A Câmara de Valença vai investir quatro milhões de euros no ano letivo 2024/2025, em “apoios e valências reforçadas” aos 1.820 alunos do concelho, número que representa “um aumento de 9% face ao ano letivo anterior.
“A educação é um pilar fundamental do desenvolvimento social, assumindo-se como uma prioridade deste executivo. Nesse sentido, o município investe quatro milhões de euros neste setor com o objetivo de criar as melhores condições de aprendizagem a todos os alunos e de maior conforto às suas famílias”, afirma o presidente da câmara, citado num comunicado enviado às redações.
Segundo o socialista José Manuel Carpinteira, “o município também tem investido na requalificação do parque escolar, tendo consciência que ainda há muito a fazer nesta matéria”.
A autarquia adianta que “suportará os custos dos transportes escolares a todos os alunos desde os jardins-de-infância até ao 12.º ano, desde que residam a mais de 1,5 quilómetros do estabelecimento de ensino”.
“As cantinas vão continuar com gestão direta da câmara municipal e acompanhadas por uma nutricionista. Nesta área, o município aposta no reforço da qualidade e da quantidade das refeições, e na redução dos desperdícios alimentares”, sustenta o município.
A autarquia “comparticipa os livros de fichas escolares, até ao 7.º ano inclusive, e reforçará os apoios de material escolar aos alunos integrados nos escalões A, B e C, até ao 12.º ano”.
No ano letivo 2024/25, a autarquia “continuará a garantir as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), nomeadamente atividades lúdicas e expressivas, domínios de tecnologia de informação e comunicação e, atividade física e desportiva, para os alunos do primeiro ciclo do ensino básico, entre as 16h30 e as 17h30.
O “prolongamento de horário, nos jardins-de-infância, decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das animadoras socioculturais e assistentes operacionais e contará com atividades de animação e apoio à família, bem como atividade física de judo”.
O “alargamento de horário no pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico continuará a apoiar as famílias, permitindo a entrada dos alunos às 07h30 e, a possibilidade de permanecerem no estabelecimento de ensino até às 18h30.
Do total dos 1.820 alunos, 15 turmas do pré-escolar correspondem a 342 crianças. No primeiro ciclo de ensino básico são 27 turmas, com 549 alunos. No segundo ciclo há 311 alunos matriculados e, 391 no terceiro ciclo. O ensino secundário tem 227 alunos, distribuídos pelo ensino regular e profissional.
Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.
A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.
O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.