Uma mão cheia de homens e mulheres valencianas, todos utentes das IPSS's do concelho, contaram, na primeira pessoa, o que viram, viveram e sentiram no Abril de 1974. Os testemunhos, gravados em vídeo, deram agora corpo a um documentário "Valença, Memórias do 25 de Abril".
Com estreia nos dias 29 e 30 de abril, na Biblioteca Municipal de Valença, o momento contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, assim como dos utentes das IPSS’s do concelho.
Segundo uma nota da autarquia, o documentário será divulgado “em breve” junto dos alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho com o intuito de promover “uma partilha inter geracional dos valores de Abril e das vivências destes valencianos, naquela época”.
O documentário foi uma produção do Município de Valença e integrou-se nas comemorações valencianas dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.
A Sandokan, empresa portuguesa sediada em Viana do Castelo, esteve envolvida na resposta às falhas no fornecimento elétrico registadas no concelho de Leiria, na sequência das tempestades que afetaram a região Centro no passado fim de semana.
Viana do Castelo celebrou este sábado os 28 anos do resgate do Navio-Hospital Gil Eannes, um ícone da história marítima portuguesa, com o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra Mundial Salvos por Navios das Marinhas de Guerra de Pesca e de Comércio Portuguesas”, do autor João David Marques.
As Forças Armadas continuam a apoiar as populações atingidas pela depressão Kristin, que trouxe chuvas intensas e vento forte a várias regiões de Portugal. A atuação ocorre em colaboração com autarquias, bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).