A Fortaleza de Valença vai ser palco, este fim de semana, 23 e 24 de março, da recriação histórica da vida de Cristo, “Via Crúcis” com 16 encenações teatrais de passagens da bíblia.
“Via Crúcis – Vida de Cristo” é uma recriação histórica que reflete uma das tradições mais antigas e com maior significado para o povo cristão, associado à quaresma. A vida e as vivências da época e o Mercado Nazareno, com área gastronómica, venda de produtos tradicionais e artesanato, bem como espaços de jogos, ofícios e diversão infantil completam a oferta da programação deste fim de semana.
No sábado, dia 23 de março, serão recriados o batismo, o milagre do pão, a chegada a Jerusalém, a prova do pão ázimo, a última ceia, a captura de Jesus, o julgamento, a Via Sacra e terminará com a crucificação.
No domingo, 24 de março, serão recriados a Imagem da Pietà (quadro vivo), o cortejo fúnebre e o enterro, o velório, a prova do pão ázimo, a ressurreição, a apresentação de lutas no acampamento romano e terminará com a aparição.
A Via Crúcis contará com os seguintes espaços temáticos: Mercado Nazareno, localizado no parque de estacionamento da Coroada, que contará com a presença de artesãos, mercadores de produtos tradicionais, bem como uma área gastronómica com tabernas; acampamento romano, localizado no Baluarte do Faro, que constará de duas tendas romanas onde se podem ver armamentos, combates entre soldados, uma biga romana (carro de combate) e vivências da época. Este local servirá de palco ao Julgamento e à flagelação; calvário, localizado no Baluarte do Faro, que contará com as três cruzes e será o palco da crucificação; o túmulo, localizado no Baluarte de São João, que será o palco da maior parte das encenações de domingo e a aldeia dos Jogos e Ofícios, localizada no Largo do Bom Jesus, na Coroada, contará com uma área de recriação de ofícios e vivências da época.
Haverá ainda uma tenda com uma demonstração de ofícios como a moagem manual de cereais, o curtimento da pele e a lavagem da lã. Uma fogueira com o pote de ferro, cercas de madeira com animais domésticos (galinhas, patos e uma cabrinha) e a cerca do burro completarão o quadro.
A aldeia contará também com jogos de equilíbrio e destreza, dois carrosséis para a diversão da pequenada, um baloiço de barco e um carrossel circular.
A programação na íntegra pode ser consultada aqui:

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.