A Fortaleza de Valença vai ser palco, este fim de semana, 23 e 24 de março, da recriação histórica da vida de Cristo, “Via Crúcis” com 16 encenações teatrais de passagens da bíblia.
“Via Crúcis – Vida de Cristo” é uma recriação histórica que reflete uma das tradições mais antigas e com maior significado para o povo cristão, associado à quaresma. A vida e as vivências da época e o Mercado Nazareno, com área gastronómica, venda de produtos tradicionais e artesanato, bem como espaços de jogos, ofícios e diversão infantil completam a oferta da programação deste fim de semana.
No sábado, dia 23 de março, serão recriados o batismo, o milagre do pão, a chegada a Jerusalém, a prova do pão ázimo, a última ceia, a captura de Jesus, o julgamento, a Via Sacra e terminará com a crucificação.
No domingo, 24 de março, serão recriados a Imagem da Pietà (quadro vivo), o cortejo fúnebre e o enterro, o velório, a prova do pão ázimo, a ressurreição, a apresentação de lutas no acampamento romano e terminará com a aparição.
A Via Crúcis contará com os seguintes espaços temáticos: Mercado Nazareno, localizado no parque de estacionamento da Coroada, que contará com a presença de artesãos, mercadores de produtos tradicionais, bem como uma área gastronómica com tabernas; acampamento romano, localizado no Baluarte do Faro, que constará de duas tendas romanas onde se podem ver armamentos, combates entre soldados, uma biga romana (carro de combate) e vivências da época. Este local servirá de palco ao Julgamento e à flagelação; calvário, localizado no Baluarte do Faro, que contará com as três cruzes e será o palco da crucificação; o túmulo, localizado no Baluarte de São João, que será o palco da maior parte das encenações de domingo e a aldeia dos Jogos e Ofícios, localizada no Largo do Bom Jesus, na Coroada, contará com uma área de recriação de ofícios e vivências da época.
Haverá ainda uma tenda com uma demonstração de ofícios como a moagem manual de cereais, o curtimento da pele e a lavagem da lã. Uma fogueira com o pote de ferro, cercas de madeira com animais domésticos (galinhas, patos e uma cabrinha) e a cerca do burro completarão o quadro.
A aldeia contará também com jogos de equilíbrio e destreza, dois carrosséis para a diversão da pequenada, um baloiço de barco e um carrossel circular.
A programação na íntegra pode ser consultada aqui:

O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.