Cento e onze estabelecimentos comerciais participaram na última edição do concurso "Valença Compras de Natal" e 50 no concurso "Valença Montras de Natal"
A entrega dos prémios, aos vencedores dos dois concursos, decorreu ontem, dia 27 de janeiro, no auditório dos Paços do Concelho, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, e do Presidente da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, Manuel Cunha Júnior.
O júri decidiu atribuir os seguintes prémio do concurso “Valença Montras de Natal”:
1º Flora Florista;
2ºRouse Chique;
3ºCentro Óptico Ibérico.
O concurso das Montras de Natal pretendeu distinguir e premiar as melhores decorações de montras alusivas a esta quadra natalícia e o concurso Compras de Natal premiar os consumidores do comércio valenciano.
Já no concurso “Valença Compras de Natal” foram recolhidos mais de 11 mil cupões de vendas, durante a campanha e da tômbola foram extraídos os 10 que premiaram os seguintes compradores, com 100 euros cada, nas lojas aderentes:
– Cathy Fagundes (atribuído pelo estabelecimento – Beija Flor – Ervanária)
– Sandra Brilhante (atribuído pelo estabelecimento – The Circus Fashion Store)
– Cátia Andreia Oliveira Gonçalves (atribuído pelo estabelecimento – Selecta)
– Bebiana Fernandes (atribuído pelo estabelecimento – Ana Martins – Estética)
– Francelina Neves (atribuído pelo estabelecimento – Casa Azul)
– Isabel Miguez (atribuído pelo estabelecimento – Casa Azul)
– Cristina Franco (atribuído pelo estabelecimento – Perfil Visual – Centro Óptico Ibérico)
– Maria Durán Sixto (atribuído pelo estabelecimento – Elle e Esse)
– Rita Cerqueira (atribuído pelo estabelecimento – Perfil Visual – Centro Óptico Ibérico)
– Ana Maria Castelhano (atribuído pelo estabelecimento – Elle e Esse)
Para o Presidente da Câmara Municipal, “estes concursos mostram a pujança do comércio tradicional valenciano que queremos que seja cada vez mais vivo e dinâmico”.
Para o Presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo “esta terceira edição, foi um sucesso com um número recorde de estabelecimentos aderentes, bem como das vendas efetuadas”.
Estes dois concursos foram uma iniciativa da Associação Empresarial de Viana do Castelo – delegação de Valença em parceria com o Município de Valença.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, no dia 1 de janeiro, o primeiro nascimento de 2026. O bebé, de nome Bryam, nasceu às 00h06, por parto eutócico, apresentando um estado de saúde considerado bom.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.