A freguesia valenciana de Cerdal recebe a segunda edição da tertúlia “Conversas na Feira”, este ano, tendo por tema “Entre Petiscos e Desgarradas!”, sábado, 25 de outubro, às 21h00, na sede de “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal.
Este ano a temática versará sobre os petiscos tradicionais, uma marca das tasquinhas do certame, acompanhados dos vinhos novos da região que se provam nesta feira. As tasquinhas são, também, ponto de encontro de tocadores de concertina, de cantadores ao desafio e de muitas desgarradas. O certame é, por si, um fervilhar de cultura popular desta raia luso-galaica, do cantar de improviso e do versejar, com palavras soltas, que perpetuam a memória e são uma das grandes marcas desta feira.
A tertúlia contará com testemunhos da Comissão de Festas de São Bento, da Comissão de Festas de São Pedro da Torre, da Tasquinha “Quim Cachadinha” e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos “ de Cerdal. A moderação da tertúlia estará a cargo do historiador Narciso Serra e do Pároco de Cerdal, Padre Gonçalo do Vale e contará, também, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira.
A tertúlia será um espaço de conversa e debate aberto a todos os que se sintam interessados em explorar as memórias associadas à Feira Anual dos Santos de Cerdal e à sua preservação e valorização.
A Feira Anual dos Santos de Cerdal está classificada como Património Cultural Imaterial de Portugal desde 2023, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no domínio das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas.
A Feira dos Santos de Cerdal é um evento secular, com características únicas, na sua tipologia, em todo o Noroeste Peninsular. Esta é uma feira/romaria outonal, documentada pelo menos desde 1758, desenvolvendo-se, desde então, no mesmo recinto envolvente à Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, Valença.

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.