O auditório do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, acolhe na próxima quinta-feira, 15 de novembro, a partir das 9h30, o seminário "Educação Diversidade Interculturalidade e Cidadania".
O evento decorre no âmbito do projeto Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho (AMAM) que está a ser dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
Segundo a autarquia de Valença, o seminário pretende analisar as dinâmicas que promovam iniciativas facilitadoras da inclusão de estrangeiros residentes em Valença. “Recorde-se que em 2020, a comunidade imigrante em Valença representava 6% da população total”, reforçou, através de uma nota.
A abertura do seminário contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira e o encerramento com Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal.
Os interessados em participar no seminário podem inscrever-se aqui.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, em parceria com a CIM Alto Minho e a Logframe.
O programa na íntegra pode ser consultado, aqui:

O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.
O candidato à Presidência da República, André Ventura, felicitou António José Seguro e desejou-lhe “um bom mandato”.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.