Cento e onze estabelecimentos comerciais participaram na última edição do concurso "Valença Compras de Natal" e 50 no concurso "Valença Montras de Natal"
A entrega dos prémios, aos vencedores dos dois concursos, decorreu ontem, dia 27 de janeiro, no auditório dos Paços do Concelho, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, e do Presidente da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, Manuel Cunha Júnior.
O júri decidiu atribuir os seguintes prémio do concurso “Valença Montras de Natal”:
1º Flora Florista;
2ºRouse Chique;
3ºCentro Óptico Ibérico.
O concurso das Montras de Natal pretendeu distinguir e premiar as melhores decorações de montras alusivas a esta quadra natalícia e o concurso Compras de Natal premiar os consumidores do comércio valenciano.
Já no concurso “Valença Compras de Natal” foram recolhidos mais de 11 mil cupões de vendas, durante a campanha e da tômbola foram extraídos os 10 que premiaram os seguintes compradores, com 100 euros cada, nas lojas aderentes:
– Cathy Fagundes (atribuído pelo estabelecimento – Beija Flor – Ervanária)
– Sandra Brilhante (atribuído pelo estabelecimento – The Circus Fashion Store)
– Cátia Andreia Oliveira Gonçalves (atribuído pelo estabelecimento – Selecta)
– Bebiana Fernandes (atribuído pelo estabelecimento – Ana Martins – Estética)
– Francelina Neves (atribuído pelo estabelecimento – Casa Azul)
– Isabel Miguez (atribuído pelo estabelecimento – Casa Azul)
– Cristina Franco (atribuído pelo estabelecimento – Perfil Visual – Centro Óptico Ibérico)
– Maria Durán Sixto (atribuído pelo estabelecimento – Elle e Esse)
– Rita Cerqueira (atribuído pelo estabelecimento – Perfil Visual – Centro Óptico Ibérico)
– Ana Maria Castelhano (atribuído pelo estabelecimento – Elle e Esse)
Para o Presidente da Câmara Municipal, “estes concursos mostram a pujança do comércio tradicional valenciano que queremos que seja cada vez mais vivo e dinâmico”.
Para o Presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo “esta terceira edição, foi um sucesso com um número recorde de estabelecimentos aderentes, bem como das vendas efetuadas”.
Estes dois concursos foram uma iniciativa da Associação Empresarial de Viana do Castelo – delegação de Valença em parceria com o Município de Valença.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.
Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.
Os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez passaram a dispor de uma nova Viatura Urbana de Combate a Incêndios (VUCI) de última geração, reforçando de forma significativa a capacidade de resposta operacional num concelho exigente do ponto de vista territorial e rico em património natural.
A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.