É já esta sexta-feira, no dia 1 de dezembro, pelas 18h00, que o Jardim Municipal de Valença recebe a abertura oficial das celebrações “Valença Natal 2023”, com o acender das luzes.
Os sons da época natalícia vão ecoar no Coreto do Jardim, num momento musical, a cargo da Academia de Música Fortaleza de Valença, anunciando a chegada da “Valença é Natal 2023”. José Manuel Carpinteira, presidente do Município de Valença, rodeado pelos demais vereadores, terá a tarefa de carregar no botão que ligará a rede de iluminação artística que dará luz e cor à “Valença Natal 2023” durante 38 dias.
A iluminação desenvolve-se no Jardim Municipal, nas avenidas e rotundas centrais e comerciais da área central da cidade, bem como nas entradas e principais ruas e praças comerciais da Fortaleza de Valença. Destaque ainda para a maior estrela guia de Portugal que ilumina o Presépio de Troncos da Rotunda da Trapicheira. Uma estrutura metálica, com 12 metros de diâmetro, toda iluminada, serve de pano de fundo ao presépio que tem sido um dos ícones das festas natalícias de Valença, nos últimos anos.

A novidade este ano vai para a árvore multimédia de Natal, com 24 metros de altura e oito metros de base, que vai marcar o Jardim Municipal. Uma estrutura metálica, toda iluminada, vai ser um dos grandes spots de Valença para perpetuar, em imagem, esta quadra. As duas principais entradas do Jardim Municipal contarão, também, com espetáculos multimédia.
Ao acender das luzes junta-se a Fortaleza de Chocolate, o Mercado de Natal, a Duendelândia, Há Neve na Praça, o Concerto de Natal da Eurocidade, a Exposição Coletiva de Presépios, o Olá 2024 – Passagem de Ano e a Cavalgata de Reis numa programação que promete alegrar pequenos e graúdos e tornar Valença um dos principais destinos deste Natal.
O Benfica está praticamente fora da Liga dos Campeões após perder esta quarta-feira por 2-0 frente à Juventus, em Turim, na sétima jornada da fase de grupos.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou, na passada segunda-feira, 19 de janeiro, a sua primeira reunião de Direção descentralizada, numa iniciativa inédita que teve lugar no concelho de Viana do Castelo e que pretende reforçar a proximidade com clubes e autarquias do distrito.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vários dias de condições meteorológicas adversas em Portugal continental devido à passagem da depressão Ingrid, que afetará o país entre esta quinta-feira, 22, e domingo, 25 de janeiro.
Viana do Castelo estará, entre os dias 21 e 25 de janeiro, na 46.ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid, com stand próprio no Pavilhão P04, n.º 4G01A. A participação reforça a estratégia do Município de promover o concelho como destino turístico de excelência.
A companhia de teatro Mochos no Telhado regressa a Paredes de Coura esta sexta-feira, 23 de janeiro, para apresentar a peça "Era uma vez uma linha de fronteira, aqueles que a atravessaram e o porquê de o terem feito", no Centro Cultural, às 21h30.
A cidade de Viana do Castelo vai acolher na próxima segunda-feira a fase final da campanha “Viaje Sem Pressa”, iniciativa que visa sensibilizar os condutores para os riscos do excesso de velocidade. A ação combina sensibilização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) com fiscalização da PSP e GNR.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.