A partir do próximo ano letivo, os estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo, em Valença, vão dispor de alojamento a custos reduzidos.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo acaba de assinar um protocolo com uma entidade privada e irá ter disponíveis 38 camas para os estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, no próximo ano letivo.
A Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC era, até ao momento, a única sem alojamento para estudantes a custos reduzidos. Atualmente, a rede de residências académicas instalada permite que todas as Escolas do IPVC estejam auxiliadas com alojamento para estudantes, disponibilizando perto de 700 camas, distribuídas pelas seis Escolas Superiores.
Recorde-se que, através do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, o Politécnico de Viana do Castelo viu aprovada a construção de mais três residências académicas, num total de mais 477 camas.
O projeto contempla a construção de uma nova residência do campus da Praia Norte, em Viana do Castelo, uma residência em Valença, com capacidade para 56 camas e que irá completar o alojamento agora protocolado, e a conversão da Escola Primária de Prado, em Melgaço, em residência académica para os estudantes da Escola Superior de Desporto e Lazer.
A nova residência IPVC será construída nos terrenos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) representará um investimento aproximado de 14 milhões de euros que resultará na criação de 400 novas camas, distribuídas por quartos equipados com casa de banho privativa.
O novo edifício terá também cantina, bar, centro de saúde, área de fitness e um conjunto de espaços de natureza diversa para fruição dos alunos.
As outras duas novas residências resultam de parcerias com as Câmaras Municipais de Valença e de Melgaço.
A construção da residência académica da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, orçada em quase dois milhões de euros, prevê a disponibilização de 56 camas às quais se vão juntar as 38 já disponíveis através do protocolo agora assinado.
Em Melgaço, os estudantes passarão a dispor de mais 21 camas, num investimento municipal de 680 mil euros.
No âmbito do PRR, foi também aprovado o projeto de renovação da residência do Centro Académico do Politécnico de Viana do Castelo, num investimento superior a um milhão e 500 mil euros.
Camas existentes atualmente:
Viana do Castelo: Centro Académico com 200 camas; Residência da Escola Superior de Educação com 119 camas; A Vianesa Guest House com 7 camas; Pousada da Juventude de Viana do Castelo com 30 camas; Residência Erasmus com 42 camas (irão ser criadas mais 400 camas);
Ponte de Lima: Residência da Escola Superior Agrária com 140 camas; Pousada da Juventude de Ponte de Lima com 14 camas;
Arcos de Valdevez: Alojamento com 15 camas;
Melgaço: Pousada da Juventude com 58 camas – irão ser criadas mais 21 camas;
Valença: Alojamento com 38 camas – irão ser criadas mais 56 camas;
Vila Nova de Cerveira: Pousada de Juventude com 8 camas.
A curto prazo, o IPVC pretende contar com mais de mil camas distribuídas pelas suas seis Escolas Superiores, sendo uma das instituições de Ensino Superior do país como maior número de camas por número de estudantes.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.