Valença vai celebrar o Dia Internacional da Mulher esta sexta-feira, 8 de março, com atividades para o público escolar e com a apresentação dos livros "As revolucionárias: doze mulheres desobedientes" e "Palavra de Mulher", de Maria João Lopo de Carvalho, na Biblioteca Municipal, pelas 21h00.
Durante a manhã, as atividades serão direcionadas para o público escolar, com duas sessões. Às 10h00 para as turmas do 2.º ciclo, do Agrupamento de Escolas “Muralhas do Minho” e às 14h00 para a E.B.1 de Gandra e 2 turmas da E.B.1 de Valença.
Para as 21h00 está agendada a atividade “Conversa à volta dos Livros”, com a apresentação dos livros “As revolucionárias: doze mulheres desobedientes” e “Palavra de Mulher”.
Esta será uma sessão especial, dedicada à escrita no feminino, pela voz direta, de uma escritora que se tem notabilizado com uma série de romances históricos onde as mulheres são protagonistas privilegiadas das sociedades do seu tempo.
No livro “As revolucionárias: doze mulheres desobedientes” a escritora fala, sobretudo, das mulheres pioneiras, do início do século XX, em tantas áreas da atividade profissional. “Palavra de Mulher” é um ponto de encontro de muitos dos “estados de alma” que a escritora foi plantando nos media nacionais.
A escritora Maria João Lopo de Carvalho tem mais de oitenta obras editadas entre romances, livros de crónicas, manuais escolares e livros infantojuvenis, grande parte no Plano Nacional de Leitura.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença em parceria com os CTT.

Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.