De 10 a 14 de julho, Valença vai promover a Semana do Museu para crianças entre os 6 e os 12 anos. Uma semana dedicada à descoberta e à interação dos mais jovens com o património do concelho.
Ao longo de cinco dias, o Município proporcionará cinco experiências diferentes, tendo por base os temas: “Valença Medieval – vestígios do castelo de Contrasta”; “Etnografia – Museu Rural de Taião e o património verde”; “Santiago e São Teotónio na arte sacra”; “a arqueologia experimental” e o “património azulejar na Fortaleza de Valença”.
Segundo a autarquia, entre a programação estarão previstas visitas ao património da Fortaleza, ao Museu Rural de Taião e ao Mosteiro de Ganfei. Haverá ainda vários ateliers de manualidades, assim como uma demonstração de uma escavação arqueológica e uma encenação infanto-juvenil de um desfile da realeza.
As inscrições para a participação na Semana do Museu decorrem de 26 de junho a 4 de julho no Núcleo Museológico Municipal, na Fortaleza, ou através do telefone 251 806 020 ou do email: nmuseologico@cm-valenca.pt.
A participação em todas as atividades desta semana implica o pagamento de cinco euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.
A Câmara Municipal de Monção deu início à 5.ª edição do programa psicoeducativo “Cuidar de Quem Cuida”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação Dinamicamente. O projeto, que se prolongará por dez semanas, conta com a participação de 14 cuidadores informais do concelho.
O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, marcou presença esta sexta-feira em Ponte da Barca, onde desafiou o presidente da CCDR-N, António Cunha, a reunir todas as entidades responsáveis pela gestão do território para encontrarem soluções eficazes contra os incêndios florestais.
De 15 a 22 de novembro, Viana do Castelo acolhe a 9.ª edição do Festival de Teatro, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento, que tem como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reúne este ano vários espetáculos de destaque nacional e internacional, reforçando o papel da cidade como referência no panorama cultural português.
A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.
O Festival de Teatro de Viana do Castelo inicia-se hoje, 15 de novembro, às 21h00, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, protagonizado por Ruy de Carvalho. Com texto de Paulo Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa, a produção marca a homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do teatro português.