Logo
Regional

Valença investe mais de um milhão de euros para colocar comércio local em novos mercados

31 Outubro, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O comércio local de Valença vai receber cerca de 1,1 milhões de euros no “maior pacote de investimentos de sempre”, através de um projeto que pretende levar o negócio a plataformas digitais e novos mercados.

“Valença adota este novo conceito com a ambição de expandir o alcance do comércio local, além da venda presencial, pela via das plataformas digitais e ‘marketplace’, que permitirão alcançar novos mercados, desde Valença para o mundo”, descreve, em comunicado, o município valenciano.

A ação do município começa no centro histórico da Fortaleza de Valença, com um investimento de 650 mil euros, a que se juntam, numa segunda fase, cerca de 450 mil euros para abranger “toda a área geográfica do concelho”.

O programa, designado Comércio Sem Fronteiras, pretende, ainda, “criar uma identidade comercial única associada à marca Valença”, promovendo uma “rede colaborativa para projetar o concelho, de forma coletiva e estratégica”.

“Também será estabelecida uma nova dinâmica de comunicação entre a autarquia e os comerciantes valencianos para auscultar as suas necessidades e adaptar as ações do programa às exigências concretas do setor, numa demonstração de proximidade e apoio efetivo”, descreve a Câmara de Valença.

Para a autarquia, está em causa “um programa concreto, prático e objetivo” para “implementar medidas diretas e impactantes que consolidam o compromisso com um comércio mais dinâmico e moderno, de portas abertas para o futuro e para o mundo”.

“A criação de um ‘marketplace’, de redes colaborativas de valorização do comércio local e de academias e ‘workshops’ de formação e capacitação” são algumas das ações previstas.

Estão também contemplados o reforço e melhoria da rede de ‘wi-fi’, o desenvolvimento de campanhas de comunicação digital de promoção do comércio local e o apoio de aceleradoras do comércio e serviços.

A autarquia refere ainda a criação de “um regime diferenciado de incentivos municipais”.

Citado no comunicado, o presidente da câmara, José Manuel Carpinteira, diz estar em causa um “compromisso municipal com o crescimento e a modernização do setor, “vital para a economia local”.

O investimento é financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência no projeto Valença Digital.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.