O Município de Valença esteve presente no programa “Minho Gastronómico”, sob o lema “Carnes e Caldos”, que se realizou no Instituto de Design de Guimarães de 4 a 6 de novembro.
A iniciativa foi promovida pelo Consórcio Minho IN e englobou os 24 municípios da região do Minho através das Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.
O Município de Valença esteve presente com o Caldo Verde, uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa e os Lombelos de Porco com Pêra Assada e Creme de Castanha.
Para Ana Paula Xavier, estes eventos são fundamentais porque permite articular a promoção da gastronomia do concelho com a atratividade turística que o município quer desenvolver, qualificando assim uma das maiores riquezas da região.
Trata-se de um evento ímpar no âmbito da promoção da gastronomia, potenciando a tradição e apostando na inovação. Neste contexto, o programa “Minho Gastronómico” passou por Guimarães, depois de já ter estado em Viana do Castelo e Braga.
O Showcooking foi realizado pelos Chef’s Rui Ribeiro e Maria Fernandes com o apoio da EPRAMI.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.