Logo
Regional

Valença: Protocolado primeiro alojamento para estudantes da ESCE do Politécnico de Viana do Castelo

10 Julho, 2023 | 14:27
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A partir do próximo ano letivo, os estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo, em Valença, vão dispor de alojamento a custos reduzidos.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo acaba de assinar um protocolo com uma entidade privada e irá ter disponíveis 38 camas para os estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, no próximo ano letivo.

A Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC era, até ao momento, a única sem alojamento para estudantes a custos reduzidos. Atualmente, a rede de residências académicas instalada permite que todas as Escolas do IPVC estejam auxiliadas com alojamento para estudantes, disponibilizando perto de 700 camas, distribuídas pelas seis Escolas Superiores.

Recorde-se que, através do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, o Politécnico de Viana do Castelo viu aprovada a construção de mais três residências académicas, num total de mais 477 camas.

O projeto contempla a construção de uma nova residência do campus da Praia Norte, em Viana do Castelo, uma residência em Valença, com capacidade para 56 camas e que irá completar o alojamento agora protocolado, e a conversão da Escola Primária de Prado, em Melgaço, em residência académica para os estudantes da Escola Superior de Desporto e Lazer.

A nova residência IPVC será construída nos terrenos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) representará um investimento aproximado de 14 milhões de euros que resultará na criação de 400 novas camas, distribuídas por quartos equipados com casa de banho privativa.

O novo edifício terá também cantina, bar, centro de saúde, área de fitness e um conjunto de espaços de natureza diversa para fruição dos alunos.

As outras duas novas residências resultam de parcerias com as Câmaras Municipais de Valença e de Melgaço.

A construção da residência académica da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, orçada em quase dois milhões de euros, prevê a disponibilização de 56 camas às quais se vão juntar as 38 já disponíveis através do protocolo agora assinado.

Em Melgaço, os estudantes passarão a dispor de mais 21 camas, num investimento municipal de 680 mil euros.

No âmbito do PRR, foi também aprovado o projeto de renovação da residência do Centro Académico do Politécnico de Viana do Castelo, num investimento superior a um milhão e 500 mil euros.

Camas existentes atualmente:

Viana do Castelo: Centro Académico com 200 camas; Residência da Escola Superior de Educação com 119 camas; A Vianesa Guest House com 7 camas; Pousada da Juventude de Viana do Castelo com 30 camas; Residência Erasmus com 42 camas (irão ser criadas mais 400 camas);

Ponte de Lima: Residência da Escola Superior Agrária com 140 camas; Pousada da Juventude de Ponte de Lima com 14 camas;

Arcos de Valdevez: Alojamento com 15 camas;

Melgaço: Pousada da Juventude com 58 camas – irão ser criadas mais 21 camas;

Valença: Alojamento com 38 camas – irão ser criadas mais 56 camas;

Vila Nova de Cerveira: Pousada de Juventude com 8 camas.

A curto prazo, o IPVC pretende contar com mais de mil camas distribuídas pelas suas seis Escolas Superiores, sendo uma das instituições de Ensino Superior do país como maior número de camas por número de estudantes.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.

Regional 18 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal em Viana do Castelo foi cancelado

O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.

Nacional 18 Dezembro, 2025

Câmara de Caminha pede ao Governo estação salva-vidas após recentes naufrágios

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Embarcação de pesca que naufragou ao largo de Aveiro já se tinha afundado em 2005

A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.