A Câmara Municipal de Valença está a requalificar e a dinamizar a marginal do rio Minho, em São Pedro da Torre, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia. O investimento é de 200 mil euros.
As obras decorrem na rampa de acesso ao rio para embarcações de São Pedro da Torre e na marginal ribeirinha a sul da pesqueira de São Pedro.
No que toca à primeira intervenção, da qualificação da rampa de acesso, esta pretende criar condições técnicas para assegurar a carga e a descarga de embarcações, em segurança. “Esta era uma obra muito desejada, dada a sua necessidade para o apoio aos pescadores do porto de pesca de São Pedro da Torre, bem como às embarcações de lazer que encontram aqui um excelente ponto de acesso ao rio Minho”, realçou o Município de Valença, numa nota de imprensa.

A segunda intervenção, a sul da pesqueira de São Pedro da Torre até à Ribeira das Ínsuas, vai proporcionar um novo parque de merendas e uma área de lazer e fruição do rio e da Ecopista. “Mesas, churrasqueiras, bancos, apoio de bicicletas, papeleiras, uma praceta e até um baloiço e um slide são alguns dos elementos de mobiliário urbano que vão capacitar este novo espaço e criar um novo ponto de atratividade”, lê-se.

Segundo a autarquia, está ainda para “breve” a concretização das obras de requalificação da ecopista, nos locais danificados pelas intempéries no inverno passado.
A obra é da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença e é financiada pelo programa Norte 2020.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.