No âmbito dos fins de semana gastronómicos promovido pelo município de Valença, aderente à iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal, realiza-se na próxima sexta-feira, 28 de março, na Antiga Alfândega de Valença, o evento "Conversas em torno da Gastronomia Valenciana".
Este encontro visa destacar a importância da gastronomia como elemento identitário e impulsionador do desenvolvimento turístico e económico de Valença e da região.
O evento contará com a presença de especialistas, profissionais e entidades ligadas ao setor, que irão debater o futuro da gastronomia, as boas práticas no setor e o potencial do enoturismo.
Programa:
15h30 | Abertura e moderação
Ana Paula Xavier – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Valença, dará as boas-vindas aos participantes, contextualizará a importância do evento para a região e será a moderadora dos dois temas que serão abordados nesta sessão.
16h00 | Tema I – O futuro da Gastronomia
Este painel contará com a participação de representantes do Turismo do Porto e Norte de Portugal e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Licenciatura de Gastronomia e Vinhos). Os convidados irão refletir sobre as tendências, desafios e oportunidades para o setor gastronômico na região.
16h45 | Tema II – Boas Práticas na Gastronomia e Enoturismo
Já o segundo tema contará com as contribhuições de Carlos Brandão (da Adriminho), Rafael Oliveira (Kmzero), Inma Lopez Garrido (Restaurante Beldade Tui, reconhecido pelo Guia Michelin), e Ivan Alves, (da página de crítica gastronómica, Papocheio.pt).
17h00 | Encerramento
José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença, fará o encerramento do evento, destacando o papel da gastronomia como motor de desenvolvimento local e regional.
17h15 | Degustação de produtos locais
O evento culminará com uma degustação de produtos locais, oferecendo aos participantes a oportunidade de saborear e conhecer melhor a riqueza gastronómica de Valença e da região.
Este encontro é uma iniciativa aberta ao público, destinada a profissionais do setor, estudantes, empresários e todos os que se interessam pela gastronomia e pelo turismo. A organização convida todos a participar e a celebrar a gastronomia como um património vivo e um fator de diferenciação da região.
Hugo van der Ding, conhecido autor da rubrica Vamos Todos Morrer, nas manhãs da Antena 3, é o convidado deste sábado, 12 de julho, pelas 18h00, das Conversas da Casa Grande, precisamente evocando a memória do escritor Aquilino Ribeiro e autor dessa obra maior da literatura portuguesa A Casa Grande de Romarigães.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou o lançamento de um segundo concurso para a construção de um centro de apoio para pessoas em situação de sem-abrigo por pelo menos 2,1 milhões de euros acrescido de IVA.
O SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores – promove o seminário "Ser Professor Hoje", subordinado ao tema Formação Inicial e Contínua como Alicerces da Profissão. O seminário acontece na sexta-feira, 11 de julho, pelas 14h00, no Auditório Professor Lima de Carvalho, da Escola Superior de Educação, de Viana do Castelo.
A EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação estreia a sua nova criação "MUDAR – um espetáculo em transformação" nos dias 11 e 12 de julho, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com quatro sessões que encerram mais um ano letivo.
O Festival Contrasta está de volta à icónica Fortaleza de Valença para a sua quarta edição, prometendo dois dias inesquecíveis de música, cultura e paisagem. Nos dias 11 e 12 de julho de 2025, Valença volta a ser palco de um dos eventos mais aguardados do verão no Alto Minho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária, um conjunto de apoio para as juntas e uniões de freguesia para obras de construção e requalificação de equipamentos, para mobilidade, segurança e material circulantes e para requalificação urbana e de centros cívicos. Os apoios ascendem, na sua totalidade, a mais de 600 mil euros.
À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai interditar o trânsito automóvel em algumas das principais artérias do centro histórico, entre os dias 14 de julho e 5 de setembro, com o objetivo de promover a mobilidade pedonal, garantir a segurança de residentes e visitantes e proporcionar uma fruição mais plena do espaço público.