O Município de Valença vai comemorar o Dia dos Avós, na próxima sexta-feira, 26 de julho, com um convívio intergeracional, entre avós e netos, no Parque da Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo.
Durante a manhã as atividades começam às 10h00 e estão mais direcionadas para os utentes das IPSS’s do concelho, prevendo-se a presença de 350 utentes e respetivos netos. Durante a tarde as atividades estão abertas à comunidade sénior do concelho e vão-se prolongar até às 17h00.
Jogos tradicionais, dança, música ambiente e atuações musicais, com artistas do concelho, prometem um dia muito animado entre avós e netos, num espaço natural emblemático do concelho como é o Parque Santuário da Senhora da Cabeça. Esta confraternização e convívio intergeracional pretendem estimular a proximidade e os afetos entre avós e netos.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e contará com a participação dos utentes do Centro de Convívio de Verdoejo, da Santa Casa da Misericórdia, do Centro Humanitário da Cruz Vermelha, da ASRAR – Associação de Reformados e Aposentados do Concelho de Valença, do Centro de Dia de São Pedro da Torre, da APPACDM e do Centro de Convívio de Fontoura, bem como dos utentes dos ATL’s de Fontoura, da Santa Casa da Misericórdia, da ASRAR, do Status e da Floresta Mágica.
Celebrado a 26 de julho, o Dia Mundial dos Avós visa reverenciar todos os avós, pela sua dedicação e importância para a família. A data comemorativa, assinalada anualmente, é uma homenagem ao dia de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo, considerados os padroeiros dos avós.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.
As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).