O Município de Valença está a realizar uma campanha de sensibilização para a prevenção do cancro, nas escolas e na comunidade em geral.
Esta quinta-feira, 8 de fevereiro, a campanha de sensibilização, com sessões de educação para a saúde, decorre nas aulas de cidadania, no Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho. Nutricionistas e técnicos da Liga Contra o Cancro irão transmitir informação sobre os hábitos de vida saudáveis preventivos do cancro.
Neste âmbito, na passada segunda-feira, 5 de fevereiro, decorreu, uma sessão de sensibilização, na Biblioteca Municipal, durante a tarde, aberta à comunidade. A sessão pretendeu sensibilizar a comunidade para as atitudes preventivas que todos podem ter, no dia a dia, sobretudo no que toca à importância da alimentação saudável e outros fatores de proteção para a prevenção do cancro. A atividade foi dinamizada pela nutricionista do Centro de Saúde de Valença e pela técnica da delegação de Valença da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A vice-presidente, Ana Paula Xavier, participou na atividade e destacou a importância de “sensibilizar, promover hábitos de vida saudável e apostar numa alimentação que privilegie consumir local e produtos de época”. Esta sessão foi ainda enriquecida com a participação do grupo de música popular da Universidade Sénior de Valença.
Estas atividades estão a ser promovidas pela Câmara Municipal em parceria com a delegação de Valença da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Centro de Saúde de Valença.


O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, três propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, num total de 262.500 euros, durante a reunião ordinária do executivo realizada esta quarta-feira.
A Câmara Municipal de Valença entregou ontem, durante a cerimónia do Feriado Municipal, as Medalhas de Mérito Municipal 2026, reconhecendo o contributo de cidadãos, empresas e associações para o desenvolvimento do concelho e para a projeção de Valença a nível regional e nacional.