A partir do próximo ano letivo, os estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo, em Valença, vão dispor de alojamento a custos reduzidos.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo acaba de assinar um protocolo com uma entidade privada e irá ter disponíveis 38 camas para os estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, no próximo ano letivo.
A Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC era, até ao momento, a única sem alojamento para estudantes a custos reduzidos. Atualmente, a rede de residências académicas instalada permite que todas as Escolas do IPVC estejam auxiliadas com alojamento para estudantes, disponibilizando perto de 700 camas, distribuídas pelas seis Escolas Superiores.
Recorde-se que, através do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, o Politécnico de Viana do Castelo viu aprovada a construção de mais três residências académicas, num total de mais 477 camas.
O projeto contempla a construção de uma nova residência do campus da Praia Norte, em Viana do Castelo, uma residência em Valença, com capacidade para 56 camas e que irá completar o alojamento agora protocolado, e a conversão da Escola Primária de Prado, em Melgaço, em residência académica para os estudantes da Escola Superior de Desporto e Lazer.
A nova residência IPVC será construída nos terrenos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) representará um investimento aproximado de 14 milhões de euros que resultará na criação de 400 novas camas, distribuídas por quartos equipados com casa de banho privativa.
O novo edifício terá também cantina, bar, centro de saúde, área de fitness e um conjunto de espaços de natureza diversa para fruição dos alunos.
As outras duas novas residências resultam de parcerias com as Câmaras Municipais de Valença e de Melgaço.
A construção da residência académica da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, orçada em quase dois milhões de euros, prevê a disponibilização de 56 camas às quais se vão juntar as 38 já disponíveis através do protocolo agora assinado.
Em Melgaço, os estudantes passarão a dispor de mais 21 camas, num investimento municipal de 680 mil euros.
No âmbito do PRR, foi também aprovado o projeto de renovação da residência do Centro Académico do Politécnico de Viana do Castelo, num investimento superior a um milhão e 500 mil euros.
Camas existentes atualmente:
Viana do Castelo: Centro Académico com 200 camas; Residência da Escola Superior de Educação com 119 camas; A Vianesa Guest House com 7 camas; Pousada da Juventude de Viana do Castelo com 30 camas; Residência Erasmus com 42 camas (irão ser criadas mais 400 camas);
Ponte de Lima: Residência da Escola Superior Agrária com 140 camas; Pousada da Juventude de Ponte de Lima com 14 camas;
Arcos de Valdevez: Alojamento com 15 camas;
Melgaço: Pousada da Juventude com 58 camas – irão ser criadas mais 21 camas;
Valença: Alojamento com 38 camas – irão ser criadas mais 56 camas;
Vila Nova de Cerveira: Pousada de Juventude com 8 camas.
A curto prazo, o IPVC pretende contar com mais de mil camas distribuídas pelas suas seis Escolas Superiores, sendo uma das instituições de Ensino Superior do país como maior número de camas por número de estudantes.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.