O Município de Valença deu mais um passo significativo no envolvimento ativo dos jovens na vida política e social do concelho, com a constituição da Assembleia Municipal Jovem.
Numa iniciativa, inédita e pioneira no concelho, constituiu-se a primeira Assembleia Municipal Jovem de Valença, ontem, 19 de março, no auditório dos Paços do Concelho. 31 jovens alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho e do Polo de Valença da ETAP tomaram posse e passaram assim a integrar a primeira Assembleia Municipal Jovem de Valença.
Durante os trabalhos, e após uma renhida votação, procedeu-se à eleição da mesa da assembleia, que ficou constituída por Gabriel Saraiva que assumiu a presidência e por Gustavo Caraux e Kettelyn Oliveira que ocuparam os cargos de 1º e 2º secretários, respectivamente.
A Assembleia Municipal Jovem é um órgão consultivo composto por representantes das escolas e associações juvenis do concelho, que terão a oportunidade de debater temas relevantes para o desenvolvimento de Valença.
Na sua intervenção o Presidente da Assembleia Municipal, José António Cerqueira destacou a importância deste novo órgão para a comunidade valenciana e para os jovens em particular e deixou a garantia: “Aqui, cada ideia conta, cada proposta tem valor”.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, destacou a importância desta iniciativa: “acreditamos que os jovens têm um papel fundamental no futuro do nosso concelho. Com a Assembleia Municipal Jovem, queremos dar-lhes voz e ferramentas para que possam contribuir, ativamente, para o desenvolvimento de Valença. Esta é uma aposta na educação cívica ativa e na construção de uma sociedade mais participativa e inclusiva.”
Esta iniciativa insere-se no compromisso do Município de Valença com as políticas de juventude e no reconhecimento do potencial dos jovens como agentes de mudança.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.