Acender as Luzes, Fortaleza de Chocolate, Mercado de Natal, Duendelândia, Há Neve na Praça, Concerto de Natal da Eurocidade, Exposição Coletiva de Presépios, Olá 2024 – Passagem de Ano e Cavalgata de Reis prometem alegrar pequenos e graúdos e tornar Valença um dos principais destinos deste Natal. As atividades começam a 1 de dezembro e prolongam-se até 7 de janeiro.
Para o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, “Valença dará cor e luz ao ambiente especial que se respira nesta época, tornando-se um destino preferencial de Natal, onde todos, valencianos e visitantes, desfrutarão das inúmeras atividades que temos para oferecer”.
No dia 1 de dezembro, sexta-feira, o Jardim Municipal recebe o ato simbólico que dará início a todas as celebrações. Às 18h00 as Luzes de Natal da cidade de Valença serão ligadas iluminando e embelezando as principais artérias da cidade.
De 1 a 10 de dezembro a Fortaleza de Valença será o destino mais doce deste Natal.
Dez dias, dez horas por dia, das 10h00 às 20h00, para se deliciar nesta feira mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate, com showcookings e muita animação itinerante permanente.
Nos fins de semana de dezembro, os produtos natalícios conquistam o Jardim Municipal. 1 a 3, 8 a 10, 15 a 17 e 22 a 23 de dezembro, o Mercado de Natal de Valença é um bom destino para encontrar e comprar aquele detalhe natalício. Esta atividade contará, também, com um amplo programa de animação cultural.
No Jardim Municipal, a Duendelândia decorre nos fins de semana de dezembro. 1 a 3, 6 a 10, 15 a 17 e 22 e 23 de dezembro, entre as 14h00 e as 20h00 são as oportunidades para encantar a pequenada.
Circuito de arborismo, parque trampolim, circuito de comboio, circuito das renas, insufláveis, pinta-faces e Casa do Pai Natal prometem fazer as delícias das crianças, com um mundo de aventuras e fazer sorrir os adultos.
A Praça da República, na Fortaleza de Valença, vai encher-se de Neve, num ‘spot’ natalício que promete espalhar a magia da época entre miúdos e graúdos, entre 15 e 23 de dezembro.
A 16 de dezembro, o Teatro Municipal de Tui recebe o grande concerto de Natal da Eurocidade onde as vozes e os instrumentos, dos dois lados do Minho, se fundem para transmitir a sonoridade dos mais emblemáticos temas desta quadra.
Mistura Vocal, Coral Vocalis Contrasta, Academia de Música Fortaleza de Valença e Casual Quartet com Maria João Domingues prometem um concerto de Natal memorável.
A Avenida dos Combatentes da Grande Guerra voltará a acolher a exposição coletiva de presépios, elaborados pelos movimentos associativos valencianos. Na rotunda da Trapicheira estará o emblemático presépio de troncos de madeira, em tamanho real e a maior estrela-guia de Portugal, uma estrutura com 12 metros de diâmetro, toda iluminada
Esta exposição poderá ser apreciada entre 17 de dezembro e 5 de janeiro.
Os festejos da Passagem de Ano irão decorrer no Jardim Municipal e prometem muita animação para todas as idades. Fique atento, oportunamente iremos divulgar a programação.
Sexta-feira, 5 de janeiro, às 16h00, sai do Largo da Estação de Valença a Cavalgata Internacional de Reis, que percorrerá as Avenidas centrais de Valença, em direção à Ponte Centenária e daí até ao Paseo da Corredoira, em Tui.
Esta época festiva, além de toda esta animação, também é propícia às compras em família. Este ano, ao realizar as suas compras no nosso comércio local habilita-se a ganhar um dos 10 prémios, no valor de 100€, para utilizar nas lojas aderentes.

O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.