Cento e onze estabelecimentos comerciais participaram na última edição do concurso "Valença Compras de Natal" e 50 no concurso "Valença Montras de Natal"
A entrega dos prémios, aos vencedores dos dois concursos, decorreu ontem, dia 27 de janeiro, no auditório dos Paços do Concelho, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, e do Presidente da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, Manuel Cunha Júnior.
O júri decidiu atribuir os seguintes prémio do concurso “Valença Montras de Natal”:
1º Flora Florista;
2ºRouse Chique;
3ºCentro Óptico Ibérico.
O concurso das Montras de Natal pretendeu distinguir e premiar as melhores decorações de montras alusivas a esta quadra natalícia e o concurso Compras de Natal premiar os consumidores do comércio valenciano.
Já no concurso “Valença Compras de Natal” foram recolhidos mais de 11 mil cupões de vendas, durante a campanha e da tômbola foram extraídos os 10 que premiaram os seguintes compradores, com 100 euros cada, nas lojas aderentes:
– Cathy Fagundes (atribuído pelo estabelecimento – Beija Flor – Ervanária)
– Sandra Brilhante (atribuído pelo estabelecimento – The Circus Fashion Store)
– Cátia Andreia Oliveira Gonçalves (atribuído pelo estabelecimento – Selecta)
– Bebiana Fernandes (atribuído pelo estabelecimento – Ana Martins – Estética)
– Francelina Neves (atribuído pelo estabelecimento – Casa Azul)
– Isabel Miguez (atribuído pelo estabelecimento – Casa Azul)
– Cristina Franco (atribuído pelo estabelecimento – Perfil Visual – Centro Óptico Ibérico)
– Maria Durán Sixto (atribuído pelo estabelecimento – Elle e Esse)
– Rita Cerqueira (atribuído pelo estabelecimento – Perfil Visual – Centro Óptico Ibérico)
– Ana Maria Castelhano (atribuído pelo estabelecimento – Elle e Esse)
Para o Presidente da Câmara Municipal, “estes concursos mostram a pujança do comércio tradicional valenciano que queremos que seja cada vez mais vivo e dinâmico”.
Para o Presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo “esta terceira edição, foi um sucesso com um número recorde de estabelecimentos aderentes, bem como das vendas efetuadas”.
Estes dois concursos foram uma iniciativa da Associação Empresarial de Viana do Castelo – delegação de Valença em parceria com o Município de Valença.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.