtos tradicionais e artesanato, bem como espaços de jogos, ofícios e diversão infantil completam a oferta da programação deste fim de semana.
No sábado, dia 23 de março, serão recriados o batismo, o milagre do pão, a chegada a Jerusalém, a prova do pão ázimo, a última ceia, a captura de Jesus, o julgamento, a Via Sacra e terminará com a crucificação.
No domingo, 24 de março, serão recriados a Imagem da Pietà (quadro vivo), o cortejo fúnebre e o enterro, o velório, a prova do pão ázimo, a ressurreição, a apresentação de lutas no acampamento romano e terminará com a aparição.
A Via Crúcis contará com os seguintes espaços temáticos: Mercado Nazareno, localizado no parque de estacionamento da Coroada, que contará com a presença de artesãos, mercadores de produtos tradicionais, bem como uma área gastronómica com tabernas; acampamento romano, localizado no Baluarte do Faro, que constará de duas tendas romanas onde se podem ver armamentos, combates entre soldados, uma biga romana (carro de combate) e vivências da época. Este local servirá de palco ao Julgamento e à flagelação; calvário, localizado no Baluarte do Faro, que contará com as três cruzes e será o palco da crucificação; o túmulo, localizado no Baluarte de São João, que será o palco da maior parte das encenações de domingo e a aldeia dos Jogos e Ofícios, localizada no Largo do Bom Jesus, na Coroada, contará com uma área de recriação de ofícios e vivências da época.
Haverá ainda uma tenda com uma demonstração de ofícios como a moagem manual de cereais, o curtimento da pele e a lavagem da lã. Uma fogueira com o pote de ferro, cercas de madeira com animais domésticos (galinhas, patos e uma cabrinha) e a cerca do burro completarão o quadro.
A aldeia contará também com jogos de equilíbrio e destreza, dois carrosséis para a diversão da pequenada, um baloiço de barco e um carrossel circular.
A programação na íntegra pode ser consultada aqui:

O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto vai avançar com um levantamento nacional de espaços que possam ser adaptados à exibição cinematográfica, com o objetivo de reforçar a rede de salas, sobretudo nos concelhos onde a oferta é mais reduzida.
A fronteira entre a Galiza e o Norte de Portugal vai ganhar um Ponto de Coordenação Transfronteiriço permanente. O objetivo do projeto Ponte_Para_Nos, aprovado pela Comissão Europeia, é identificar e resolver obstáculos legais e administrativos que ainda dificultam a cooperação entre os dois territórios.
A tradição do Carnaval voltou a encher de cor e alegria o concelho, com a participação de cerca de 130 utentes das instituições de solidariedade social (IPSS) locais, que se reuniram esta quarta-feira no Parque de Lazer do Castelinho.
O SC Vianense venceu, na manhã deste domingo, no terreno da Associação Desportiva do Machico, por 2-3, em partida a contar para a 19.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A Juventude de Viana empatou (3-3) com o HA Cambra, este sábado, no Pavilhão José Natário, em jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de 2.ª Divisão de hóquei em patins. Foi o primeiro empate da Juventude nesta temporada, que manteve, contudo, a liderança isolada com 46 pontos em 17 jogos (15 vitórias, uma derrota e um empate).
A Secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, deslocou-se esta sexta-feira ao Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para uma reunião no âmbito do ciclo de auscultações às instituições de ensino superior.
O Santa Luzia FC empatou este sábado a três golos frente ao GD Árvore, em partida referente à 17.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputada no Pavilhão Municipal José Natário. A formação vianense recuperou de uma desvantagem de dois golos nos minutos finais, somando um ponto perante o seu público.