Logo
Regional

Valença protege seniores e adultos mais vulneráveis

22 Janeiro, 2024 | 17:56
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Comissão Municipal de Proteção e Promoção de Pessoas Idosas e Adultos Dependentes de Valença reuniu na segunda-feira, para fazer um balanço da atividade desenvolvida ao longo de 2023 e preparar as ações para este ano.

Ao longo de 2023 esta comissão acompanhou 19 situações sinalizadas, em todo o concelho.

Destes 19 casos sinalizados, sete dizem respeito a situações de saúde mental, as demais situações sinalizadas prendem-se com situações de violência doméstica e psicológica. Ao longo do ano de 2023 foram, também, sinalizados casos em que os seniores viviam em situações habitacionais consideradas insalubres. A comissão, com os recursos que dispõem, têm procurado atenuar estas condições.

A Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e Adultos Dependentes de Valença tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos idosos e adultos dependentes do concelho, através da proteção e promoção dos direitos dos idosos quando está em risco a segurança, saúde, direitos sociais e a dignidade humana.

Esta comissão foi criada no âmbito da Rede Social de Valença e tem como missão a resolução dos problemas dos seniores e adultos dependentes mais fragilizados do concelho. A sua intervenção é orientada para o apoio especializado à pessoa idosa e aos cuidadores formais e informais, disponibilizando suporte informativo, orientação e encaminhamento social, apoio psicológico e jurídico e sinalização das situações problema.

A coordenação desta comissão é da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença.

As sinalizações podem ser feitas através dos seguintes contactos nos Serviços Municipais da Ação Social, através dos telefones 964 431 029, 925 646 490, 251 249 488 ou do asocial@cm-valenca.pt

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Novembro, 2025

Câmara de Viana do Castelo arranca com novo ano letivo das Aulas de Português para Migrantes

A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.

Desporto 5 Novembro, 2025

Âncora Praia Futebol Clube já exibe novo relvado sintético

O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.

Regional 5 Novembro, 2025

O teatro chega aos cafés do Alto Minho

Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.

Internacional 5 Novembro, 2025

Viana do Castelo apresenta projeto Viana STARTS em Barcelona

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.

Regional 5 Novembro, 2025

Voluntários juntam-se para plantar mais de mil árvores na Serra Amarela

Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Regional 5 Novembro, 2025

Rádio Cultural de Cerveira temporariamente fora do ar

A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.

Nacional 5 Novembro, 2025

Viana do Castelo entre os municípios em destaque na Plataforma ODSlocal com projetos inovadores de sustentabilidade

A Região Norte volta a afirmar-se como líder nacional no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contabilizando 426 projetos registados na Plataforma ODSlocal, provenientes de 49 municípios.