O auditório do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, acolhe na próxima quinta-feira, 15 de novembro, a partir das 9h30, o seminário "Educação Diversidade Interculturalidade e Cidadania".
O evento decorre no âmbito do projeto Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho (AMAM) que está a ser dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
Segundo a autarquia de Valença, o seminário pretende analisar as dinâmicas que promovam iniciativas facilitadoras da inclusão de estrangeiros residentes em Valença. “Recorde-se que em 2020, a comunidade imigrante em Valença representava 6% da população total”, reforçou, através de uma nota.
A abertura do seminário contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira e o encerramento com Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal.
Os interessados em participar no seminário podem inscrever-se aqui.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, em parceria com a CIM Alto Minho e a Logframe.
O programa na íntegra pode ser consultado, aqui:

O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.