É já esta sexta-feira, no dia 1 de dezembro, pelas 18h00, que o Jardim Municipal de Valença recebe a abertura oficial das celebrações “Valença Natal 2023”, com o acender das luzes.
Os sons da época natalícia vão ecoar no Coreto do Jardim, num momento musical, a cargo da Academia de Música Fortaleza de Valença, anunciando a chegada da “Valença é Natal 2023”. José Manuel Carpinteira, presidente do Município de Valença, rodeado pelos demais vereadores, terá a tarefa de carregar no botão que ligará a rede de iluminação artística que dará luz e cor à “Valença Natal 2023” durante 38 dias.
A iluminação desenvolve-se no Jardim Municipal, nas avenidas e rotundas centrais e comerciais da área central da cidade, bem como nas entradas e principais ruas e praças comerciais da Fortaleza de Valença. Destaque ainda para a maior estrela guia de Portugal que ilumina o Presépio de Troncos da Rotunda da Trapicheira. Uma estrutura metálica, com 12 metros de diâmetro, toda iluminada, serve de pano de fundo ao presépio que tem sido um dos ícones das festas natalícias de Valença, nos últimos anos.

A novidade este ano vai para a árvore multimédia de Natal, com 24 metros de altura e oito metros de base, que vai marcar o Jardim Municipal. Uma estrutura metálica, toda iluminada, vai ser um dos grandes spots de Valença para perpetuar, em imagem, esta quadra. As duas principais entradas do Jardim Municipal contarão, também, com espetáculos multimédia.
Ao acender das luzes junta-se a Fortaleza de Chocolate, o Mercado de Natal, a Duendelândia, Há Neve na Praça, o Concerto de Natal da Eurocidade, a Exposição Coletiva de Presépios, o Olá 2024 – Passagem de Ano e a Cavalgata de Reis numa programação que promete alegrar pequenos e graúdos e tornar Valença um dos principais destinos deste Natal.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.