A freguesia valenciana de Cerdal recebe a segunda edição da tertúlia “Conversas na Feira”, este ano, tendo por tema “Entre Petiscos e Desgarradas!”, sábado, 25 de outubro, às 21h00, na sede de “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal.
Este ano a temática versará sobre os petiscos tradicionais, uma marca das tasquinhas do certame, acompanhados dos vinhos novos da região que se provam nesta feira. As tasquinhas são, também, ponto de encontro de tocadores de concertina, de cantadores ao desafio e de muitas desgarradas. O certame é, por si, um fervilhar de cultura popular desta raia luso-galaica, do cantar de improviso e do versejar, com palavras soltas, que perpetuam a memória e são uma das grandes marcas desta feira.
A tertúlia contará com testemunhos da Comissão de Festas de São Bento, da Comissão de Festas de São Pedro da Torre, da Tasquinha “Quim Cachadinha” e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos “ de Cerdal. A moderação da tertúlia estará a cargo do historiador Narciso Serra e do Pároco de Cerdal, Padre Gonçalo do Vale e contará, também, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira.
A tertúlia será um espaço de conversa e debate aberto a todos os que se sintam interessados em explorar as memórias associadas à Feira Anual dos Santos de Cerdal e à sua preservação e valorização.
A Feira Anual dos Santos de Cerdal está classificada como Património Cultural Imaterial de Portugal desde 2023, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no domínio das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas.
A Feira dos Santos de Cerdal é um evento secular, com características únicas, na sua tipologia, em todo o Noroeste Peninsular. Esta é uma feira/romaria outonal, documentada pelo menos desde 1758, desenvolvendo-se, desde então, no mesmo recinto envolvente à Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, Valença.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, foi distinguido com o Machado de Honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses. A homenagem, atribuída como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da proteção civil e dos bombeiros, decorreu numa cerimónia marcada por palavras de gratidão e emoção.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI promove, nos dias 19 e 20 de setembro a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Para além do congresso em si, este ano de 2025 fica ainda marcado pelos dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária em Portugal.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.