O auditório do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, acolhe na próxima quinta-feira, 15 de novembro, a partir das 9h30, o seminário "Educação Diversidade Interculturalidade e Cidadania".
O evento decorre no âmbito do projeto Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho (AMAM) que está a ser dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
Segundo a autarquia de Valença, o seminário pretende analisar as dinâmicas que promovam iniciativas facilitadoras da inclusão de estrangeiros residentes em Valença. “Recorde-se que em 2020, a comunidade imigrante em Valença representava 6% da população total”, reforçou, através de uma nota.
A abertura do seminário contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira e o encerramento com Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal.
Os interessados em participar no seminário podem inscrever-se aqui.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, em parceria com a CIM Alto Minho e a Logframe.
O programa na íntegra pode ser consultado, aqui:

O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.
Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
A vida e o legado de Armando Alves, figura emblemática de Merufe, serão celebrados este domingo, dia 15 de fevereiro, às 15h30, no Cine Teatro João Verde, com o espetáculo “Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.
Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) natural de Viana do Castelo foi peça determinante num caso que está a marcar a atualidade nacional e que ganhou destaque no Dia Europeu do 112.
Vila Nova de Cerveira recebeu nos dias 6 e 7 de fevereiro a segunda ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.