A freguesia valenciana de Cerdal recebe a segunda edição da tertúlia “Conversas na Feira”, este ano, tendo por tema “Entre Petiscos e Desgarradas!”, sábado, 25 de outubro, às 21h00, na sede de “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal.
Este ano a temática versará sobre os petiscos tradicionais, uma marca das tasquinhas do certame, acompanhados dos vinhos novos da região que se provam nesta feira. As tasquinhas são, também, ponto de encontro de tocadores de concertina, de cantadores ao desafio e de muitas desgarradas. O certame é, por si, um fervilhar de cultura popular desta raia luso-galaica, do cantar de improviso e do versejar, com palavras soltas, que perpetuam a memória e são uma das grandes marcas desta feira.
A tertúlia contará com testemunhos da Comissão de Festas de São Bento, da Comissão de Festas de São Pedro da Torre, da Tasquinha “Quim Cachadinha” e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos “ de Cerdal. A moderação da tertúlia estará a cargo do historiador Narciso Serra e do Pároco de Cerdal, Padre Gonçalo do Vale e contará, também, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira.
A tertúlia será um espaço de conversa e debate aberto a todos os que se sintam interessados em explorar as memórias associadas à Feira Anual dos Santos de Cerdal e à sua preservação e valorização.
A Feira Anual dos Santos de Cerdal está classificada como Património Cultural Imaterial de Portugal desde 2023, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no domínio das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas.
A Feira dos Santos de Cerdal é um evento secular, com características únicas, na sua tipologia, em todo o Noroeste Peninsular. Esta é uma feira/romaria outonal, documentada pelo menos desde 1758, desenvolvendo-se, desde então, no mesmo recinto envolvente à Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, Valença.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe, esta quarta-feira, 3 de dezembro, o primeiro Encontro Estudante-Atleta, uma iniciativa que reúne estudantes, técnicos, dirigentes e parceiros para debater os desafios, estratégias e oportunidades da conciliação entre a vida académica e a prática desportiva.
A requalificação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, prevista desde 2021, está suspensa devido a um processo judicial movido pela empresa que ganhou o concurso público, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI).
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.