A Comissão Municipal de Proteção e Promoção de Pessoas Idosas e Adultos Dependentes de Valença reuniu na segunda-feira, para fazer um balanço da atividade desenvolvida ao longo de 2023 e preparar as ações para este ano.
Ao longo de 2023 esta comissão acompanhou 19 situações sinalizadas, em todo o concelho.
Destes 19 casos sinalizados, sete dizem respeito a situações de saúde mental, as demais situações sinalizadas prendem-se com situações de violência doméstica e psicológica. Ao longo do ano de 2023 foram, também, sinalizados casos em que os seniores viviam em situações habitacionais consideradas insalubres. A comissão, com os recursos que dispõem, têm procurado atenuar estas condições.
A Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e Adultos Dependentes de Valença tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos idosos e adultos dependentes do concelho, através da proteção e promoção dos direitos dos idosos quando está em risco a segurança, saúde, direitos sociais e a dignidade humana.
Esta comissão foi criada no âmbito da Rede Social de Valença e tem como missão a resolução dos problemas dos seniores e adultos dependentes mais fragilizados do concelho. A sua intervenção é orientada para o apoio especializado à pessoa idosa e aos cuidadores formais e informais, disponibilizando suporte informativo, orientação e encaminhamento social, apoio psicológico e jurídico e sinalização das situações problema.
A coordenação desta comissão é da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença.
As sinalizações podem ser feitas através dos seguintes contactos nos Serviços Municipais da Ação Social, através dos telefones 964 431 029, 925 646 490, 251 249 488 ou do asocial@cm-valenca.pt
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.