Valença vai celebrar o Dia Internacional da Mulher esta sexta-feira, 8 de março, com atividades para o público escolar e com a apresentação dos livros "As revolucionárias: doze mulheres desobedientes" e "Palavra de Mulher", de Maria João Lopo de Carvalho, na Biblioteca Municipal, pelas 21h00.
Durante a manhã, as atividades serão direcionadas para o público escolar, com duas sessões. Às 10h00 para as turmas do 2.º ciclo, do Agrupamento de Escolas “Muralhas do Minho” e às 14h00 para a E.B.1 de Gandra e 2 turmas da E.B.1 de Valença.
Para as 21h00 está agendada a atividade “Conversa à volta dos Livros”, com a apresentação dos livros “As revolucionárias: doze mulheres desobedientes” e “Palavra de Mulher”.
Esta será uma sessão especial, dedicada à escrita no feminino, pela voz direta, de uma escritora que se tem notabilizado com uma série de romances históricos onde as mulheres são protagonistas privilegiadas das sociedades do seu tempo.
No livro “As revolucionárias: doze mulheres desobedientes” a escritora fala, sobretudo, das mulheres pioneiras, do início do século XX, em tantas áreas da atividade profissional. “Palavra de Mulher” é um ponto de encontro de muitos dos “estados de alma” que a escritora foi plantando nos media nacionais.
A escritora Maria João Lopo de Carvalho tem mais de oitenta obras editadas entre romances, livros de crónicas, manuais escolares e livros infantojuvenis, grande parte no Plano Nacional de Leitura.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença em parceria com os CTT.

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.