A Câmara Municipal de Valença está a requalificar e a dinamizar a marginal do rio Minho, em São Pedro da Torre, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia. O investimento é de 200 mil euros.
As obras decorrem na rampa de acesso ao rio para embarcações de São Pedro da Torre e na marginal ribeirinha a sul da pesqueira de São Pedro.
No que toca à primeira intervenção, da qualificação da rampa de acesso, esta pretende criar condições técnicas para assegurar a carga e a descarga de embarcações, em segurança. “Esta era uma obra muito desejada, dada a sua necessidade para o apoio aos pescadores do porto de pesca de São Pedro da Torre, bem como às embarcações de lazer que encontram aqui um excelente ponto de acesso ao rio Minho”, realçou o Município de Valença, numa nota de imprensa.

A segunda intervenção, a sul da pesqueira de São Pedro da Torre até à Ribeira das Ínsuas, vai proporcionar um novo parque de merendas e uma área de lazer e fruição do rio e da Ecopista. “Mesas, churrasqueiras, bancos, apoio de bicicletas, papeleiras, uma praceta e até um baloiço e um slide são alguns dos elementos de mobiliário urbano que vão capacitar este novo espaço e criar um novo ponto de atratividade”, lê-se.

Segundo a autarquia, está ainda para “breve” a concretização das obras de requalificação da ecopista, nos locais danificados pelas intempéries no inverno passado.
A obra é da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença e é financiada pelo programa Norte 2020.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.