O comércio local de Valença vai receber cerca de 1,1 milhões de euros no “maior pacote de investimentos de sempre”, através de um projeto que pretende levar o negócio a plataformas digitais e novos mercados.
“Valença adota este novo conceito com a ambição de expandir o alcance do comércio local, além da venda presencial, pela via das plataformas digitais e ‘marketplace’, que permitirão alcançar novos mercados, desde Valença para o mundo”, descreve, em comunicado, o município valenciano.
A ação do município começa no centro histórico da Fortaleza de Valença, com um investimento de 650 mil euros, a que se juntam, numa segunda fase, cerca de 450 mil euros para abranger “toda a área geográfica do concelho”.
O programa, designado Comércio Sem Fronteiras, pretende, ainda, “criar uma identidade comercial única associada à marca Valença”, promovendo uma “rede colaborativa para projetar o concelho, de forma coletiva e estratégica”.
“Também será estabelecida uma nova dinâmica de comunicação entre a autarquia e os comerciantes valencianos para auscultar as suas necessidades e adaptar as ações do programa às exigências concretas do setor, numa demonstração de proximidade e apoio efetivo”, descreve a Câmara de Valença.
Para a autarquia, está em causa “um programa concreto, prático e objetivo” para “implementar medidas diretas e impactantes que consolidam o compromisso com um comércio mais dinâmico e moderno, de portas abertas para o futuro e para o mundo”.
“A criação de um ‘marketplace’, de redes colaborativas de valorização do comércio local e de academias e ‘workshops’ de formação e capacitação” são algumas das ações previstas.
Estão também contemplados o reforço e melhoria da rede de ‘wi-fi’, o desenvolvimento de campanhas de comunicação digital de promoção do comércio local e o apoio de aceleradoras do comércio e serviços.
A autarquia refere ainda a criação de “um regime diferenciado de incentivos municipais”.
Citado no comunicado, o presidente da câmara, José Manuel Carpinteira, diz estar em causa um “compromisso municipal com o crescimento e a modernização do setor, “vital para a economia local”.
O investimento é financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência no projeto Valença Digital.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.