Na próxima segunda-feira, 31 de março, pelas 14h30, a Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), em Valença, recebe a sessão de apresentação do projeto PEGADAS, uma iniciativa pioneira que promete transformar o Caminho de Santiago num laboratório vivo de capacitação profissional para jovens.
A sessão permitirá conhecer melhor os itinerários formativos do projeto, destacando o seu propósito, os benefícios que oferece aos participantes e o seu impacto na empregabilidade juvenil. A iniciativa contará com a presença de dois oradores convidados: José Luis Vilar, Digital Business Officer na Lenda Pet Food, e Paulo Stenzel, Creative Strategist, que partilharão as suas experiências e visões sobre o mercado de trabalho e a inovação digital.
O PEGADAS é um projeto de cooperação transfronteiriça que visa combater o desemprego jovem através de uma abordagem inovadora e inspiradora. Direcionado para jovens entre os 18 e os 29 anos, com especial atenção aos NEET (jovens que não estudam, não trabalham e não se encontram em formação), pretende preparar uma nova geração para os desafios do mercado de trabalho.
O projeto conta com uma robusta rede de parceiros de Portugal e Espanha, incluindo a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico do Porto, a Universidade de Santiago de Compostela, o Cluster da Comunicación de Galicia e a Femxa Formación SLU.
Os interessados em fazer parte desta experiência podem inscrever-se através do link https://pegadas.eu/pt/jornada-de-presentacion-pegadas-pt-10m/.
O projeto PEGADAS é financiado pelo POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – Interreg VI-A España-Portugal (POCTEP 2021-2027).
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.