Na próxima segunda-feira, 31 de março, pelas 14h30, a Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), em Valença, recebe a sessão de apresentação do projeto PEGADAS, uma iniciativa pioneira que promete transformar o Caminho de Santiago num laboratório vivo de capacitação profissional para jovens.
A sessão permitirá conhecer melhor os itinerários formativos do projeto, destacando o seu propósito, os benefícios que oferece aos participantes e o seu impacto na empregabilidade juvenil. A iniciativa contará com a presença de dois oradores convidados: José Luis Vilar, Digital Business Officer na Lenda Pet Food, e Paulo Stenzel, Creative Strategist, que partilharão as suas experiências e visões sobre o mercado de trabalho e a inovação digital.
O PEGADAS é um projeto de cooperação transfronteiriça que visa combater o desemprego jovem através de uma abordagem inovadora e inspiradora. Direcionado para jovens entre os 18 e os 29 anos, com especial atenção aos NEET (jovens que não estudam, não trabalham e não se encontram em formação), pretende preparar uma nova geração para os desafios do mercado de trabalho.
O projeto conta com uma robusta rede de parceiros de Portugal e Espanha, incluindo a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico do Porto, a Universidade de Santiago de Compostela, o Cluster da Comunicación de Galicia e a Femxa Formación SLU.
Os interessados em fazer parte desta experiência podem inscrever-se através do link https://pegadas.eu/pt/jornada-de-presentacion-pegadas-pt-10m/.
O projeto PEGADAS é financiado pelo POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – Interreg VI-A España-Portugal (POCTEP 2021-2027).
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.