Acender as Luzes, Fortaleza de Chocolate, Mercado de Natal, Duendelândia, Há Neve na Praça, Concerto de Natal da Eurocidade, Exposição Coletiva de Presépios, Olá 2024 – Passagem de Ano e Cavalgata de Reis prometem alegrar pequenos e graúdos e tornar Valença um dos principais destinos deste Natal. As atividades começam a 1 de dezembro e prolongam-se até 7 de janeiro.
Para o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, “Valença dará cor e luz ao ambiente especial que se respira nesta época, tornando-se um destino preferencial de Natal, onde todos, valencianos e visitantes, desfrutarão das inúmeras atividades que temos para oferecer”.
No dia 1 de dezembro, sexta-feira, o Jardim Municipal recebe o ato simbólico que dará início a todas as celebrações. Às 18h00 as Luzes de Natal da cidade de Valença serão ligadas iluminando e embelezando as principais artérias da cidade.
De 1 a 10 de dezembro a Fortaleza de Valença será o destino mais doce deste Natal.
Dez dias, dez horas por dia, das 10h00 às 20h00, para se deliciar nesta feira mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate, com showcookings e muita animação itinerante permanente.
Nos fins de semana de dezembro, os produtos natalícios conquistam o Jardim Municipal. 1 a 3, 8 a 10, 15 a 17 e 22 a 23 de dezembro, o Mercado de Natal de Valença é um bom destino para encontrar e comprar aquele detalhe natalício. Esta atividade contará, também, com um amplo programa de animação cultural.
No Jardim Municipal, a Duendelândia decorre nos fins de semana de dezembro. 1 a 3, 6 a 10, 15 a 17 e 22 e 23 de dezembro, entre as 14h00 e as 20h00 são as oportunidades para encantar a pequenada.
Circuito de arborismo, parque trampolim, circuito de comboio, circuito das renas, insufláveis, pinta-faces e Casa do Pai Natal prometem fazer as delícias das crianças, com um mundo de aventuras e fazer sorrir os adultos.
A Praça da República, na Fortaleza de Valença, vai encher-se de Neve, num ‘spot’ natalício que promete espalhar a magia da época entre miúdos e graúdos, entre 15 e 23 de dezembro.
A 16 de dezembro, o Teatro Municipal de Tui recebe o grande concerto de Natal da Eurocidade onde as vozes e os instrumentos, dos dois lados do Minho, se fundem para transmitir a sonoridade dos mais emblemáticos temas desta quadra.
Mistura Vocal, Coral Vocalis Contrasta, Academia de Música Fortaleza de Valença e Casual Quartet com Maria João Domingues prometem um concerto de Natal memorável.
A Avenida dos Combatentes da Grande Guerra voltará a acolher a exposição coletiva de presépios, elaborados pelos movimentos associativos valencianos. Na rotunda da Trapicheira estará o emblemático presépio de troncos de madeira, em tamanho real e a maior estrela-guia de Portugal, uma estrutura com 12 metros de diâmetro, toda iluminada
Esta exposição poderá ser apreciada entre 17 de dezembro e 5 de janeiro.
Os festejos da Passagem de Ano irão decorrer no Jardim Municipal e prometem muita animação para todas as idades. Fique atento, oportunamente iremos divulgar a programação.
Sexta-feira, 5 de janeiro, às 16h00, sai do Largo da Estação de Valença a Cavalgata Internacional de Reis, que percorrerá as Avenidas centrais de Valença, em direção à Ponte Centenária e daí até ao Paseo da Corredoira, em Tui.
Esta época festiva, além de toda esta animação, também é propícia às compras em família. Este ano, ao realizar as suas compras no nosso comércio local habilita-se a ganhar um dos 10 prémios, no valor de 100€, para utilizar nas lojas aderentes.

O Club Lote 5 e a agência Timbre Cósmico promovem, no próximo dia 17 de janeiro, um mega evento que conjuga duas áreas, 5 DJ’s e um MC.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, recebe este sábado, às 21h30, um dos jogos mais aguardados dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. A Juventude Viana defronta o Sporting Clube de Tomar, num encontro que promete grande intensidade e forte apoio das bancadas.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
O Aquamuseu do Rio Minho abriu uma nova exposição dedicada à lampreia, espécie emblemática da região e valorizada na gastronomia minhota. “A Pesca da Lampreia Marinha no Rio Minho” estará em exibição até 31 de março.
O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, visitou em dezembro passado as obras das residências académicas do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), um investimento histórico superior a 20 milhões de euros que permitirá disponibilizar cerca de mil camas a estudantes já no ano letivo 2026/27.
A Câmara Municipal de Monção iniciou a instalação de uma nova sinalética urbana no centro histórico da vila, apostando numa imagem mais moderna, atrativa e uniforme, alinhada com a Marca Monção. A intervenção integra-se no plano de requalificação do espaço público e visa atualizar e otimizar a informação existente, reforçando a imagem de modernidade e sustentabilidade do concelho.
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Polícia Marítima (PM) receberam seis novas motas de salvamento marítimo, numa cerimónia realizada na Casa da Balança, nas Instalações Centrais da Marinha, em Lisboa.