A Câmara Municipal de Valença está a arborizar uma área de 120 hectares, com 100 mil árvores, em 12 aglomerados, no âmbito do projeto Condomínios de Aldeia, num investimento superior a 200 mil euros.
Estas 100 mil árvores folhosas autóctones prometem regenerar a paisagem florestal do concelho em freguesias como Sanfins, Gondomil, Taião, Gandra, Cerdal e Boivão.
Todas estas árvores estão a ser plantadas com proteção e adubagem incluída. Estas espécies são consideradas mais adequadas à nossa região e resistentes aos incêndios florestais.
A plantação destas árvores segue-se a um amplo trabalho de desmatação, limpeza e erradicação do eucalipto e outras exóticas e abertura e manutenção de caminhos florestais. No âmbito deste projeto está, também, a ser executado um parque de merendas em Gondomil.
No total de todas as intervenções programadas implicam um investimento de cerca de 575 mil euros financiados pelo Fundo Ambiental, a 100 %, através do Programa de Recuperação e Resiliência, na medida “Condomínio de Aldeias”.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.