No decorrer do Programa EcoEscolas a Câmara Municipal de Valença, o Agrupamento Muralhas do Minho e Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), em colaboração com as Infraestruturas de Portugal e a ULSAM, (serviço de Nutrição), realizaram uma série de ações que pretenderam reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade.
Uma das atividades desenvolvidas foi visita ao “Castelo da Furna”, na freguesia de Boivão, para observação do património geológico.
Decorreu, também, uma visita à Veiga da Mira, com objetivo de recolha da biodiversidade, com recurso à APP – PlantNet.
No dia 04 de maio, uma palestra sobre “lanches saudáveis”, no âmbito da alimentação saudável e sustentável, foi desenvolvida em parceria com a ULSAM – serviço de Nutrição, no auditório do Agrupamento Muralhas do Minho.
Depois, dia 19 de maio, realizou-se uma palestra sobre “Espécies Invasoras em Valença – da localização, prevenção ao combate”, em parceria com as Infraestrturas de Portugal, com observação prática, no Agrupamento Muralhas do Minho.
Para quarta-feira, dia 31 de maio, está agendada uma palestra na ESCE sobre “alimentos que ajudam à preparação para os exames”.
Neste âmbito, as escolas dinamizaram um concurso para elaboração de um poster com um tema ambiental e realizaram uma atividade de plogging, num percurso que decorreu junto ao Rio Minho.
Por fim, o Agrupamento Muralhas do Minho está a desenvolver com os seus alunos “abrigos para animais”, para posteriormente serem colocados num espaço urbano do concelho.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.