No âmbito do "Outubro Rosa - Mês de Prevenção do Cancro da Mama", o Município de Valença organiza no próximo domingo, 22 de outubro, uma caminhada solidária "Valença Sempre Mulher". A iniciativa reverte para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM).
A caminhada sairá do Campo da Seara, na freguesia de Verdoejo, pelas 9h30 e vai-se desenvolver ao longo de 5 quilómetros, até à Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O percurso conta com uma duração previsível de uma hora.
A inscrição na atividade implica o pagamento de 5 euros, que dão direito a uma t-shirt do evento, reforço alimentar e transporte de regresso. O valor reverte, na totalidade, para a APAMCM.
Segundo o Município de Valença, a caminhada pretende “consciencializar a comunidade para a importância dos rastreios, sobretudo das mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos”.
A iniciativa da Câmara Municipal de Valença, conta com o apoio da Associação Desportiva Verdoejense, com a Junta de Freguesia de Verdoejo e com o patrocínio do meio empresarial local.
A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.