A freguesia valenciana de Cerdal recebe a segunda edição da tertúlia “Conversas na Feira”, este ano, tendo por tema “Entre Petiscos e Desgarradas!”, sábado, 25 de outubro, às 21h00, na sede de “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal.
Este ano a temática versará sobre os petiscos tradicionais, uma marca das tasquinhas do certame, acompanhados dos vinhos novos da região que se provam nesta feira. As tasquinhas são, também, ponto de encontro de tocadores de concertina, de cantadores ao desafio e de muitas desgarradas. O certame é, por si, um fervilhar de cultura popular desta raia luso-galaica, do cantar de improviso e do versejar, com palavras soltas, que perpetuam a memória e são uma das grandes marcas desta feira.
A tertúlia contará com testemunhos da Comissão de Festas de São Bento, da Comissão de Festas de São Pedro da Torre, da Tasquinha “Quim Cachadinha” e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos “ de Cerdal. A moderação da tertúlia estará a cargo do historiador Narciso Serra e do Pároco de Cerdal, Padre Gonçalo do Vale e contará, também, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira.
A tertúlia será um espaço de conversa e debate aberto a todos os que se sintam interessados em explorar as memórias associadas à Feira Anual dos Santos de Cerdal e à sua preservação e valorização.
A Feira Anual dos Santos de Cerdal está classificada como Património Cultural Imaterial de Portugal desde 2023, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no domínio das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas.
A Feira dos Santos de Cerdal é um evento secular, com características únicas, na sua tipologia, em todo o Noroeste Peninsular. Esta é uma feira/romaria outonal, documentada pelo menos desde 1758, desenvolvendo-se, desde então, no mesmo recinto envolvente à Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, Valença.

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.