Mais de uma década depois do início do processo, o Município de Valença, juntamente com os Municípios de Almeida e Marvão, procedeu à entrega do dossier final de candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a património mundial da UNESCO, no Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida.
Para José Manuel Carpinteira, presidente do Município de Valença, “a classificação das Fortalezas Abaluartadas da Raia como Património Mundial da UNESCO será decisiva para a sua preservação, valorização e projeção turística, nos mercados nacional e internacional. De igual modo, contribuirá para melhorar a experiência dos turistas e visitantes que nos escolhem como destino, dando-lhes a conhecer a nossa história”, lê-se numa nota da autarquia.
Segundo a mesma, é esperado que a proposta de classificação pela UNESCO seja entregue em Paris, em 2025, para uma avaliação prévia pelo grupo de peritos internacionais e posteriormente avance para a avaliação do Comité Internacional.
A entrega do dossier final de candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, dos presidentes dos Município de Almeida e Marvão, António Machado e António Vitorino, respetivamente, do presidente da Comissão Nacional da UNESCO, José Moraes Cabral, da vice-presidente do ICOMOS Portugal, Ana Paula Amendoeira, do coordenador da candidatura, João Campos, do presidente da Association Vauban, Alain Monferrand e demais técnicos destes três municípios, envolvidos na candidatura.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.