Valença recebe dez ações de sensibilização ambiental ao longo dos meses de março e abril, nas sedes das juntas de freguesia do concelho.

A ação pretende sensibilizar a comunidade para a importância da separação dos resíduos em todos os contextos: em casa, na escola e no local de trabalho. Esta é uma ação de proximidade, junto dos cidadãos, que pretende explicar, de uma forma prática e direta, como separar os resíduos.
Nesta ação a Valorminho explica, também, todo o ciclo dos resíduos desde que são produzidos pelos cidadãos até ao seu tratamento e valorização final.
Com esta ação pretende-se incutir na comunidade valenciana o gosto pela reciclagem e a sua importância para a preservação ambiental. A Câmara Municipal entende que a reciclagem é determinante para deixarmos um ambiente mais sustentável para os nossos filhos e uma sociedade mais resiliente focada numa economia circular onde nada se perde, tudo se transforma!
As freguesias de São Pedro da Torre, Verdoejo, Gondomil, Friestas, Ganfei, Cristelo Côvo, Arão, Valença, Gandra e Taião já receberam as primeiras ações de sensibilização.
Calendário das próximas sessões:
25 de março, às 18h30
Junta de Freguesia de Cerdal
26 de março, às 18h30
Junta de Freguesia de Fontoura
8 de abril, às 18h30
Junta da União de Freguesia de São Julião e Silva
A iniciativa é da Valorminho em parceria com a Câmara Municipal de Valença e as juntas de freguesia do concelho.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem abertas as candidaturas para a segunda edição do programa de ocupação juvenil "Jovem Ativo", uma iniciativa que vai permitir a 40 jovens do concelho adquirir experiência em contexto de trabalho durante os meses de julho e agosto.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 29 de maio e 4 de junho, um conjunto de operações em todo o território nacional, no âmbito da prevenção e combate à criminalidade, da fiscalização rodoviária e do controlo de infrações de natureza contraordenacional.
A Praça Terras da Nóbrega, em Ponte da Barca, volta a ser palco do Mercado do Vinho, que regressa nos dias 26 e 27 de junho para a sua quarta edição. O evento promete reunir produtores, visitantes e apreciadores num ambiente de convívio e celebração em torno do Vinho Verde, da gastronomia regional e das tradições locais.
Dois antigos estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) vão protagonizar um momento inédito para o empreendedorismo nacional ao levar, pela primeira vez, uma marca portuguesa ao universo da Fórmula 1.
A futura Unidade de Saúde de Alvarães continua a avançar e promete reforçar significativamente a oferta de cuidados de saúde na margem esquerda do concelho de Viana do Castelo.
A margem do rio Minho, em Lanhelas, está a ser alvo de uma intervenção de requalificação ambiental que permitiu substituir 56 choupos híbridos por mais de uma centena de árvores autóctones, numa ação que envolveu várias entidades públicas e teve como principais objetivos reforçar a segurança da população e promover a biodiversidade.
O atleta Usumane Djumo, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), alcançou mais um resultado de destaque internacional ao conquistar a medalha de bronze na final dos 110 metros barreiras, disputada no passado dia 3 de junho, em Valladolid, Espanha.