A Câmara de Valença abriu hoje um concurso público para obras de requalificação no Centro de Inovação e Logística, pelo preço base de 420 mil euros, segundo o anúncio publicado em Diário da República (DR).
Segundo o anúncio publicado, a intervenção de reparação e reconstrução de revestimentos danificados no edifício do Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV) tem um prazo de execução de 270 dias.
O CILV, situado União das Freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão, em Valença, distrito de Viana do Castelo, foi inaugurado em fevereiro de 2017 e representou um investimento superior a seis milhões de euros.
O CILV integra o ‘campus’ académico da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), um centro de divulgação de ciência, um centro de formação, um ninho de empresas, um centro de apoio às atividades empresariais e uma zona de lazer.
A construção do equipamento foi financiada por fundos comunitários do Programa Operacional Regional do Norte (ON2) em 85%, depois de aprovada na Bolsa de Mérito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.
O CILV foi um dos 12 projetados, em 2008, no âmbito do Plano Portugal Logístico.
O prazo para apresentação das propostas termina no dia 26, sendo que os concorrentes são obrigados a manter as propostas 120 dias a contar a partir daquela data.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.
Uma derrocada de grandes dimensões cortou esta terça-feira o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, deixando cerca de metade da freguesia isolada. O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro, na sequência da chuva intensa que caiu durante a noite.
O mau tempo registado na noite de segunda-feira provocou diversos constrangimentos no Alto Minho, com cortes de vias, inundações em habitações e aumento significativo dos caudais dos rios, afetando vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.