Fevereiro é conhecido como o mês do Amor e para assinalar essa paixão, Valença, volta a promover a iniciativa 'Valença "Onde o Amor Acontece"', desafiando os casais de namorados a mostrarem o seu amor, com criatividade e originalidade, em Valença.
O desafio consiste em captar o amor, em registo fotográfico, em lugares emblemáticos de Valença, quer sejam monumentais, paisagísticos ou naturais. Apenas serão admitidas fotografias que tenham sido tiradas em locais do concelho de Valença.
Os participantes deverão enviar as fotografias, via e-mail, para o endereço valenca@aevc.pt entre os dias 27 de janeiro de 2025 e 9 de fevereiro de 2025.
No e-mail deve constar o nome dos participantes, um contacto telefónico e a fotografia com que pretendem concorrer.
As fotografias a concurso serão publicadas, em álbum, no facebook do Município de Valença.
As três fotos com maior número de reações, no facebook do Município de Valença, serão as vencedoras. O período de votação, nas fotografias, decorrerá entre as 00h00 de 10 de fevereiro e as 00h00 de 13 de fevereiro. Os vencedores premiados serão anunciados em 14 de fevereiro.
O casal que tiver a foto com mais reações GOSTO e ADORO será contemplado com uma estadia de duas noites, em regime de alojamento e pequeno–almoço, na Quinta do Caminho, mais dois jantares e um almoço, para duas pessoas, numa unidade de restauração do nosso concelho.
O segundo prémio constará de uma noite, para duas pessoas, em regime de alojamento e pequeno-almoço, na Pousada São Teotónio, mais um jantar para duas pessoas, numa unidade de restauração do nosso concelho.
O terceiro prémio constará de um jantar, para duas pessoas, numa unidade de restauração do nosso concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.