Logo
Regional

Valença promove literacia financeira nas escolas

18 Novembro, 2022 | 9:55
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Valença está a promover um plano de literacia financeira, junto dos alunos do primeiro ciclo do concelho com um conjunto de iniciativas ao longo do ano letivo.

A iniciativa é dinamizada pela empresa DSIC (DS Intermediários de Crédito) através do plano “De pequenino com foco no tostão, é que se poupa no cofrinho”. Esta ação conta com o apoio aos professores, disponibilização de conteúdos, workshops de 40 minutos com jogos didáticos ajustado à faixa etária das crianças, monitorização ao longo do ano letivo, dinamização de eventos como Dia da Poupança, concursos, exposição e apresentação pública de trabalhos e concurso, bem como o lançamento do primeiro livro: “A Menina que sonhava comprar a Lua“.

Numa segunda fase prevê-se o alargamento desta iniciativa ao segundo e terceiro ciclo.

Para Arlindo Sousa, Vereador da Câmara Municipal “a educação financeira das crianças é fundamental para a capacitação dos futuros adultos nas escolhas financeiras mais conscientes e responsáveis que farão amanhã”.

O plano “De pequenino com foco no tostão, é que se poupa no cofrinho”, da DSIC, desenvolve-se nas escolas através da apresentação “Os mini-heróis da poupança” que tem como objetivo melhorar conhecimentos e atitudes financeiras, apoiar a inclusão financeira, desenvolver hábitos de poupança, promover o recurso responsável ao crédito e criar hábitos de precaução, sensibilizando para situações de risco que podem afetar o rendimento.

Com este projeto pretende-se levar o conhecimento sobre literacia financeira aos mais pequenos capacitando-os para o futuro, bem como às suas famílias de modo contribuir para a sua implementação, no dia a dia, para que cada família possa adquirir conhecimentos sólidos que lhes permita controlar o seu orçamento de forma consciente.”

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Dezembro, 2025

Passagem de Ano deverá ser seca e com temperaturas dentro do normal

A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 27 Dezembro, 2025

Festival de Dança anima Viana do Castelo de 30 de janeiro a 1 de fevereiro

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.

Nacional 27 Dezembro, 2025

Cotrim de Figueiredo marca presença na São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.

Nacional 27 Dezembro, 2025

Funeral de Ângela Pereira realiza-se este sábado em Afife

O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.

Desporto 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 14.ª edição do Viana Volley Cup

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.

Regional 26 Dezembro, 2025

Zero acusa Valorminho de projeto ilegal em aterro de Valença

A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Álcool ao volante provoca 12 mortos e mais de 450 detenções

Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.