O comércio local de Valença vai receber cerca de 1,1 milhões de euros no “maior pacote de investimentos de sempre”, através de um projeto que pretende levar o negócio a plataformas digitais e novos mercados.
“Valença adota este novo conceito com a ambição de expandir o alcance do comércio local, além da venda presencial, pela via das plataformas digitais e ‘marketplace’, que permitirão alcançar novos mercados, desde Valença para o mundo”, descreve, em comunicado, o município valenciano.
A ação do município começa no centro histórico da Fortaleza de Valença, com um investimento de 650 mil euros, a que se juntam, numa segunda fase, cerca de 450 mil euros para abranger “toda a área geográfica do concelho”.
O programa, designado Comércio Sem Fronteiras, pretende, ainda, “criar uma identidade comercial única associada à marca Valença”, promovendo uma “rede colaborativa para projetar o concelho, de forma coletiva e estratégica”.
“Também será estabelecida uma nova dinâmica de comunicação entre a autarquia e os comerciantes valencianos para auscultar as suas necessidades e adaptar as ações do programa às exigências concretas do setor, numa demonstração de proximidade e apoio efetivo”, descreve a Câmara de Valença.
Para a autarquia, está em causa “um programa concreto, prático e objetivo” para “implementar medidas diretas e impactantes que consolidam o compromisso com um comércio mais dinâmico e moderno, de portas abertas para o futuro e para o mundo”.
“A criação de um ‘marketplace’, de redes colaborativas de valorização do comércio local e de academias e ‘workshops’ de formação e capacitação” são algumas das ações previstas.
Estão também contemplados o reforço e melhoria da rede de ‘wi-fi’, o desenvolvimento de campanhas de comunicação digital de promoção do comércio local e o apoio de aceleradoras do comércio e serviços.
A autarquia refere ainda a criação de “um regime diferenciado de incentivos municipais”.
Citado no comunicado, o presidente da câmara, José Manuel Carpinteira, diz estar em causa um “compromisso municipal com o crescimento e a modernização do setor, “vital para a economia local”.
O investimento é financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência no projeto Valença Digital.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.